De janeiro a outubro deste ano, 35.964 famílias de Campinas atualizaram os seus registros no Cadastro Único, que precisa ser renovado a cada dois anos. Atualmente, segundo dados do governo federal, o município conta com 138.956 famílias cadastradas, 5.605 a mais que o número registrado em janeiro, quando eram 133.351, um aumento de 4,2%. 

 

Entre os dias 11 e 13 de novembro, a Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social está na região do Vida Nova à procura de 337 famílias que estão a poucas semanas de perder a oportunidade de atualizar o Cadastro Único a tempo. Com os nomes e endereços das famílias com pendências, os trabalhadores da prefeitura estão indo de porta em porta tentando antecipar o registro. Caso essas famílias percam, terão que recomeçar do zero o processo de registro no sistema. 

 

“O Cadastro Único precisa ser renovado a cada dois anos. Ao atualizar agora, eles evitam demoras, previnem interrupções de atendimento e mantêm o acesso às políticas públicas que dependem dessas informações”, destacou Vandecleya Moro secretária de Desenvolvimento e Assistência Social.

 

Famílias não encontradas ou com documentação incompleta serão orientadas a procurar o CRAS Adriana Schwarz (Rua Odete Terezinha Santucci Octaviano, s/nº – Conj. Hab. Vida Nova) para concluir o processo.

 

Painel do CadÚnico no Brasil, out/2025

 

Famílias cadastradas: 41.523.353
Total atualizado: 34.317.182 (83%)
Com necessidade de atualização: 7.206.171 (17%)

 

Benefícios e programas vinculados ao CadÚnico

Municipais

Renda Campinas
Cartão Nutrir, segurança alimentar
Bem Campinas
 

Federais e estaduais

Bolsa Família, federal

BPC (Benefício de Prestação Continuada)

Minha Casa, Minha Vida

Tarifa Social de Energia Elétrica

Carteira do Idoso 

Isenção de taxa de concursos públicos

Benefícios do INSS

ID Jovem

Viva Leite

Ação Jovem

Renda Cidadã

Vale Gás

Auxílio Gás

Bolsa Trabalho

Bolsa do Povo Educação

 

Por que manter o CadÚnico atualizado

  • Evita bloqueios e cancelamentos de benefícios.

  • Garante prioridade no acesso a programas sociais.

  • Permite o direcionamento correto de políticas públicas no território.

 

A ação concentra esforços para que famílias em vulnerabilidade mantenham direitos e ampliem o acesso a políticas de assistência, renda, moradia, segurança alimentar, trabalho e juventude.