Connect with us

Geral

Vereadores são apresentados às políticas para pessoas com deficiência

imagem 134 scaled

Os vereadores Jair da Farmácia e Marrom Cunha estiveram na manhã desta segunda-feira, dia 19 de julho, na Secretaria Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos de Campinas para conhecer as políticas públicas da Pasta para pessoas com deficiência.

 

 

Advertisement

 

 

 

Advertisement

“É sempre bom e importante divulgar os serviços que prestamos à população. Nossas políticas de inclusão visam atender as necessidades das pessoas com deficiência e queremos muito mostrar nossos esforços nesse sentido”, afirmou Vandecleya Moro, secretária municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos de Campinas.

 

 

Advertisement

 

 

 

Advertisement

O Departamento de Políticas para Pessoas com Deficiência é dividido entre o Centro de Referência da Pessoa com Deficiência (CRPD), a Central de Interpretação de Libras (CIL) e a Coordenadoria de Acessibilidade Arquitetônica (CAA).

 

 

Advertisement

 

 

 

Advertisement

Segundo dados do IBGE de 2010, Campinas tem 1,1% da sua população com alguma forma de deficiência intelectual ou mental; 4,5% têm alguma deficiência auditiva; 5,9% têm alguma deficiência motora e 16,8% têm alguma deficiência visual.

 

 

Advertisement

 

 

 

Advertisement

O Centro de Referência da Pessoa com Deficiência (CRPD) realiza o atendimento psicossocial para as pessoas com deficiência e suas famílias, dando orientações sobre direitos. Desenvolve também a articulação com a rede para os devidos encaminhamentos, de forma que as ações sejam feitas nos territórios, nas regiões de moradia dos atendidos. O CRPD promove também ações afirmativas para estimular a autonomia e diminuir as barreiras atitudinais que impedem a inclusão da PcD na sociedade. Com o surgimento da pandemia, os atendimentos registraram uma queda em relação aos anos anteriores.

 

 

Advertisement

 

 

 

Advertisement

A Central de Interpretação de Libras (CIL) realiza o atendimento ao público surdo ou com deficiência auditiva (D.A.), intermediando a sua comunicação com os demais serviços públicos. Os atendimentos das intérpretes podem ser feitos de forma presencial ou remota, com ou sem a presença do surdo na CIL.

 

 

Advertisement

 

 

 

Advertisement

A Coordenadoria de Acessibilidade Arquitetônica (CAA) realiza as vistorias nos imóveis públicos ou de uso público para verificação e orientação quanto às normas de acessibilidade. Analisa também os projetos das obras de construção e reformas dos prédios públicos municipais para orientação no que diz respeito à acessibilidade arquitetônica.

 

 

Advertisement

 

 

 

Advertisement

O Departamento de Políticas para Pessoas com Deficiência oferece o Cartão Bem Acessível, documento de identificação da pessoa com deficiência que facilita o acesso prioritário aos serviços públicos municipais. É necessário para as deficiências não aparentes e tem validade de seis meses a dois anos. 

 

 

Advertisement

 

 

 

Advertisement

Há também o programa Emprega Bem, plataforma digital on-line que aproxima as empresas dos profissionais com deficiência. O propósito é estimular a autonomia da pessoa com deficiência em busca de uma (re)colocação no mercado de trabalho. Também orienta as empresas sobre as deficiências e a inclusão, e as pessoas com deficiência sobre o mercado de trabalho e qualificação profissional.

 

 

Advertisement

 

 

 

Advertisement

O Departamento de Políticas para Pessoas com Deficiência promove também ações afirmativas, eventos, caminhadas, workshops e demais participações nos mais variados espaços. O objetivo é destacar a temática da pessoa com deficiência e também incentivar a instalação de playgrounds híbridos para estimular a convivência entre crianças com e sem deficiência, promovendo a inclusão e a consolidação de políticas públicas transversais dentre as mais diversas áreas, dando visibilidade para o protagonismo da pessoa com deficiência.

 

 

Advertisement

 

 

 

Advertisement

 

 

 

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare