A EducaTV Campinas estreia nesta sexta-feira, 14 de novembro, o videocastOrgulhe-se!”, uma produção inédita que convida o público a mergulhar no universo da diversidade. O programa propõe um diálogo aberto e informativo sobre as múltiplas identidades que compõem a sigla LGBTQIAPN+, suas histórias e desafios. A iniciativa visa conectar-se com a população em geral para promover o combate ao preconceito e ao desconhecimento.

Com classificação indicativa de 16 anos, “Orgulhe-se!” vai ao ar todas às sextas-feiras, às 23h, na EducaTV, canal 12.2 da televisão aberta e fica disponível a partir da meia-noite no YouTube

A ideia do videocast surgiu de uma solicitação da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social, por meio da Coordenadoria de Políticas Públicas para a Diversidade e do Centro de Referência LGBTI+ do município. 

O programa “Orgulhe-se!” é um espaço onde as pessoas contam suas histórias de vida, mostram como superaram situações de vulnerabilidade e reafirmam seu papel como cidadãos de direitos, com trajetórias de luta e conquista.

O objetivo é mostrar, sob uma perspectiva de superação, que apesar das dificuldades e violências enfrentadas, essas pessoas buscam ser quem são, amar livremente e construir suas vidas e famílias.

“É um conteúdo importante não só para o público em geral, mas também para os profissionais da educação. O programa ajuda a repensar práticas e a construir um olhar de respeito e acolhimento dentro das escolas”, destaca a orientadora pedagógica, Francis Roberta de Jesus, que atua na produção dos episódios. 

Além das entrevistas, o videocast traz o quadro “Responde, Bárbara!”. Nesse quadro, a psicóloga e sexóloga Bárbara Menêses, do Centro de Referência Municipal LGBTI+ que também tem atuação profissional no âmbito nacional e internacional na área de diversidade e educação, responde às dúvidas do público e ajuda a descomplicar conceitos e situações do cotidiano relacionados à sexualidade e à identidade de gênero. 

Cada episódio do videocast, apresentado pela jornalista Lilian de Souza,  é dedicado a uma das letras da sigla LGBTQIAPN+, explorando seus significados, as vivências de seus representantes e os desafios enfrentados por cada grupo. A primeira temporada conta com 22 episódios, dos quais 13 já foram gravados, incluindo temas como infâncias trans, mães pela diversidade e assexualidade.