Campinas intensifica limpeza das vias após chuva forte de segunda-feira
As equipes da Secretaria de Serviços Públicos da Prefeitura de Campinas seguem, nesta terça-feira, 23 de setembro, com os trabalhos de recolhimento de galhos e troncos e de limpeza de bocas de lobo, após as fortes chuvas registradas na cidade na segunda-feira, 22.
De acordo com a Defesa Civil de Campinas, até as 22h30 da segunda-feira foram registradas 97 ocorrências, sendo:
- 62 quedas de árvores,
- 7 quedas de galhos,
- além de quedas de postes e muros, alagamentos em imóveis e destelhamentos.
O acumulado de chuva chegou a 66 milímetros em poucas horas, causando transtornos em diversas regiões da cidade.
Equipes trabalham em regime intensivo
O secretário de Serviços Públicos, Ernesto Paulella, explicou que 12 equipes, com cerca de 10 pessoas cada, estão mobilizadas desde a manhã de segunda-feira para a limpeza das vias e recolhimento do material. “Estamos com maquinário nas ruas para recolher e picar galhos e troncos de árvores que caíram com a chuva. Esse trabalho deve seguir por três a quatro dias”, afirmou Paulella.
Prevenção em Campinas
A secretaria também reforça a importância da limpeza das bocas de lobo e da retirada rápida de galhos e troncos para evitar novos alagamentos e garantir a segurança da população.
Mais 120 funcionários estão fazendo a varrição e a limpeza de bueiros, serviço que deve seguir por mais dois dias, especialmente nas grandes avenidas e locais mais baixos da cidade, pontos em que folhas, terra e outros tipos de resíduos se acumulam, levados pelas chuvas, como nas avenidas Orosimbo Maia, José de Souza Campos (Norte-Sul), Princesa do Oeste, próximo ao antigo kartódromo, entre outras. “Deve ser recolhido, por dia, na limpeza de bueiros, cerca de 20 toneladas de resíduos”, estimou o secretário.
Ele afirmou que quando há ocorrências de chuva, a prioridade é liberar as vias para o trânsito e o acesso aos imóveis. A Defesa Civil continua em vistoria em edificações que possam estar em risco.