Connect with us

Geral

Vigilância autua clínica médica, interdita bar e tabacaria em ações de 6ª

imagem 221

Na tarde e na noite de sexta-feira, dia 26 de março, o Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa) fiscalizou mais de 20 estabelecimentos em Campinas para o controle e prevenção da Covid-19. As ações ocorreram a partir de denúncias. Uma clínica médica foi autuada, um bar e tabacaria foi interditado.

No período da tarde, as equipes percorreram o Distrito de Nova Aparecida, na região Norte da cidade, para verificar denúncias em serviços de saúde, como clínicas médicas. Também realizaram uma ronda para identificar Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) que não estariam regularizadas e/ou cadastradas nos órgãos municipais.

Uma clínica médica popular foi autuada por não manter o distanciamento preconizado entre os guichês de atendimento. Não foi identificado local de abrigamento de idosos desconhecido.

Advertisement

A Vigilância em Saúde ressalta que a população pode ajudar na identificação de entidades que abrigam idosos e que ainda não receberam uma equipe de vacinação. As informações podem ser fornecidas pelo telefone 156.

Já na ação noturna, foram fiscalizados 19 estabelecimentos com atividades distintas, tais como lanchonetes, mercados, lojas de sapatos e de roupas, cafeterias, lojas de suplementos alimentares e de produtos naturais, bares, food trucks e pet shop.

Um bar e tabacaria foi interditado por desrespeitar a regra que estabelece o funcionamento apenas de serviço essencial e também infringir as regras por falta de uso de máscaras por funcionários e clientes, compartilhamento de narguilé entre clientes e aglomeração de pessoas. O local apresentava alto risco de transmissão da Covid-19.

Advertisement

Nessa ação noturna, os fiscais percorreram os bairros Nova Europa, Swiss Park, Jardim do Trevo e Jardim Campos Elíseos. A força-tarefa começou com as equipes da Vigilância Sanitária e Guarda Municipal e, após as 20h, houve o reforço da equipe da Secretaria Municipal de Planejamento e Urbanismo.

As ações foram planejadas para atender denúncias recebidas pelo Sistema 156 e pelo 0800-771 3541, canal de denúncias Estadual. Além disso, também foram fiscalizados outros estabelecimentos no trajeto.
Com a inclusão de Campinas na fase emergencial do Plano São Paulo, as ações da Vigilância Sanitária e demais órgãos de fiscalização têm sido intensificadas no município. Mas é fundamental a participação da população nas denúncias. Festas e eventos estão proibidos. É importante ficar em casa o maior tempo possível e só sair para atividades essenciais.

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare