Connect with us

Geral

Virada Esportiva volta em agosto para celebrar a vida, a saúde e a união

imagem 102

A Virada Esportiva 2022 já está agendada. Será nos dias 26, 27 e 28 de agosto, envolvendo todos os campos, ginásios, praças, parques, clubes, academias, ruas e avenidas de Campinas. Com realização da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer e o apoio fundamental dos parceiros, o evento busca promover melhor qualidade de vida para as pessoas.
Depois da paralisação de dois anos motivada pela pandemia e a constatação do aumento da obesidade em diferentes grupos, a Virada Esportiva vai proporcionar, por 72 horas ininterruptamente, uma gama de atividades físicas nas mais diversas modalidades. É um convite à população para reencontrar, na melhoria da forma física, mais disposição e saúde física e emocional, tendo o esporte como agente transformador.
O estímulo à prática esportiva para ajudar a superar o momento difícil que assolou o mundo é um caminho que pode eliminar o sedentarismo, um inimigo traiçoeiro da saúde e da vida. O esporte é um instrumento poderoso para resgatar a autoestima e o bem estar de todos nós”, explicou o secretário de Esportes e Lazer, Fernando Vanin.
Os eventos já oficializados até agora para a Virada são: Ultramaratona 48hs, CUCA Kids, Projeto Bike Anjo, Premium Cup de Jiu Jitsu, GP Campinas de Ciclismo, Festival de Dança de Salão, Copa Taquaral de Futebol de Mesa, Corrida de rua Night Run, Etapa Campeonato Paulista Vôlei Praia, Festival Floorball, Festival Futebol Feminino,15 horas Nadando SHC, Beisebol, Aulão Fitdance, Handebol (Liga do Estado de São Paulo).
Para saber mais sobre a programação da Virada Esportiva Campinas 2022 é só acessar o superbanner do portal da Prefeitura (www.campinas.sp.gov.br), o Facebook e o Instagram (@viradaesportiva2022).
Saúde física e emocional
Estudos recentes reconhecidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS), confirmam que as limitações provocadas pela pandemia e a insegurança de praticar esporte durante os últimos dois anos levaram muita gente a não conseguir eliminar a quantidade necessária de calorias. O resultado foi o sobrepeso ou, ainda pior, a obesidade.
Com este agravante, independentemente do paciente ter contraído o vírus da covid-19, constatou-se um aumento significativo do desenvolvimento de doenças crônicas. Além da obesidade, foram registrados mais casos de câncer, problemas cardiovasculares e diabetes, entre outros.
O médico Rogério Araújo, especialista em medicina esportiva da Secretaria de Esportes e Lazer, é taxativo quanto aos benefícios da atividade física. “A forma mais inteligente e segura de estar sempre saudável é a prática
esportiva. Com mais ou menos intensidade, dependendo de cada corpo, as vantagens são extraordinárias porque o esporte equilibra o físico com o mental. Aí sobra energia e disposição para as tarefas do dia a dia, como também é ativa a prevenção de doenças”, afirma.
Esporte como instrumento de união
A Virada Esportiva Campinas é um modelo concreto, já testado com sucesso, para possibilitar a interação do serviço público com a iniciativa privada, e as comunidades organizadas da cidade numa grande parceria voltada para a saúde, tendo o esporte como ferramenta. Espalhar por todas as regiões da cidade a importância deste evento de grande é missão que necessita do envolvimento de todos.
Essa união em prol do esporte é destacada pelo coordenador de eventos da secretaria de Esportes e Lazer, Osmir Alves: “estamos contatando os nossos parceiros nas mais diversas modalidades para nos ajudarem a fazer uma Virada Esportiva marcante. Convido todos a fazerem parte dessa festa que acontecerá nas quadras, praças, clubes e centros esportivos. Somente algumas provas precisam de inscrições, a maioria é gratuita, espontânea. Vai ser chegar e participar. E a ideia é formar uma grande corrente por hábitos saudáveis, pela qualidade de vida, através do esporte” concluiu.
A organização da Virada está agilizando providências para garantir condições de participação às pessoas das mais variadas faixas etárias, das crianças aos idosos. A acessibilidade também será assegurada para participantes com deficiência.
A programação para os três dias de atividades continua recebendo adesões de clubes, entidades esportivas, comunidades, profissionais de Educação Física, equipes e todos os interessados em celebrar o Esporte.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare