Educação Ambiental: Feira Raízes celebra produtores locais e alimentos com história em Joaquim Egídio

O Centro de Educação Ambiental (CEA) Vila Educa, em Joaquim Egídio, realiza neste domingo, 9 de novembro, das 10h às 14h, a primeira edição da Feira Raízes – Alimentos que Contam Histórias.

Com o tema “Quanto mais dedicamos nossos pensamentos, mãos e coração para a terra, mais ela floresce”, o evento vai reunir dez produtores da região de Joaquim Egídio e de cidades próximas, que compartilharão com o público as histórias e os sabores por trás dos seus produtos.

A feira contará com barracas de hortaliças, queijos, cafés, geleias, doces e outras delícias artesanais, em um ambiente de celebração da agricultura local e da conexão com a terra. O espaço, montado em frente ao restaurante do Vila Paraíso, também terá música “da boa” e o tradicional estande da Padoca, com pães e focaccias artesanais.

Entre os produtos que estarão à venda estão café agroecológico, chocolate bean to bar, cogumelos frescos, pães e focaccias artesanais, verduras da agrofloresta, queijo de cabra e queijo de búfala.

Segundo o educador ambiental Ricardo Barreira, a Feira Raízes nasceu de experiências vividas na agrofloresta do CEA Vila Educa, que já promove há alguns anos o projeto “Manhã na Horta”, encontros em que famílias visitam o espaço, colhem produtos da terra e aprendem sobre a biodiversidade brasileira.

“A feira surgiu como uma extensão do que temos vivenciado na agrofloresta, especialmente com as famílias e crianças que participam do Manhã na Horta. A partir dessas trocas, começamos a visitar produtores e produtoras da região, percebendo a riqueza e a diversidade de saberes locais. A Feira Raízes é uma forma de juntar tudo isso e apresentar ao público essa rede de pessoas que pensam e fazem a comida de forma artesanal e sustentável”, explicam os organizadores.

O evento é aberto ao público, com estacionamento gratuito e clima de convivência e aprendizado sobre os caminhos da alimentação saudável e agroecológica.

CEA Vila Educa

A parceria com a Prefeitura que instituiu o Centro de Educação Ambiental (CEA) Vila Educa foi firmada em dezembro de 2023. Instalado em um fragmento de Mata Atlântica dentro do Sítio Paraíso, o espaço conta com grande biodiversidade, lagos, nascentes, mina de água natural, percurso pela trilha em meio à mata e uma equipe pedagógica que desenvolve dinâmicas com grupos de todas as idades.

Centros de Educação Ambiental

Além do CEA Vila Educa, Campinas tem outros seis Centros de Educação Ambiental. Cada unidade conta com equipe, estrutura e proposta pedagógica própria, onde desenvolve diversas atividades de acordo com a sua vocação, levando Educação Ambiental a todos os cantos da cidade.