Abril Azul Cartão Bem Acessível facilita acesso a benefícios
A Campanha Abril Azul – de conscientização sobre o autismo, também tem em seu escopo a divulgação dos serviços oferecidos pela Secretaria Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos às famílias que convivem com o Transtorno do Espectro Autista (TEA). O Cartão Bem Acessível, emitido pelo Centro de Referência da Pessoa com Deficiência (CRPD), é um deles.
Totalmente gratuito, o Cartão atesta que o titular é pessoa com deficiência e, portanto, tem o direito a usufruir de benefícios garantidos por lei, como inscrição para gratuidade no transporte público; matrícula na rede pública de ensino, que oferece prioridade de vaga a crianças com deficiência; marcação de consulta na rede de saúde; pagamento de meia entrada nos cinemas, entre outros.
O Cartão Bem Acessível foi pensado, principalmente, para as pessoas que têm deficiência, mas não aparentam, como os autistas, cuja identificação não é visual. “Esse tipo de invisibilidade das deficiências não aparentes gera muitos transtornos, principalmente, às mães. E foi nessa linha de raciocínio que o Cartão Bem Acessível foi inspirado”, contou a secretária de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos, Vandecleya Moro.
Como solicitar
O Cartão Bem Acessível é um documento de identificação válido para todo tipo de deficiência. Criado em 2016, é emitido gratuitamente pelo CRPD. Até o momento, foram emitidos cerca de três mil cartões.
Neste momento de pandemia, todo o processo está sendo feito remotamente para evitar a aglomeração de pessoas e conter a disseminação do vírus. Portanto, para solicitar o cartão basta enviar um e-mail ao Centro de Referência da Pessoa com Deficiência ([email protected] ). Os profissionais darão todas as orientações sobre os procedimentos para obtenção do Cartão.
Após análise do laudo que comprova a deficiência e da documentação, é providenciada a emissão do Cartão. Assim que for emitido, o munícipe receberá uma comunicação por e-mail e poderá retirar o Cartão Bem Acessível na sede do CRPD ou no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) mais próximo de sua casa, conforme sua preferência.