Connect with us

Geral

Veículos destruídos são alertas na campanha Beber e dirigir pode matar

imagem 13

A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas
(Emdec) lançou nesta sexta-feira, 1º de julho, a campanha educativa “Beber e dirigir pode matar”. O objetivo é

conscientizar os motoristas sobre os perigos da combinação entre álcool e direção.
Na primeira ação da campanha, foram colocados motos e carros batidos em três locais da cidade, para alertar e sensibilizar quanto ao fator de risco: Avenida John Boyd Dunlop, no Cidade Satélite Íris; Praça Arautos da Paz, na região do Taquaral; e Rodovia Dr. Heitor Penteado (SP-81), no Bairro das Palmeiras.

Junto aos veículos, banners de 3 x 5 metros exibem as mensagens “A união de bebida e direção causou 22% das mortes no trânsito”, “Uma em cada 5 mortes no trânsito tem como fator de risco o álcool” e “1 em cada 3 motociclistas mortos estava alcoolizado”. São dados de 2021, do município. Os painéis destacam a frase “Nunca beba e dirija!”. Os banners educativos serão colocados perto da PUCC, na JBD, e da EMEF/EJA Professora Geny Rodriguez, na Avenida das Amoreiras.

Advertisement

A “Beber e dirigir pode matar” terá três etapas, no período de 1º de julho a 4 de setembro. Na próxima fase, de 15 de julho a 14 de agosto, após o período das instalações, haverá abordagens educativas em bares da cidade. E na terceira, de 15 de agosto a 4 de setembro, ocorrerão as blitze de fiscalização da Polícia Militar, articuladas com a campanha. A blitz da PM integra o Programa Direção Segura, que é coordenado pelo Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP).

Entre as peças de comunicação, estão previstos cartazes em ônibus, divulgações em pontos, faixas informativas, folheto digital para compartilhamento pelo WhatsApp, publicações nas redes sociais da Emdec e spot de rádio.

No ano passado, 44% das ocorrências fatais no trânsito de Campinas, quase a metade, foram causadas por dois fatores de risco: a mistura entre álcool e direção e o excesso de velocidade. É fundamental que toda a sociedade entenda e perceba as consequências. São caminhos sem volta”, alerta o presidente da Emdec, Vinicius Riverete.

Advertisement

A redução de veículos nas vias, na pandemia da covid-19, infelizmente foi acompanhada por mais comportamentos de risco, aumentando as ocorrências e sua gravidade”, observa o secretário municipal de Transportes, Fernando de Caires.

Não existe ‘nível seguro’: conduzir alcoolizado sempre prejudica a atenção, coordenação, visão, as decisões e o tempo de reação. Mesmo bebendo pouco, fica difícil, por exemplo, perceber ao mesmo tempo a via, as interseções, sinalizações, os usuários e veículos”, explica a gerente da Divisão de Educação para Mobilidade Urbana da Emdec, Roberta Mantovani.
A campanha tem o apoio da Iniciativa Bloomberg para Segurança Viária Global, da Guarda Municipal (GM), da Polícia Militar (PM) e do Detran.SP.

Sinistros
A Emdec também publicará hoje o sexto episódio da Série Sinistros
(www.emdec.com.br/SerieSinistros), realizada em parceria com o grupo “O que te assombra?”, o Programa Vida no Trânsito, a Secretaria Municipal de Saúde e a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

Advertisement

A série traz relatos ilustrados de ocorrências de trânsito fatais registradas no município em 2021, para orientar sobre segurança viária e conscientizar a população. O episódio desta sexta-feira conta a história de uma colisão em que a vítima estava sob efeito de substâncias psicoativas, na Avenida Prestes Maia.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare