Connect with us

Eventos

1ª Semana do Bebê de Campinas encerra sábado com evento gratuito para a comunidade

Família Burg

A 1ª Semana do Bebê de Campinas, que iniciou dia 16 de outubro com o objetivo de levar conscientização e orientações sobre a importância dos primeiros anos de vida do bebê, encerra neste sábado, dia 21, com um evento gratuito em dois locais da cidade: Centro Promocional Tia Ileide (CPTI) e CEU Vila Esperança. As famílias serão recebidas com café da manhã a partir das 9h e até meio-dia poderão visitar estandes para receber orientações sobre amamentação, benefícios socioassistenciais aos quais mães/famílias e bebês têm direito e vacinação. O evento conta também com tenda literária, contação de histórias, área de brinquedos infláveis e espetáculo envolvendo tema da primeira infância.

Estreando pela primeira vez em Campinas, a 1ª Semana do Bebê é considerada uma importante estratégia de mobilização social referentes ao cuidado, promoção, prevenção e assistência à criança. Trata-se de uma uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), já realizada em diferentes cidades do Brasil e do mundo.

Em Campinas, a 1ª Semana do Bebê é realizada pela Primeira Infância Campineira (PIC), com o investimento social, mobilização e articulação da Fundação FEAC e execução da Cais das Artes Produções Culturais, em parceria com Caju Cultura. Ao longo da semana o grupo de trabalho percorreu centros de saúde, Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centros Educacionais Integrados (CEIs)  do município realizando a dinâmica “Jogo da Vida do Bebê”, um jogo de tabuleiro em tamanho grande que trata de maneira lúdica  temas da primeira infância.

Advertisement

Também foi realizado o seminário “Olhando para os bebês com lentes intersetoriais: saúde, assistência e educação”, para os profissionais dessas áreas visando abordar aspectos que contribuem para o pleno desenvolvimento dos bebês. Participaram do seminário o médico pediatra e de Saúde Pública da Prefeitura de Campinas e da UNICAMP Paulo Vicente Bonilha Almeida,  a assistente Social, mestre e doutora em Serviço Social e pesquisadora colaboradora no Núcleo de Estudos em Políticas Públicas da Unicamp Jane Valente e a professora da Faculdade de Enfermagem da UNICAMP Samara Macedo Cordeiro.  A mediação do seminário ficou  com o coordenador executivo do PIC Thiago Ferrari.

De acordo com Ana Paula de Oliveira Souza, coordenadora do Centro de Saúde São Marcos, a 1ª Semana do Bebê de Campinas foi preparada por um grupo de trabalho multidisciplinar com vivência próxima na região intersetorial Norte da cidade, justamente para trazer uma programação que atenda às necessidades e à realidade da região com um olhar para a primeira infância.

Grupo de Trabalho da 1ª Semana do Bebê de Campinas

Advertisement

O Grupo de Trabalho envolvido na realização da 1ª Semana do Bebê de Campinas conta com representantes de diferentes instituições da cidade. Da área da saúde participam o Centro de Saúde do Jardim São Marcos e Centro de Saúde Vila Rosália, residentes de Enfermagem, Fonoaudiologia e Educação Física da Unicamp. Da área de Assistência Social estão envolvidos o Centro Promocional Tia Ileide (CPTI) – Unidade Padre Anchieta, CRAS Vila Régio, CRAS Vila Esperança e Coordenação dos CRAS da Região Norte. E também há participantes da área da Educação, incluindo SPES/Serviço Social da Paróquia São Paulo Apóstolo, CEI Maria Aparecida Cassiolatto, CEI Esperança do Amanhã, CEI José Aristodemo Pinotti, CEI Brasília Byngton Egídio Martins, C.P. CEI Fernando Alpheo Miguel e CEI Profa Renata Ferramola.

Encerramento 1ª Semana do Bebê de Campinas

Dia 21 de outubro

Advertisement

Horário: das 9h às 12h

Local 1:

CENTRO PROMOCIONAL TIA ILEIDE (CPTI)

Advertisement

Endereço: Rua Vladimir Pinto, 251 – Chácara Boa Vista – Campinas/SP

–       Estande de orientações sobre amamentação da Rede Amamenta Campinas

–       Estande com orientações sobre os benefícios socioassistenciais aos quais mães/famílias e bebês têm direito, pelo CRAS.

Advertisement

–       Estande de vacinação com equipe dos Centros de saúde da região.

–       Tenda literária com profissionais da rede de educação da região;

–       Brinquedo inflável Castelo pula-pula e piscina de bolinha inflável

Advertisement

–       Apresentação do espetáculo Psiu, vem brincar! – espetáculo de dança para bebês da Cia Tugudum

CEU VILA ESPERANÇA

R. Demerval da S Pereira, s/nº – Lot. Vila Esperança, Campinas – SP

Advertisement

–       Estande de orientações sobre amamentação da Rede Amamenta Campinas

–       Estande com orientações sobre os benefícios socioassistenciais aos quais mães/famílias e bebês têm direito, pelo CRAS.

–       Estande de vacinação com equipe dos Centros de saúde da região.

Advertisement

–       Contação de histórias, oficina de barangandam, rodas de música e de conversa conduzidas pela CEI Aparecida Cassiolato;

–       Espaço Descobrir Brincando em parceria com Ateliê Quero Quero para bebês;

–       Brinquedo inflável Pula-Pula com Tobogã Cachorrinho e cama elástica

Advertisement

–       Apresentação do espetáculo “Amor, Fraldas e Palhaçadas: Uma Jornada de Car(r)inho para pilotar com o maior cuidado” – com a Família Burg.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare