Connect with us

Indaiatuba

Virada SP Online de Indaiatuba contará com 20 atrações, sendo 16 delas locais

imagem 38

Foto: Divulgação

Reunindo 20 atrações, sendo 16 delas locais, a plataforma #CulturaemCasa transmite a #ViradaSP Online neste sábado, 6 de março, a partir do meio-dia, em uma parceria entre a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, com gestão da Organização Social Amigos da Arte, e a Prefeitura de Indaiatuba. Três shows serão transmitidos ao vivo do Teatro Sérgio Cardoso, totalizando 13 horas de programação.

“Indaiatuba recebeu a Virada Cultural por diversos anos consecutivos, de forma presencial, e nossa organização sempre foi muito elogiada pelo Governo do Estado, com grande presença de público”, conta a secretária municipal de Cultura, Tânia Castanho. “Em 2021, recebemos a #ViradaSP Online para celebrar esta parceria que trouxe grandes nomes da música para os nossos palcos, mas desta vez de forma online, em virtude da pandemia de Covid-19”.

Advertisement

Ao vivo, do Teatro Sérgio Cardoso, serão realizados os shows do cantor Toquinho com participação especial de Camilla Faustino, considerada uma das mais belas vozes da “Nova MPB”, da banda de rap Pavilhão 9 com participação da rapper Tassia Reis, e de uma das bandas precursoras do rock’n’roll no Brasil, o Made in Brazil, símbolo de longevidade e personalidade na música.

Ainda ao vivo, porém de maneira remota, será apresentado o show da atriz e cantora Simone Mazzer. O evento consolidou-se no calendário cultural do estado de São Paulo, reunindo grandes nomes de diferentes linguagens artísticas e divulgando a cultura local das cidades paulistas para todo Brasil.

Capital da Cultura

Advertisement

Indaiatuba foi selecionada a partir de chamada pública realizada por intermédio do programa #JuntosPelaCultura. Para apresentar os parques e os diversos pontos turísticos da cidade, conhecida como capital da cultura, a programação traz algumas entrevistas com personagens locais, além de vídeos dedicados ao público infantil com a apresentação do Circo do Bocão, gravada no Parque Ecológico, e do show Brincando de Música, com Koringa e Banda.

Entre as atrações da #ViradaSP Online que representarão a música local estão o Trio DeChris, o grupo de forró Dois Dobrado, o conjunto Manteiga de Garrafa, trazendo o repertório completo de Pixinguinha, e a compositora e intérprete Juliana Alves.

Já a cena independente de Indaiatuba, o rap e o movimento negro também serão representados no evento com o movimento Sarau Complexidade, no qual artistas da região compartilham suas criações, sejam elas poesia, música, dança, grafite, fotografia e todas as demais expressões, além de uma entrevista com a artista e educadora Marina Costa, do Jongo Filhos da Semente.

Advertisement

Com forte influência na cidade, o rock’n’roll terá um bloco inteiro na #ViradaSP Online dedicado ao gênero, com apresentações da Banda Rock’n’Roça e do cantor e compositor Tavinho Rezende e sua banda Tavinho Blues Band, além de entrevista com o cantor Beto Tempesta.

Por fim, às 21h30, ao vivo do Teatro Sérgio Cardoso, acontece o show de uma das bandas precursoras do rock’n’roll no Brasil, o Made in Brazil, com 53 anos de atividades na música.

“O formato digital, via plataforma #CulturaEmCasa, permite difundir amplamente e de forma gratuita a produção cultural das mais variadas linguagens de todas as regiões de São Paulo para o restante do Brasil e para outros países, além de apresentar e destacar as características turísticas de cada cidade selecionada no programa #JuntospelaCultura. E este é o objetivo tanto da #ViradaSP Online como da plataforma”, afirma Danielle Nigromonte, diretora-geral da Amigos da Arte.

Advertisement

Sobre a plataforma #CulturaEmCasa

A plataforma #CulturaEmCasa foi lançada no dia 20 de abril de 2020 pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo. Seu objetivo é ampliar o acesso da população a conteúdos culturais de qualidade, 100% gratuito. Nos nove primeiros meses, registrou cerca de 2,9 milhões de visualizações e 2,2 mil conteúdos disponibilizados.

A plataforma reúne também conteúdos inéditos das instituições da Secretaria, entre as quais a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp), a Jazz Sinfônica, a Pinacoteca, o Museu da Imagem e do Som, o Museu do Futebol, o Museu da Diversidade Sexual, a São Paulo Companhia de Dança e o Projeto Guri.

Advertisement

O conteúdo também é gerado por instituições parceiras e por artistas e produtores culturais independentes, que são remunerados pelo licenciamento. Trata-se, portanto, de um instrumento de geração de renda e oportunidades para o setor cultural e criativo de São Paulo.

Na plataforma também é possível acessar a programação especial, transmitida em novembro passado, do mês da Consciência Negra. Entre as principais atrações estão o I Festival Cinema Negro em Ação, e o lançamento do Museu Itamar Assumpção (MU.ITA), com show de Anelis Assumpção.

Realizado também pela plataforma, o Festival #CulturaEmCasa apresenta lives de artistas representativos da diversidade cultural de São Paulo, como Renato Teixeira, José Celso Martinez Corrêa, Supla, Sérgio Mamberti, Tom Zé, André Abujamra, Cássio Scapin, Erasmo Carlos, o pianista Marcelo Bratke, Paula Lima e Alaíde Costa, Digão (Raimundos), João Suplicy, Lucy Alves e Rodrigo Penna, Dom Salvador e Bavini.

Advertisement

Há também as lives do Intensivão #CulturaEmCasa. O Intensivão é uma série de aulas e palestras com temas diversos relacionados à arte e à criatividade. Já participaram nomes como Marcelo Tas, Débora Tabacof, Estéfi Machado, Ivam Cabral, Rita Von Hunty e Dona Jacira, Paulo Jackson (do Museu Catavento), Renata Lipia, William Coelho e Rogério Zaghi (Osesp), Moreira de Acopiara, Donny Correia, entre outros.

Ainda no formato live, a plataforma #CulturaEmCasa também lançou no dia 29 de junho de 2020, o programa #DiálogosNecessários, que reúne pensadores e profissionais de diversas áreas para reflexões plurais com abordagens diversificadas e antagônicas.

Os encontros são moderados pelo ensaísta e professor de Literatura João Cezar de Castro Rocha e pelo jornalista Martim Vasques da Cunha. E de setembro a outubro, a plataforma exibiu o #SPGastronomia com lives de renomados Chefs, como André Boccato, Morena Leite e Mohamad Hindi.

Advertisement

…serviço…

Virada SP Online Indaiatuba

Data: 6 de março

Advertisement

Programação

12h: Brincando de Música

13h: Circo do Tio Bocão

Advertisement

13h30: Trio DeChris

14h20: Dois Dobrado

15h: Manteiga de garrafa

Advertisement

15h30: Juliana Alves

16h20: Toquinho + Camilla Faustino

18h: Simone Mazzer

Advertisement

19h20: Sarau ComplexCidade

20h: Pavilhão 9 + Tássia Reis

21h30: Made in Brazil + Simbas

Advertisement

23h: Banda Rock ‘N’ Roça

23h40: Tavinho Rezende Blues Trio

Plataforma: www.culturaemcasa.com.br

Advertisement

Redes Sociais:

www.facebook.com/culturaemcasasp/

www.instragram.com/culturaemcasasp/

Advertisement

www.twitter.com/culturaemcasasp

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare