Quais ingredientes são necessários para a construção de um monstro? Tal reflexão bem-humorada abre a narrativa do livro infantil Quebra-Cabeça de Monstro (Editora do Brasil, 2024, 32 páginas), assinado pela premiada autora infantojuvenil Telma Guimarães, radicada em Campinas, com ilustrações da artista visual PriWi. O lançamento do título será realizado no próximo sábado (30/11), a partir das 10h30, na Livraria Candeeiro, em Campinas (SP). A entrada é gratuita, com exemplares à venda por R$ 74,30.
O evento literário, que contará com a presença da autora e da ilustradora, será composto de bate-papo, sessão de autógrafos e uma atividade lúdica, que convidará a criançada a construir o seu próprio monstro. “As crianças terão partes de monstros disponíveis para pintar e criar texturas e vão montá-lo no papel para levar este novo amigo para a casa. Durante a atividade, quem sabe algum coelhinho nos ajude no processo…?”, destaca PriWi.
E como tudo nasceu? A semente da história brotou justamente de uma dúvida: Como nasce um monstro?. A partir dela, Telma Guimarães, que traz no currículo mais de 220 títulos publicados, somando a venda de milhões de exemplares, foi tecendo a narrativa entre um rabisco e outro de bom humor, imaginação e criatividade. Além do narrador, que fica oculto durante toda a história, a trama divertida tem a ilustre participação de um coelho branquinho, que se faz de assistente para a construção do tal monstro.
“Enquanto o narrador vai buscando construir o seu monstro assustador a partir das opções de patas, chifres, olhos, orelhas, caudas e peles, além de comportamentos e habilidades, dos bichos ferozes do reino animal, o coelho tenta ajudá-lo a partir de sua fofurice. Não dá muito certo, mas eles se tornam cúmplices dessa criação. Aliás, essa relação também deixa o pequeno leitor muito à vontade para participar do processo e criar o seu próprio monstro”, pontua a autora.
E qual a importância da construção de um monstro? “Inventar monstros é muito fácil. Podem ter vários tamanhos, cores, cheiros e movimentos. Podem ser amigos, podem ser meio chatos, barulhentos. Eles podem até contar piadas. Eles são boas companhias e adoram abraços. Desenhar monstros é uma ótima forma de criar amigos”, convida a ilustradora.
Por falar em criação, a proposta da ilustração parte do título. “Foi essa ideia que me fez trabalhar com recortes das partes de monstro, o que combinava bastante com o texto, cuja montagem final mostrasse um monstro que fosse vestível. O segundo desafio foi desenhar o coelho assistente. Passei dias pensando nessa interação e como ela deveria ser leve. Entre as imagens de monstros, recortei alguns coelhos e um deles me acenou. A partir disso, o criei saindo do papel e deu muito certo para o clima do livro”, conta Priwi.
Indicado a crianças a partir de 2 anos de idade, Quebra-Cabeça de Monstro se torna uma grande oportunidade, de acordo com a autora, para estimular o pequeno leitor a encarar os seus medos e a saber conviver com o novo, com o diferente. “Além disso, durante a concepção desse monstro, a criança já vai aprendendo a usar a sua criatividade para construir algo do seu jeito, com sua personalidade, para, ao fim, contemplar a sua conquista, ou seja, a sua criação”.
A escritora
Nascida em Marília, Telma Guimarães reside em Campinas há muitos anos. É formada em Letras Vernáculas e Inglês pela Unesp. Professora efetiva de Inglês, aprovada em concurso público do Estado de São Paulo, em 1979, lecionou na rede estadual de ensino em Campinas até 1995, quando decidiu dedicar-se somente à literatura infantil e juvenil.
Foi cronista do Jornal Correio Popular e também assessora cultural na Delegacia Regional de Cultura de Campinas. Publicou seus primeiros livros infantis em agosto de 1988. No ano seguinte, recebeu da APCA (Associação Paulista de Críticos de Artes) o título de Melhor Autora em Literatura Infantil com o livro Mago Bitu Fadolento.
É autora de coleção e dicionário bilíngue em Português/Inglês e Inglês/Português. Telma já publicou mais de 223 títulos entre infantis, juvenis, em Português, Inglês e Espanhol.
A ilustradora
PriWi é artista visual, ilustradora e quadrinista. Como ilustradora trabalhou em agências, estúdios, séries de TV e Realidade Virtual, em paralelo à função de professora de desenho e narrativa visual na Quanta Academia de Artes. Desde 2021, tem se dedicado ao mercado editorial e oficinas de técnicas mistas.
A artista adora conhecer e contar histórias e, como autora de imagens, já tem alguns livros publicados: Alfabeto poético (2021, Ibep), Vovó virou semente (2022, Noz), Formiguinhas (2022, Editora FTD), Portas (2023, Editora Leiturinha) e Quebra-cabeça de Monstro (2024, Editora do Brasil).
SAIBA MAIS
O quê: Lançamento do livro Quebra-Cabeça de Monstro, de Telma Guimarães
Quando: Sábado (30/11), a partir das 10h30
Onde: Livraria Candeeiro (Rua Dr. Vieira Bueno, 170, no Cambuí, em Campinas/SP)
Quanto: Entrada gratuita.
Informações: @livrariacandeeiro
Importante: Os exemplares estarão à venda no local por R$ 74,30.
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!