Campinas marcou presença nesta quinta-feira, 13 de novembro, no evento paralelo “AGU na COP30: Desafios na Implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, realizado em Belém (PA), durante a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30). A cidade foi representada pela assessora técnica da Secretaria do Clima, Meio Ambiente e Sustentabilidade (Seclimas) e diretora jurídica da Anamma, Andréa Struchel, que contribuiu com o debate sobre os desafios da agenda climática nos municípios.

Organizado pela Advocacia-Geral da União (AGU), o encontro reuniu especialistas para discutir dois eixos centrais: igualdade e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

No Eixo Igualdade, foram destacados os desafios relacionados à pauta climática e de sustentabilidade no âmbito municipal, especialmente os impactos mais severos dos eventos climáticos sobre as periferias e o papel das mulheres nas atividades da AGU. Esses temas orientaram a mesa-redonda “AGU na COP30: Eixo Igualdade”.

Andréa Struchel enfatizou as dificuldades enfrentadas pelos municípios para avançar na agenda climática. “Pouquíssimos municípios fizeram sua agenda climática. Existe o desafio do financiamento, do endividamento”, afirmou. Andréa destacou, ainda, que “as cidades são a base da ação climática”.