Connect with us

    Noticias

    18 bairros estão com alto risco de transmissão em Campinas

    Published

    on

    dengue mosquito

    A Secretaria de Saúde de Campinas divulgou nesta quinta-feira, 3 de abril, o 13º Alerta Arboviroses. O documento informa que 18 bairros da cidade estão com alto risco de transmissão da doença. 

    A publicação semanal integra as novas iniciativas e estratégias da Prefeitura para enfrentamento à dengue em 2025. As áreas com alto risco de transmissão são: 

    • Leste: Jardim Nossa Senhora Auxiliadora e Jardim Dom Bosco.
    • Noroeste: Jardim Santa Rose e Jardim Sul América.
    • Norte: Jardim São Marcos, Vila Esperança, Jardim Campineiro e Recanto Fortuna.
    • Sudoeste: Parque Universitário de Viracopos, Jardim Maria Helena e Recanto do Sol.
    • Sul: Jardim Campo Belo 1, Jardim Fernanda 1 e Jardim Fernanda 2. 
    • Suleste: Jardim Itatiaia, Jardim Bom Sucesso, Vila Formosa e Jardim São Gabriel.

    O objetivo do alerta é estimular a população a intensificar a verificação de criadouros em casa, orientar sobre o combate ao mosquito Aedes aegypti, vetor da doença, e reforçar a comunicação com moradores das áreas que passam a receber ações intensificadas para eliminar criadouros. As orientações valem para toda cidade, incluindo bairros listados na semana anterior e que não aparecem nesta edição. 

    A Saúde considera uma série de indicadores para elaborar o material, entre eles, incidência de casos, eventual registro de nova transmissão, necessidade de reforçar trabalhos por causa de imóveis sem acesso, densidade populacional, e a comunicação sobre ações dos agentes. O alerta também se aplica aos bairros menores que estão no entorno das regiões indicadas no material.  

    Entre 1º de janeiro e 31 de março deste ano foram confirmados 15.006 casos de dengue em Campinas. Duas pessoas morreram em decorrência da doença neste ano. 

    A luta contra as arboviroses exige uma contrapartida de toda a sociedade. A Prefeitura mantém um programa de controle e prevenção da doença. Mas cada cidadão precisa fazer a sua parte, destinando corretamente os resíduos e evitando criadouros. Levantamento da Secretaria de Estado de Saúde aponta que 80% dos criadouros estão dentro de casa. 

    Advertisement

    Para acabar com a proliferação do mosquito é preciso evitar acúmulo de água, latas, pneus e outros objetos. Os vasos de plantas devem ter a água trocada a cada dois dias e o pratinho deve ser retirado, ou limpo com bucha, água e sabão a cada 7 dias. É importante, também, vedar a caixa d’água. Os vasos sanitários que não estão sendo usados devem ficar fechados.

    No ano passado, 52% dos espaços deixaram de ser trabalhados por estarem fechados, desocupados ou até mesmo em razão de recusa dos moradores aos agentes no ano passado. Em 2022 e 2023 os percentuais foram, respectivamente, de 48% e 49%.

    As visitas são feitas, principalmente, por funcionários da empresa Impacto Controle de Pragas. Os funcionários usam camiseta laranja com gola careca e logo da empresa silkado, enquanto o líder da equipe veste blusa verde com as mesmas características. Todos usam calça cinza e têm crachá de identificação. Já voluntários de mutirões usam colete na cor laranja com a identificação e a frase “Campinas contra o mosquito”.

    Dúvidas sobre a identidade dos participantes podem ser esclarecidas pelo telefone 156 (de segunda a sexta) ou com a Defesa Civil pelo telefone 199 (fins de semana e feriados).

    O que já foi feito em 2025?

    Advertisement
    • Controle de criadouros: 237.533 visitas a imóveis.
    • Nebulização: visitas a 53.342 imóveis.
    • 5 mutirões.
    • 14,7 mil toneladas de resíduos retirados em ações (de 1º/01 até 31/03).
    • 73  lideranças de bairros capacitadas (de dezembro de 2024 a 22/23).
    • 250 servidores brigadistas.
    • 300 servidores capacitados.
    • Monitoramento de pacientes com suspeita de dengue: 54.681 (desde fevereiro de 2024).
    • 53 capacitações para profissionais de saúde (de 1/1 até 19/2).
    • Instalação de armadilhas para Aedes aegypti em pontos estratégicos. 

    Mais informações no https://dengue.campinas.sp.gov.br.

    Continue Reading
    Advertisement
    Click to comment

    Leave a Reply

    Your email address will not be published. Required fields are marked *

    Noticias

    Mais 12 aprovados em concursos públicos são nomeados pela Prefeitura de Campinas

    Published

    on

    prefeitura-campinas

    Nesta terça-feira, 2 de abril, a Prefeitura de Campinas nomeou mais 12 candidatos aprovados em concursos públicos. A publicação está no Diário Oficial, no www.campinas.sp.gov.br/diario-oficial/ . A partir da nomeação, eles têm 15 dias para enviar, de forma online, os documentos, apresentar os originais e assinar o termo de posse. 

    O DOM traz a nomeação de um professor de matemática, cinco técnicos em enfermagem, cinco enfermeiros e um agente administrativo. 

    “Nossas equipes têm trabalhado muito para que esses profissionais sejam admitidos e assumam seus postos de trabalho o quanto antes. Todas as áreas têm sido contempladas, mas principalmente saúde e educação”,  disse Cleber Rodrigues, diretor Administrativo de Gestão de Pessoas.

    Ainda segundo o diretor, é importante que os convocados não deixem para a última hora a preparação dos documentos que são necessários para a posse. “Quando o candidato deixa para a última hora e há alguma divergência ou falta algum documento, não dá tempo de corrigir e o profissional perde o direito à vaga”, explicou.

    A nomeação é uma das últimas etapas antes do servidor assumir de fato seu posto de trabalho, por isso é importante deixar todos os documentos solicitados em ordem com antecedência, para não perder o direito à vaga.

    Advertisement

    Os profissionais que foram nomeados vão receber um e-mail com o link para envio dos documentos.

    A relação dos documentos também pode ser consultada no link Concursos e Empregos (https://www.campinas.sp.gov.br/empregos_concursos.php).

    Relação de nomeados nesta terça-feira, 2/4

    um professor de matemática, 

    cinco técnicos em enfermagem, 

    Advertisement

    cinco enfermeiros; e 

    um agente administrativo.

    Continue Reading

    Noticias

    Mutirão Pop Rua Jud leva cidadania à população em situação de rua em Campinas

    Published

    on

    projeto_cidadania

    Nos dias 1º e 2 de abril de 2025, a Praça Visconde de Indaiatuba (Largo do Rosário), no Centro, receberá o Mutirão Pop Rua Jud, uma mobilização voltada ao atendimento gratuito da população em situação de rua. Das 10h às 15h, serão oferecidos diversos serviços nas áreas de cidadania, assistência social, saúde e acesso à Justiça. É a segunda vez que a mobilização ocorre em Campinas. A primeira foi em 2023.

    A ação é promovida pela Justiça Federal da 3ª Região e conta com o apoio de órgãos públicos federais, estaduais e municipais. A Prefeitura de Campinas participa da iniciativa por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social.

    Entre os atendimentos disponíveis estão a emissão de documentos civis (como certidões, RG, CPF e título de eleitor), orientação jurídica, inclusão em programas sociais, regularização de benefícios como INSS, FGTS, PIS/PASEP e seguro-desemprego, além de atendimentos específicos para egressos do sistema penitenciário e população LGBTQIA+.

    Na área da saúde, haverá testagem rápida para HIV, sífilis, hepatites e Covid-19, vacinação, aferição de pressão arterial, orientação sobre diabetes e tuberculose, além da entrega de kits de higiene bucal. Também serão oferecidos corte de cabelo, refeições, varal solidário (as roupas doadas são penduradas, como se estivessem em uma loja) e serviços voltados a animais de estimação.

    “A participação da Prefeitura nesse mutirão é mais uma demonstração de que o trabalho em rede é fundamental para garantir direitos e promover dignidade às pessoas em situação de rua”, afirmou Vandecleya Moro, secretária municipal de Desenvolvimento e Assistência Social de Campinas.

    Advertisement

    A iniciativa integra um esforço nacional para ampliar o acesso à Justiça e aos serviços públicos por parte da população em extrema vulnerabilidade, em consonância com a Resolução nº 425/2021 do Conselho Nacional de Justiça.

    Continue Reading

    Noticias

    Região de Campinas tem alerta de tempestade para esta segunda-feira, 31, até o final do dia

    Published

    on

    chuva-campinas

    Esta segunda-feira (31/03) pode ser de chuva para a região de Campinas. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou aviso de que a região pode ter chuva entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros por dia nesta segunda. Também são esperados ventos intensos, entre 40 e 60 quilômetros por hora e queda de granizo. O aviso meteorológico é válido até o fim do dia de hoje. 

    Diante desse cenário, considerado de perigo potencial, é fundamental que a população fique atenta aos alertas e adote medidas preventivas para minimizar impactos. 

    A Defesa Civil de Campinas lembra a população da importância de respeitar os avisos dos painéis digitais que foram instalados em vias de Campinas para emitir alertas de risco de alagamento quando está chovendo. Nos temporais, a chuva forte e de curta duração pode trazer riscos, principalmente na área urbana, formando áreas alagadas e enxurradas. Nos pontos críticos para alagamentos na cidade, também há placas com avisos e é importante evitar essas áreas em caso de chuva forte. 

    Alertas

    O Estado de São Paulo conta com a ferramenta Cell Broadcast, da Defesa Civil estadual, para emissão de alertas sonoros de emergência, em tempo real, em caso de eventos severos ou extremos, para todos os celulares do Estado de São Paulo conectados a uma antena de telefonia móvel com tecnologia 4G ou 5G. Não há necessidade de cadastro prévio: uma mensagem popup aparece na tela do celular. Após dez segundos, pode-se usar novamente o aparelho.

    Advertisement

    Os moradores também podem se cadastrar para receber alertas por SMS. É preciso enviar uma mensagem com o CEP do local onde mora, ou outro local de interesse, para o número 40199. O serviço é gratuito. 

    Serviço

    Ligue 199 para alagamento, inundações e quedas de árvores; 

    Ligue 118 para emergências de trânsito;

    Ligue 193 para situação de emergência.

    Advertisement
    Continue Reading

    Trending