Connect with us

Geral

Violas e Violinos: do sertanejo ao erudito com emoção, qualidade e beleza

imagem 199

Imagine ouvir “Pagode em Brasília”, do antológico violeiro Tião Carreiro, e de repente a música acaba e, no mesmo ritmo, começa a soar a “Sinfonia 40 de Mozart”? Em seguida, vem a brejeira “Rancho Fundo” para, na sequência, seus ouvidos serem acariciados pela romântica “Primavera de Vivaldi” na levada de uma autêntica toada sertaneja, com as violas caipiras acompanhando os violinos na maravilhosa música barroca.


É assim a Violas e Violinos, uma orquestra caipira que vai se apresentar no domingo, 21 de agosto, às 18h, no Teatro Municipal Castro Mendes, como atração da Virada SP 2022 Campinas. O grupo é formado por seis violinos e seis violas, mais um grupo de apoio composto por sanfona, flauta, violão, contrabaixo “de pau” e um cajon – instrumento de percussão criado no Peru colonial, onde os escravos africanos, separados de seus instrumentos de percussão, usavam caixas de madeira e gavetas para tocarem seus ritmos.


A entrada é gratuita, mas será preciso retirar ingressos na bilheteria do teatro, que serão liberados somente uma hora antes de cada apresentação. Não haverá lugar marcado, a entrada será por ordem de chegada, até a capacidade do local.

Advertisement


O comando e os arranjos da Violas e Violinos são do Maestro Agenor Ribeiro Netto, que colocou no trabalho sua enorme experiência como maestro do festival Viola de Todos os Cantos, da EPTV, mais a regência das orquestras Sinfônica de Poços de Caldas e Jazz Sinfônica de S. João da Boa Vista. Tudo somado aos 11 anos à frente do musical Sinfonia das Águas. Nesta orquestra ele não rege: toca sua sanfona.


Segundo os promotores da apresentação a orquestra caipira oferecerá “uma sonoridade única, nunca ouvida neste País, um espetáculo feito para literalmente emocionar desde pessoas mais simples às de grande cultura. E mais que tudo isto: levando Cultura a todos”.


No repertório, estarão sucessos como Quinta Sinfonia de Beethoven/Rio de Lágrimas; Evidências/9ª de Beethoven; Tocando em frente/Mercedita, e outras obras consagradas.

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare