Neste dia 13 de novembro, quinta-feira, todas as escolas de ensino fundamental do estado de São Paulo estarão mobilizadas para o “Dia A da Alfabetização”. Mais do que marcar uma data, a proposta é de que todas as redes paulistas reafirmem o compromisso com a garantia de que todos os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental saibam ler e escrever.
“Uma criança alfabetizada ao término do 2º ano está com o seu pilar educacional consolidado. Quanto mais cedo ela tiver domínio da leitura e da escrita, maiores e melhores serão os acessos desta criança ao conhecimento, o que faz a diferença, de forma positiva, para os anos escolares seguintes, prevenindo dificuldades de aprendizagem futuras”, explicou a Secretária Municipal de Educação, Patrícia Adolf Lutz.
Em Campinas, o Dia A nas escolas municipais será marcado por atividades junto com a comunidade escolar, especialmente para os alunos do 2º ano, com o tema “Alfabetização na Idade Certa”.
O “Dia A da Alfabetização” antecede a prova Saresp 2025, que, para os anos iniciais do ensino fundamental está marcada para terça-feira, 18 de novembro. A iniciativa é uma proposta do governo do Estado por meio do Programa Alfabetiza Juntos SP e do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA).







