Volta às aulas 2026 em Campinas: Educação e Saúde reforçam importância da vacinação em dia

As secretarias de Educação e de Saúde em Campinas estão reforçando as orientações sobre a importância das crianças e adolescentes iniciarem o ano letivo de 2026 com as cadernetas de vacinação atualizadas. A imunização em dia garante proteção adequada contra uma série de doenças e, com isso, evita possíveis faltas dos estudantes às aulas.

Pais ou responsáveis devem ir ao centro de saúde (CS) de referência para saber se a criança ou adolescente tem alguma dose em atraso ou esquema vacinal incompleto. Além disso, a Educação também enviou um comunicado para que os profissionais das unidades também reforcem orientações junto às comunidades na abertura do calendário escolar.

“É muito importante que as crianças e adolescentes estejam protegidos e, com isso, evitem a possibilidade de perder aulas no período letivo por conta de doenças como a gripe, por exemplo. Isso contribui para a saúde coletiva e evita dificuldades no aprendizado por conta da perda de conteúdos pedagógicos”, ressaltou a secretária de Educação, Patrícia Adolf Lutz.

A Secretaria de Educação programou para 6 de fevereiro a abertura do ano letivo de 2026 nas 182 escolas sob gestão exclusiva da Prefeitura. Nesta mesma data serão realizadas as entregas dos uniformes e kits escolares para os estudantes da rede municipal.

Em relação às demais 84 escolas em que há parceria da Prefeitura com organizações da sociedade civil ou mantidas por instituições colaboradoras, a data de volta às aulas será entre a última semana de janeiro e a primeira de fevereiro, com a obrigatoriedade de 200 dias letivos conforme a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB). Neste caso, o modelo de abertura do ano letivo segue as mesmas diretrizes das outras unidades e as entregas dos uniformes e materiais também ocorrem no primeiro dia de atividades.

Exit mobile version