A Câmara Temática Inclusão na Diversidade de Campinas promove na segunda-feira, 17 de novembro, a capacitação “Acessibilidade Cultural e Elaboração de Eventos Acessíveis”. A atividade é direcionada a servidores públicos municipais e de universidades. O evento ocorre das 9h às 12h, nas instalações do Ceprocamp (Centro de Educação Profissional de Campinas), localizado na área da Estação Cultura.

 

O objetivo da formação é fomentar a adoção de práticas de cultura do acesso nos equipamentos públicos da cidade. A iniciativa integra a programação da 4ª edição do Congresso de Acessibilidade e Diversidade Cultural. O projeto foi aprovado pelo edital 010/2024 da Lei Aldir Blanc (PNAB-Campinas) e contará com interpretação em Libras.

 

A oficina presencial foi desenhada para ampliar o conhecimento técnico dos participantes, que receberão certificado. “Os conteúdos foram organizados para contemplar necessidades específicas sobre acessibilidade cultural, preparando os profissionais para implementar políticas públicas de acessibilidade, em suas respectivas secretarias”, explica Maira Massei, uma das organizadoras.

 

A aula será conduzida pela facilitadora Cris Mendes, com um total de 60 vagas. “Planejamos uma atividade dinâmica, com reserva de 30% das vagas [18] para a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, mas a ação é aberta a todas as secretarias e universidades públicas”, destaca.

 

A capacitação é uma atividade pré-congresso. O evento principal, o IV Congresso de Acessibilidade e Diversidade Cultural, está marcado para os dias 28 a 30 de novembro de 2025. O congresso será realizado de forma híbrida, com participação gratuita.

 

SERVIÇO

 

Capacitação “Acessibilidade Cultural e Elaboração de Eventos Acessíveis”

 

Data: 17 de novembro

 

Horário: das 9h às 12h

 

Local: Ceprocamp (Complexo da Estação Cultura, Centro, Campinas)

 

Endereço: Avenida 20 de novembro, 145, Centro