A Secretaria do Clima, Meio Ambiente e Sustentabilidade (Seclimas) marcou presença, na quarta-feira, 12 de novembro, no evento “Justiça Climática e Desenvolvimento: Diálogos em Torno da COP30”, que reuniu especialistas para discutir caminhos que conciliem crescimento econômico, proteção ambiental e equidade social.
A pasta foi representada pela assessora técnica Andréa Struchel, servidora da Seclimas e diretora jurídica da Associação Nacional de Municípios e Meio Ambiente (Anamma). Andréa integrou o painel “Educação Ambiental, Governança Multinível e Justiça Climática: Caminhos para a Adaptação Sustentável na Amazônia”.
Promovido pelo Programa de Pós-graduação em Ciências da Sociedade da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), o encontro reuniu juristas, pesquisadores e convidados para debater um dos temas mais urgentes da agenda climática: os desafios para compatibilizar desenvolvimento e justiça climática no contexto amazônico e nacional.
Segundo Andrea Struchel, os eventos preparatórios da COP30 “representam um momento crucial para unir vozes, conhecimento e ações” em prol de soluções sustentáveis e inclusivas.
O painel foi moderado por Karla Harada, coordenadora de educação climática da Comissão Especial do Clima da OAB/SP, e contou com a participação da presidente da Comissão Especial do Clima da OAB/SP, Maria Ludetana, da professora da Universidade Federal do Pará, Conselho Yoshida, da desembargadora do TRF da 4ª Região Andre Geraldes e de docentes da PUC/SP.
Para o secretário do Clima, Meio Ambiente e Sustentabilidade, Braz Adegas Júnior, a participação da Seclimas em espaços de diálogo com universidades e especialistas “fortalece a troca de experiências e ajuda a construir um futuro mais sustentável para todas as cidades”.







