Transformações Urbanas destaca desafios da agenda ambiental nas cidades
Os desafios da agenda ambiental e climática a serem enfrentados pelas cidades foi o tema do evento “Transformações Urbanas”, promovido pela sede brasileira do WRI (World Resources Institute) em parceria com a Frente Nacional de Prefeitos (FNP), que teve início na manhã desta terça-feira, 27 de agosto, no Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo, e segue até o fim da tarde.
O prefeito de Campinas e presidente da FNP, Jonas Donizette, esteve na abertura dos debates e destacou os vários programas da cidade na área de preservação ambiental, como o “Campinas Bem Verde”, que valoriza os espaços verdes, por meio da urbanização e revitalização de praças, parques e bosques do município, com a instalação de equipamentos de lazer e de ginástica.
“O nosso grande desafio hoje é mostrar às pessoas que a cidade é uma extensão da casa delas e que elas pertencem ao ambiente urbano e, assim, ajudam na conservação. Estes programas verdes, em Campinas, impactam positivamente na vida das pessoas, trazendo um meio ambiente saudável e com mais qualidade de vida”, afirmou o prefeito.
Jonas Donizette também falou sobre o novo edital de transporte público na cidade, que prevê uma parte da frota com ônibus elétricos. O secretário municipal do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Rogério Menezes, participou do painel “Qualidade do ar: o papel das cidades”. Segundo Menezes, “a qualidade do ar de nossas cidades precisará ser melhorada para que se evitem doenças e mortes. O caminho é a transição para a mobilidade dos transportes elétricos, ônibus limpos e sem diesel, além do plantio de árvores, a recuperação de Áreas de Preservação Permanente-APPs e fiscalização e controle das fontes móveis de emissão.”
A diretora-executiva do WRI Brasil, que promoveu o evento, Rachel Biderman, pediu a colaboração dos prefeitos nas políticas de desenvolvimento sustentável. “A partir das cidades, o nosso instituto espera que as soluções aconteçam. Os prefeitos devem estar engajados na questão ambiental”, afirmou Rachel.
Foco no meio ambiente
Com foco ao assunto de mais relevância no momento no Brasil, a preservação do meio ambiente, o objetivo deste evento é buscar mudanças que consigam trazer de volta ações de desenvolvimento sustentável pelo país, por meio de ideias de transformação para que as cidades consigam tratar, de forma equilibrada, a vida nos centros urbanos e o desenvolvimento sustentável.
Os painéis de debate do “Transformações Urbanas” destacam assuntos como a mobilidade urbana, a qualidade do ar, a conservação de florestas em ambiente urbano e os desafios de planejar as cidades nos próximos anos.
O WRI Brasil é um instituto de pesquisa que trabalha ações para promover a proteção do meio ambiente, oportunidades econômicas e bem-estar humano. O WRI Brasil faz parte do World Resources Institute (WRI), instituição global de pesquisa com atuação em mais de 50 países.