frio-cps

A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu um Boletim Meteorológico Especial alertando para a chegada de uma massa de ar polar que vai derrubar as temperaturas em Campinas e região entre os dias 29 de julho (terça-feira) e 1º de agosto (sexta-feira). O alerta também se estende à região de Sorocaba.


De acordo com a previsão, as menores temperaturas devem ser registradas no fim da madrugada e no início da manhã, com mínimas próximas dos 7°C. A recomendação é de atenção redobrada para grupos mais vulneráveis ao frio, como idosos, crianças e pessoas em situação de rua. Nesta segunda-feira, 28 de julho, a temperatura mínima registrada em Campinas foi de 13,7°C às 8h10, segundo os dados do Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri) da Unicamp.
 

Previsão de rajadas de vento


Além do frio, a segunda-feira (28 de julho) também começou com alerta para ventos fortes. A previsão indica que as rajadas podem atingir entre 70 km/h e 75 km/h na região de Campinas. Até o começo da tarde desta segunda-feira, o vento mais forte registrado ocorreu às 8h40 com a velocidade de 37,2 km/h. O dado é do Cepagri. Houve o registro de uma queda de árvore na avenida Brasil, na região do Guanabara, às 10h30.
 

“É importante que a população siga as recomendações da Defesa Civil, protegendo-se do frio e evitando ficar em locais com temperatura baixa. Vale lembrar ainda que não se pode improvisar para manter ambientes aquecidos, porque isso pode causar acidentes”, destacou o coordenador regional e diretor da Defesa Civil de Campinas, Sidnei Furtado.


Veja as orientações da Defesa Civil de Campinas para o frio:

  • Proteja-se com roupas adequadas. Não permaneça por longos períodos em locais de baixa temperatura.
  • Atenção redobrada com crianças e idosos. Por serem mais vulneráveis, eles devem estar sempre bem agasalhados.
  • Cuide dos seus pets. Abrigue os animais domésticos em áreas seguras e protegidas do frio, especialmente à noite.
  • Prefira ambientes arejados. Evite locais fechados e com muitas pessoas para reduzir o contágio de doenças respiratórias.
  • Lave as mãos com frequência. A higienização é fundamental para prevenir infecções.
  • Hidrate-se constantemente. Beba bastante água para evitar o ressecamento da pele e dos lábios, e use soro fisiológico nos olhos e narinas.
  • Cuidado com banhos quentes e demorados, pois eles retiram a proteção natural da pele, causando ressecamento.
  • Ao usar aquecedores, umidifique o ar. Utilize toalhas molhadas, bacias com água ou umidificadores para manter o ambiente saudável.
  • Garanta a circulação de ar. Deixe uma janela entreaberta ou uma porta aberta para renovar o ar e diminuir a concentração de vírus.
  • Jamais improvise aquecedores. Não utilize churrasqueiras ou latas com fogo em locais fechados pelo alto risco de incêndio e intoxicação.
  • Mantenha as crianças longe de fontes de calor, como fogões, para prevenir queimaduras e acidentes graves.
     

Operação Inverno: acolhimento e proteção para pessoas em situação de rua


A Prefeitura mantém ativa a Operação Inverno 2025, com ações voltadas ao acolhimento da população em situação de rua, fornecendo abrigo, cobertores, alimentação e atendimento social.


Se você encontrar pessoas em situação de rua ou vulnerabilidade expostas ao frio intenso, é possível solicitar atendimento do SOS Rua.


Como acionar o SOS Rua?

    •    Telefone: (19) 3253-4512 (das 8h às 18h)
    •    WhatsApp: (19) 99984-6496 (das 18h às 21h)
    •    Após 21h, os atendimentos são suspensos por limitações logísticas.
    •    Em casos de emergência, acione o Corpo de Bombeiros pelo 193.

O site da Defesa Civil de Campinas, divulga os alertas de temperatura e baixa umidade do ar. Confira no: https://campinas.sp.gov.br/sites/campinasresiliente