Connect with us

Loteria

Volta a chover forte no DF nesta quinta. Veja imagens

loteria

21/11/2019 20:30,atualizado 21/11/2019 21:12

O Distrito Federal segue em alerta para a previsão de chuvas intensas nos próximos dias. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também emitiu aviso para perigo potencial de temporais: há risco de ventania e temporal desde terça (19/11/2019) e até sexta-feira (22/11/2019). Nesta quinta (21/11/2019), a chuva fez estragos no Sol Nascente e em Ceilândia: houve alagamentos em vários pontos desses locais no começo da noite.

Os especialistas calculam que chova em torno de 20 a 30 mm/h por dia, no período, podendo chegar a 50 mm/h. Contudo, para o instituto, as precipitações virão acompanhadas de ventos intensos de até 60 km/h (um pouco mais brandos do que os 80 km/h previstos pela Defesa Civil). Há risco de queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas, segundo o Inmet.

Advertisement

O órgão pede que, em caso de ventania, os brasilienses não se abriguem sob árvores nem estacionem veículos próximo a “torres de transmissão e placas de propaganda”. Quanto às trovoadas, o instituto recomenda que se evite “usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada”.

Confira as fotos da chuva desta quinta (21/11/2019): 

Igo Estrela/Metrópoles

Advertisement

Igo Estrela/Metrópoles

Igo Estrela/Metrópoles

Igo Estrela/Metrópoles

Advertisement

Igo Estrela/Metrópoles

 

A chuva forte atingiu várias cidades do DF e Entorno também no início da noite dessa quarta-feira (20/11/2019). Além de alagamentos e atoleiros, algumas localidades registraram ventania. A volta para casa piorou com os engarrafamentos provocados pelas chuvas. Quem dependeu do transporte público para retornar também não conseguiu escapar dos problemas. Algumas estações da Companhia do Metropolitano (Metrô-DF), por exemplo, não suportaram o grande volume d’água e registraram alagamentos.

Advertisement

No início da noite de quarta, a Subsecretaria do Sistema de Defesa Civil, da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF), emitiu alerta de chuvas fortes – com raios e ventos – via SMS à população cadastrada em seu sistema. Conforme divulgado pelo órgão, as rajadas de vento podem superar 80 km/h, e a previsão é de que o mau tempo permaneça até a próxima semana.

De acordo com o subsecretário de Defesa Civil, coronel Sérgio Bezerra, é importante seguir as orientações para esta época. “É recomendável muita calma nesse momento de chuva forte. O cuidado deve ser redobrado com crianças e idosos. No trânsito, deve-se ter muita atenção, pois há possibilidade de alagamentos em várias áreas da cidade”, afirmou.

Veja fotos da chuva nessa quarta-feira (20/11/2019):

Advertisement

Igo Estrela/Metrópoles

Igo Estrela/Metrópoles

Igo Estrela/Metrópoles

Advertisement

Igo Estrela/Metrópoles

Igo Estrela/Metrópoles

Igo Estrela/Metrópoles

Advertisement

Hugo Barreto/Metrópoles

Igo Estrela/Metrópoles

Igo Estrela/Metrópoles

Advertisement

Imagem cedida ao Metrópoles

Imagem cedida ao Metrópoles

Imagem cedida ao Metrópoles

Advertisement

Imagem cedida ao Metrópoles

Na manhã de terça-feira (19/11/2019), muitos brasilienses notaram um ar mais opaco, caracterizando a famosa neblina – também chamada de névoa úmida. Se há muita umidade na atmosfera, ocorre o fenômeno, pois as gotículas de água ficam suspensas no ar.

Veja imagens:

Advertisement

Névoa na manhã dessa terça-feira (19/11/2019) em Águas ClarasMichael Melo/Metrópoles

Michael Melo/Metrópoles

Congresso Nacional: céu nublado na capital do paísRafaela Felicciano/Metrópoles

Advertisement

 

Segundo o meteorologista Olívio Bahia, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), é como se a própria nuvem estivesse mais baixa. “Se o sol saísse naquele momento, por exemplo, essa névoa se dissiparia. Mas como o tempo está fechado, isso não acontece”, explica. De acordo com Olívio, acima de 30 metros de altura, essa formação é considerada nuvem. Já abaixo dessa medida, pode ser chamada de neblina.

Mas e o nevoeiro? Depende mais da visibilidade de cada ponto. Se a pessoa não conseguir ver a menos de 1 km de distância, podemos chamar de nevoeiro. Se for além disso e é possível, por exemplo, enxergar uma torre que se sabe distante, ficamos com a denominação de neblina mesmo. Em um aeroporto, por exemplo, a visibilidade é relativamente boa com 9 milhas (cerca de 10 km).

Advertisement

Além do alerta, a Defesa Civil fez uma série de recomendações para a população seguir em caso de temporais. Abaixo, as principais dicas.

Se estiver na rua:

– Não segurar objetos metálicos longos, como varas de pesca e tripés;– Não empinar pipas ou aeromodelos com fio;– Não andar a cavalo;– Não permanecer na água;– Evitar lugares que ofereçam pouca ou nenhuma proteção contra raios, como pequenas construções não protegidas (celeiros, tendas ou barracos) e veículos sem capota, como tratores, motocicletas ou bicicletas;– Não permanecer em áreas abertas, como campos de futebol, quadras de tênis e estacionamentos;– Não permanecer no alto de morros ou no topo de prédios;– Não se aproximar de cercas de arame, varais metálicos, linhas elétricas aéreas e trilhos;– Nunca se abrigue debaixo de árvores isoladas.

Advertisement

Piscinas:– Durante as chuvas, a orientação é não entrar em piscinas ou lagos, por causa do risco de raios e descargas elétricas. Em rios e cachoeiras, o problema é agravado pela possibilidade de tromba-d’água.

– No caso de inundações, se começar a entrar água dentro de casa, a orientação é desligar o disjuntor para evitar o risco de eletrocussão. O religamento da rede só deve ocorrer depois que ela for revisada, para que não haja colapso no sistema.

Veículos:– Em carros, a dica é não passar por locais alagados. “Se o condutor não conseguir ver o meio-fio, que tem em torno de 25 centímetros de altura, o ideal é mudar de rota para não perder o veículo e nem arriscar a própria vida”, orienta Bezerra. Ele acrescenta que, no caso de alagamento inevitável, a pessoa deve sair do carro imediatamente.

Advertisement

Em situações de emergência, o primeiro órgão a ser acionado é o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, pelo 193. A Defesa Civil é chamada pelos bombeiros quando há ameaça iminente de desabamento de estruturas.

O canal direto com a Defesa Civil, para esclarecimento de dúvidas ou solicitações, é o 199 ou pelos telefones (61) 3362-1906 e (61) 3362-1909.

A apresentadora Carmela e a equipe da Rádio Metrópoles FM promoveram a competição nesta quinta-feira (21/11/2019)

Advertisement

Segundo o comunicado, o apresentador está internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI)

O artilheiro da competição concorre ao inédito prêmio ao lado do companheiro Bruno Henrique e Nacho Fernández e Nicolás de La Cruz, do River

Presidente disse que projeto para isentar de punição militares e agentes de segurança em ações de GLO é o primeiro de um pacote de quatro

Advertisement

Projeto Como anda meu ônibus, do Ministério Público do Distrito Federal, mostra a avaliação dos usuários do sistema de transporte público

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare