A CPFL Energia inaugurou nesta quinta-feira (21) a CampusGrid, uma microrrede que integra diferentes tecnologias de geração e armazenamento de energia. Parte de uma iniciativa mais ampla de pesquisa e desenvolvimento da própria CPFL, apoiada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), essa ação abrange outras duas microrredes na cidade de Campinas, com investimento total de R$ 45,3 milhões em pesquisa e execução. O projeto conta com a parceria da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Instituto Avançado de Tecnologia e Inovação (IATI), China Eletric Power Research Institute (CEPRI) e Hexing.
A CampusGrid, instalada no campus da Unicamp, reforça o compromisso de ambas as instituições com a inovação tecnológica e o desenvolvimento de soluções energéticas que possam ser replicadas em diversos contextos, como indústrias, hospitais e comunidades remotas. “Esses pilotos são essenciais para expandirmos as fronteiras da inovação no setor elétrico, integrando geração distribuída e armazenamento de forma a garantir um fornecimento de energia mais eficiente, confiável e sustentável”, afirma Gustavo Estrella, presidente do Grupo CPFL Energia.
Com economia anual de aproximadamente R$ 450 mil para a Unicamp e contribuição significativa para a redução de emissões de CO₂, a CampusGrid demonstra o impacto positivo da parceria. “Estamos comprometidos em desenvolver soluções que beneficiem tanto nossos clientes quanto o meio ambiente, preparando o sistema elétrico para os desafios do futuro”, afirma Estrella.
O projeto também reforça a parceria tecnológica entre instituições brasileiras e chinesas, em especial na cooperação em inovação e em soluções para ampliar a confiabilidade da rede e melhoria da integração de fontes renováveis e soluções de armazenamento.
A CampusGrid atende duas bibliotecas, um ginásio multidisciplinar e a Faculdade de Educação Física do Campus, integrando geração solar fotovoltaica, baterias de íons de lítio e um gerador a gás natural. Projetada para operar conectada à rede da CPFL Paulista ou de forma autônoma, ela assegura energia mesmo em interrupções no fornecimento.
Além da CampusGrid, o projeto da CPFL Energia contempla mais duas iniciativas. A primeira, também na Unicamp, é a NanoGrid, uma microrrede instalada no Laboratório de Redes Elétricas Inteligentes (LabREI), voltada para testar aplicações do sistema em residências. A segunda é a Congrid, uma microrrede localizada em um condomínio residencial no distrito de Barão Geraldo, que beneficia 47 residências com geração solar e um sistema de armazenamento em baterias, capaz de manter o fornecimento ao longo de todo o dia.
Sobre a CPFL Energia
A CPFL Energia está há 112 anos no setor elétrico e atua nos segmentos de distribuição, geração, transmissão, comercialização e serviços. É a maior distribuidora em volume de energia vendida, com mais de 13% de participação no mercado nacional, atendendo cerca de 10,4 milhões de clientes em 687 municípios nos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná.
Com 4.411 MW de capacidade instalada, está entre as maiores geradoras privadas do país, com atuação em fontes hidrelétrica, solar, eólica e biomassa.
Atua de forma relevante também no segmento de transmissão, atendendo 87 subestações, que somam potência instalada de 14,9 mil MVA e mais de 6 mil quilômetros de linhas.
O grupo CPFL conta ainda com uma operação nacional por meio da CPFL Soluções, fornecendo soluções integradas em gestão e comercialização de energia, eficiência energética, geração distribuída, infraestrutura energética, serviços de consultoria para descarbonização e certificações de energia renovável (I-REC).
A CPFL Energia possui ações listadas no Novo Mercado da B3. O Grupo também ocupa posição de destaque em investimento social privado, com projetos de cultura, esporte e educação, por meio do Instituto CPFL.
Desde 2017, o Grupo faz parte da State Grid, terceira maior organização empresarial do mundo e a maior empresa de energia elétrica, atendendo 88% do território chinês.
Em 2024 as diplomacias do Brasil e da China celebram os 50 anos de relações oficiais entre os países. O marco é comemorado oficialmente em 15 de agosto. Desde então, essas duas nações têm construído uma parceria sólida e diversificada, expandindo a cooperação nas áreas como energia, ciência, tecnologia limpa e inovação.
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!