O Centro de Referência de Diagnóstico em Oncologia (CDO) de Campinas atendeu na primeira semana de funcionamento 95 pacientes nas especialidades de proctologia (condições relacionadas ao intestino grosso, reto e ânus) e gastroclínica (doenças do aparelho digestivo). A unidade funciona no espaço do antigo Hospital de Amor e a Prefeitura retomou a posse do terreno com a estrutura do prédio no fim de setembro.
Os atendimentos no CDO começaram na tarde de segunda-feira, 3, e o levantamento considera dados até sexta, 7. Os pacientes do SUS Municipal são atendidos mediante encaminhamento pelas unidades básicas e outros serviços de saúde da cidade.
O CDO é um novo serviço da média complexidade e faz prioritariamente atendimentos para rastreio e detecção precoce em oncologia. Neste momento, a capacidade é de até 129 consultas presenciais nas duas especialidades, mas o centro de referência também conta com teleconsultoria – modalidade da Saúde Digital que garante assistência mais qualificada aos pacientes a partir da troca de informações entre profissionais de saúde.
Como são os atendimentos?
Os pacientes do SUS Municipal serão atendidos no CDO mediante encaminhamento pelas equipes das unidades básicas e outros serviços de saúde da cidade. A oferta média é de 95 vagas semanais para atendimentos em gastroclínica e de 34 para coloproctologia.
As duas especialidades eram atendidas anteriormente na Policlínica 3. Com isso, os primeiros usuários contemplados já estavam com consultas agendadas e foram comunicados sobre o novo local para atendimento.
A equipe inicial do CDO reúne servidores da Secretaria de Saúde, incluindo médicos especialistas, enfermeiro, técnicos de enfermagem, agente administrativo, além de funcionários nas áreas de limpeza, recepção e segurança.
O funcionamento do centro de referência ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h.



