Connect with us

Geral

Verão Vivo e ciclofaixa são opções de lazer para o feriado prolongado

Publicado

em

O “Verão Vivo” e a ciclofaixa de lazer Taquaral / Norte-Sul são boas opções de lazer saudável para quem estiver em Campinas, durante o feriado prolongado de Nossa Senhora da Conceição, Padroeira do município, comemorado no dia 8 de dezembro. Na sexta-feira e no domingo, 8 e 10 de dezembro, o “Verão Vivo” ocorre no período das 7h até as 14h.

 

Nos mesmos dias (8 e 10 de dezembro), a ciclofaixa Taquaral / Norte-Sul estará em operação no período das 7h até as 13h. O percurso abrange o entorno da Lagoa do Taquaral e da Praça Arautos da Paz, além de trecho na Avenida José de Souza Campos (Norte-Sul). A ciclofaixa de lazer do Ouro Verde não estará em operação.

 

O “Verão Vivo” consiste na abertura da pista interna da Avenida Dr. Heitor Penteado, no entorno da Lagoa do Taquaral e da Praça Arautos da Paz, para atividades recreativas. De terça até sexta-feira: das 19h até as 22h. Sábados: das 16h até as 21h. Domingos e feriados: entre 7h e 14h.

 

O bloqueio viário é realizado pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec). Agentes da Mobilidade Urbana da Emdec acompanham a operação “Verão Vivo” e a ciclofaixa de lazer, operacionalizando o trânsito.

 

 

Geral

Inovação: certificado do Via Rápida Empresarial é expedido em um dia

Publicado

em

Por

Uma parceria firmada entre as secretarias municipais de Planejamento e Urbanismo (Seplurb) e Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo (SDEST) trouxe celeridade para a emissão de Certificado de Licenciamento Integrado (CLI) no Via Rápida Empresarial. Atualmente a licença é emitida em um dia. Antes disso, tudo era feito manualmente e demorava de cinco a seis dias. 

 

A inovação neste processo usa a  ferramenta de geoprocessamento, tecnologia  que possibilita automatizar todas as etapas do fluxo de análise de viabilidade de abertura de empresas.  “Esse é mais um ponto positivo para a retomada da economia neste período de pandemia em que todos precisam se restabelecer,  voltar suas atividades comerciais e garantir geração de emprego e renda”, comentou os secretário da Seplurb, Renato Mesquita. 

 

Cerca de três mil processos que estavam represados, em agosto de 2020, aguardando análise para abertura das empresas, foram analisados com a implementação da nova tecnologia e consequente refinamento de dados.

 

Com isso, no último dia 8 de janeiro, todo o estoque de processos foi zerado. “Esta ação repercute positivamente, pois possibilita que as empresas tenham as informações disponibilizidas pela Prefeitura de Campinas em 24 horas”, destacou Mesquita.

 

Solicitação do CLI

 

A solicitação do Certificado de Licenciamento Integrado (CLI) ocorre via Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp), que recebe o pedido e encaminha a solicitação para diferentes órgãos públicos: Cetesb, Corpo de Bombeiros, Prefeitura e demais áreas afins. Cada órgão avalia e dá seu parecer e quando há validação de todos a Jucesp emite o CLI e dá o alvará de funcionamento.

 

O papel da Prefeitura na agilidade dos dados, utilizando a informatização das informações, permite a emissão da viabilidade do processo em menos de 24 horas. Para um exemplo prático, a diretora do Departamento de Planejamento escolheu, aleatoriamente, um processo que entrou no último dia 19 de janeiro, às 10h17. Os dados estavam totalmente verificados às 11h12 e a verificação do zoneamento ocorreu às 11h18. Às 6h53 o processo foi concluído e foi emitida a viabilidade para o interessado.

Continue Lendo

Geral

Falta de água em diversos bairros de Campinas

Publicado

em

Por

A Sanasa divulgou, em sua conta no Facebook, que haverá falta de água em diversos bairros de Campinas entre os dias 27 e 28 de janeiro, das 8h às 17h. Tudo para realização de serviços de capeamento de redes e outras melhorias.

Amanhã, o fornecimento será afetado nos seguintes bairros:

  • Jardim Paulicéia;
  • Núcleo Residencial Anchieta;
  • Jardim Garcia;
  • Vila Castelo Branco;
  • Conjunto Habitacional Padre Manoel de Nóbrega;
  • Conjunto Habitacional Parque dos Eucaliptos;
  • Jardim Irene;
  • Parte do Jardim Campos Elíseos.

Dia 28, será a vez da Chácara Cruzeiro do Sul.

A empresa recomenda que moradores e comerciantes façam a reserva antecipada de água, para evitar possíveis dificuldades neste período.

  • A POPULAÇÃO

Depois da postagem, diversas pessoas foram pedir satisfação sobre a falta de água em bairros como Jardim Chapadão, Jardim Santa Mônica, Costa e Silva e o Jd. São Marcos.

A maioria destes comentários foram respondidos pela Sanasa, mas outros, até o momento desta matéria, estavam sem um parecer.

E você, será afetado com esta falta de água em diversos bairros de Campinas? Comente com a gente.

Continue Lendo

Geral

Escola de Governo divulga programação com oito atividades

Publicado

em

Por

A Escola de Governo e Desenvolvimento do Servidor (EGDS), órgão ligado à Secretaria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, divulgou a programação com as primeiras atividades previstas para este ano. 

 

 

A programação completa pode ser conferida na plataforma www.ead.campinas.sp.gov.br. As atividades são realizadas com aulas on-line. O curso Noções Práticas de Direito para Servidores será EAD (Educação a Distância). 

 

 

Para a secretária de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, Eliane Jocelaine Pereira, a EGDS desenvolve um papel cada vez mais importante na formação e no desenvolvimento dos servidores. “A Escola de Governo conquistou, ao longo dos anos, um espaço importante na Prefeitura. Nosso objetivo é ampliar a grade de cursos e também as parcerias com outras secretarias”, explicou. 

 

 

A secretária contou que dentro do Plano de Ação dos 100 Primeiros Dias de Governo já existem alguns desafios para a EGDS. “O primeiro é o desenvolvimento de uma capacitação voltada para a população em situação de rua participante do Programa Mão Amiga: Parceiros da Cidade. Neste primeiro curso, que será feito em parceria com a Secretaria do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, a ideia é capacitar os bolsistas em cuidados de animais”, explicou. 

 

 

O segundo desafio será o fortalecimento de uma grade de cursos nas temáticas de Direitos Humanos, que serão fundamentais para a construção das políticas de inclusão, proteção, reconhecimento e estímulo aos servidores negros, mulheres e com deficiência. “Essas capacitações permitirão a formação de bases sólidas necessárias para a implantação de medidas administrativas e estratégicas que estimulem a maior participação desses servidores em cargos de liderança”, completou.

 

 

Com exceção do Programa de Integração de Novos Servidores, que é voltado exclusivamente para os profissionais que acabaram de ingressar na Prefeitura, os demais cursos são abertos a todos os servidores.  

 

 

Cursos oferecidos pela EGDS:

 

 

Nesta primeira programação, a Escola oferece aos servidores as seguintes opções:

 

 

 

Introdução a Educadores: orientação sexual infantil

 

Capacitação de Multiplicadores de Segurança Alimentar – curso 1

 

Noções Práticas de Direito para Servidores

 

Oficina de Exercícios Sistêmicos

 

Aposentadoria: bem ou mal necessário 

 

Toques para o bem-estar – aprofundamento

 

Reiki ao alcance de todos

 

Gramática Básica

 

 

“Com a pandemia, ampliamos nossas ofertas de cursos a distância para que os servidores possam continuar suas capacitações”, explicou a coordenadora da Escola, Marisa Córdoba. “Investimos com a expectativa de que os servidores tenham um excelente aproveitamento dos conteúdos.

 

 

A coordenadora também destacou que “o servidor deve ficar atento à obrigatoriedade de presença nas aulas on-line e se dedicar ao máximo, porque as capacitações são todas planejadas e preparadas pelos instrutores parceiros com muito profissionalismo e dedicação”. 

 

 

Mais informações sobre a programação ou cursos específicos estão disponíveis na plataforma www.ead.campinas.sp.gov.br . Em caso de dúvidas, o servidor pode entrar em contato com a EGDS pelos telefones 2515-7130/ 2515-7131 ou pelo e-mail egds.secretaria@campinas.sp.gov.br .

Continue Lendo









<





Populares