Connect with us

Geral

Voluntários participam de treinamento para combate a incêndios nas APAs

imagem 103

A Secretaria do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável realizou, neste sábado, 16 de agosto, o segundo dia d
e
treinamento d
os
Brigadistas Voluntários da
s
Área
s
de Proteção Ambiental
(APAs) para auxiliar no combate a incêndios. O
curso aconteceu das 8h às 17h, no Parque Ecológico Monsenhor Emílio José Salim.
A capacitação tem como objetivo formar 45 pessoas que possam ajudar o Corpo de Bombeiros no comabte a focos de incêndio e é fruto da parceria entre a corporação, Secretarias do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e Defesa Civil.
No período da manhã foi realizada a parte teórica do curso e à tarde, a parte prática. Além deste treinamento realizado em três sábados seguidos (o terceiro e último será no próximo sábado, dia 21 de agosto), o treinamento tem também uma etapa on-line.
O problema é que estamos em um período muito seco e às vezes aquele fogo que o pessoal acha que é inocente para ‘limpar o terreno’ do lixo ou do mato, pode virar uma grande tragédia ambiental” disse o secretário do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Rogério Menezes.
O diretor da Defesa Civil, Sidnei Furtado, também ressaltou o período crítico, de seca.
“É o mês mais crítico, é o mês mais problemático de toda a nossa região e os bombeiros, com certeza, sozinhos, terão muita dificuldade no combate aos incêndios”,
disse
.
A ajuda destes moradores voluntários pode ser essencial para ajudar no combate às queimadas e prevenir incêndios nas áreas vegetadas de Campinas neste período de estiagem.
Entre maio e junho deste ano foram registrados 237 focos de incêndio; no mesmo período do ano passado, foram 133.
O objetivo deste treinamento é criar brigadas distritais nas regiões mais afastadas da cidade, justamente para que esta equipe esteja habilitada para iniciar um combate a focos de incêndio até a chegada da viatura dos bombeiros”, explicou o sargento do Corpo de Bombeiros, Fabiano Tadeu Moreira da Silva.
Voluntários
O projeto surgiu por conta do plano de manejo da APA de Campinas que prevê, como estratégia de proteção ambiental, a criação de uma brigada de incêndios no território. O tamanho das áreas de proteção ambiental de Campinas equivalem a 30 mil campos de futebol.
As duas APAs incluídas são a Campinas, onde estão os distritos de Sousas e Joaquim e os bairros Carlos Gomes, Monte belo e Gargantilha; e a Campo Grande, no distrito do Campo Grande.
Os voluntários aprendem como combater uma queimada de pequena proporção (o que fazer para controlar um início de incêndio com segurança); o trabalho de combater queimadas de grandes proporções são o Corpo de Bombeiros.
O treinamento faz parte de um conjunto de ações da Prefeitura de Campinas que envolve parceiros para evoluir no combate e conscientização sobre o combate às queimadas.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare