Home Noticias Fundação José Pedro de Oliveira amplia sistema de monitoramento da Mata de...

Fundação José Pedro de Oliveira amplia sistema de monitoramento da Mata de Santa Genebra

0

A Fundação José Pedro de Oliveira (FJPO) ampliou o sistema de monitoramento da Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE) Mata de Santa Genebra, em Campinas, com a instalação de quatro novas câmeras na face sul da unidade de conservação, na região do riacho da Sanã. Com a expansão, o sistema passa a contar com 25 câmeras ativas, sendo 8 do tipo speed dome e 17 fixas, reforçando a vigilância e a proteção da área.

Conforme o presidente FJPO, Rogério Menezes, a região do riacho da Sanã é considerada estratégica para a conservação da Mata por abrigar importantes recursos hídricos e a diversidade de fauna. “Já foram registradas mais de 20 espécies de animais silvestres, entre elas a lontra (Lontra longicaudis), o cachorro-do-mato (Cerdocyon thous), a onça-parda (Puma concolor), o ratão-do-banhado (Myocastor coypus) e a capivara (Hydrochoerus hydrochaeris)”, afirma.

Lais Santos Assis, bióloga da unidade, ressalta que, nos últimos anos, o local tem registrado ocorrências de pesca irregular e incêndios criminosos. “A instalação das novas câmeras tem como objetivo reforçar a vigilância, coibir práticas ilegais e aprimorar as ações de proteção e conservação da Mata de Santa Genebra, uma das principais áreas verdes protegidas da Região Metropolitana de Campinas”, diz.

A iniciativa integra as ações contínuas da Fundação José Pedro de Oliveira voltadas à gestão, preservação e monitoramento ambiental da unidade de conservação. Segundo a Menezes, o uso de tecnologias de vigilância contribui para aumentar a eficiência na proteção da biodiversidade e garantir maior segurança às áreas protegidas.

Sobre a ARIE Mata de Santa Genebra

A Mata de Santa Genebra ocupa uma área de 251,77 hectares, o equivalente a 300 campos de futebol, é o maior fragmento florestal da Região Metropolitana de Campinas, e abriga uma grande diversidade de animais.

A Mata de Santa Genebra é uma Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE). Sua gestão é compartilhada entre a Fundação José Pedro de Oliveira e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICM-Bio).

Somente do grupo de vertebrados são 365 espécies, sendo 38 de répteis, 20 de anfíbios, 247 de aves, 56 de mamíferos e 4 de peixes. Quanto aos invertebrados (insetos, moluscos, aracnídeos, etc.) não há um valor definido, o grupo de invertebrados mais conhecido de Mata é o das borboletas, com 700 espécies identificadas.

Para saber mais sobre a Reserva: https://www.fjposantagenebra.sp.gov.br/.

Exit mobile version