Connect with us

Geral

Vibe promove rodas de conversas com jovens aprendizes da Prefeitura

imagem 27

 

Os jovens aprendizes que fazem parte do programa Vibe  (Vivências, Integração, Bem-Estar e Educação Profissional) participaram na última sexta-feira, 1º de julho, de rodas de conversa sobre temas diversos. Nesta edição, os encontros reúnem jovens que estão chegando na Prefeitura agora e os que estão encerrando a passagem pelo programa.

“As rodas sempre me fizeram muito bem. Nelas eu consegui me abrir, falar sobre o que eu sentia, meu trabalho, minha família”, disse a jovem Lívia Martins, que já participou de quatro rodas. “O pessoal é muito acolhedor e nós criamos um laço forte, o que foi muito importante”, completou.

Advertisement

A novata Layanne Gabrielly Martins, de 16 anos, também aprovou a iniciativa. “Eu gostei muito de conversar sobre os temas que trouxeram pra gente”, disse.

Entre os assuntos abordados durante o encontro estavam sexualidade, família, vocação profissional, drogas e bullying. “Os encontros são muito ricos, porque os jovens trazem muitas experiências para compartilhar. Hoje eu proporcionei uma dinâmica inicial onde os adolescentes que estão chegando falavam sobre suas expectativas, e os que estão saindo contavam as experiências adquiridas dentro do VIBE”, disse Oscar Fonsechi Neto, um dos responsáveis pelo programa.

Gislaine Xavier entende que os jovens precisam conversar entre eles, compartilhar suas vivências para entender um pouco mais da vida. “É uma roda que faz todo mundo se sentir acolhido”.

Advertisement

Poder falar, se expressar sem julgamentos é um ponto positivo apontado por Haysla Heitmann “Eu pude falar o que pensava sobre diversas coisas, compartilhar o que eu pensava. Isso é muito importante”.

Já Matheus Felix Bueno, além de aprovar a iniciativa, quer levar os assuntos discutidos para outros espaços. “Eu gostei demais dos assuntos que foram tratados. Depois da roda, despertou em mim o desejo de falar sobre esses assuntos para outras pessoas”, disse.

Vibe

Advertisement

O programa Vibe está sendo desenvolvido em quatro pilares: Direitos Humanos e Respeito às Diferenças; Valorização da integração interpessoal no trabalho; Valorização das atribuições e tarefas que serão exercidas; e Busca pelo aprendizado e qualificação.

Participam jovens aprendizes com idade a partir de 16 anos, que permanecem no programa por um ano e cinco meses.

Para os jovens, o Vibe visa promover a valorização das aptidões e interesses; proporcionar maior integração; oferecer capacitações, cursos e palestras; funcionar como um serviço de acolhimento e escuta qualificada. Também entrega, ao final, o selo “Vibe Aprendizado”, certificando a passagem do jovem pelo programa.

Advertisement

O programa também tem ações voltadas para os orientadores e para as empresas, que receberão o selo “Vibe Parceiros” quando promoverem algum tipo de incentivo aos jovens – como concessão de bolsas de estudos, por exemplo – e também para as que os contratarem depois que concluírem o Vibe.

 

 

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare