Connect with us

Geral

Vacinados passam de 33 mil, atingindo profissionais da saúde e idosos

Publicado

em

Mais de 33,1 mil pessoas foram imunizadas contra a Covid-19 em Campinas até a manhã desta sexta-feira, 5 de fevereiro. Os dados foram divulgados durante transmissão ao vivo pela internet nas redes sociais do prefeito Dário Saadi.

“A vacinação está indo bem. Foram vacinados praticamente todos dos profissionais ligados à assistência da saúde e felizmente já começamos a vacinar os maiores de 90 anos. A vacinação dos idosos que vivem em instituições também está transcorrendo normalmente”, disse o secretário de Saúde, Lair Zambon.

De acordo com ele, atualmente, cerca de 3% da população de Campinas, que é de 1,2 milhão, foi vacinada. “Gostaríamos de lembrar que 3% da população é um dos maiores índices do Brasil, principalmente quando a gente se compara com grandes cidades. Outro fator importante é que esses 3% são pessoas de grande risco e espero que isso, brevemente, passe a significar uma diminuição no número de doentes graves na cidade”, afirmou o secretário.

O prefeito ressaltou que a vacinação está sendo feita de acordo com o Plano Nacional de Imunização, do Ministério da Saúde. “As profissões que nós colocamos na lista de vacinação não são definidas pela Prefeitura de Campinas. Nós seguimos as determinações do Ministério da Saúde e, consequentemente, da Secretaria de Estado da Saúde. Isso faz parte do SUS e o Plano Nacional de Imunização é um dos grandes programas de vacinação do mundo. É reconhecido em todos os países como um dos melhores do mundo”, disse Dário Saadi.

Agendamento

O agendamento para vacinação continua, inclusive no final de semana. As informações podem ser obtidas pelo hotsite vacina.campinas.sp.gov.br lançado na sexta-feira, dia 22.

O site esclarece dúvidas sobre as vacinas e a atual campanha de vacinação na cidade. Também divulga a opinião de especialistas, notícias relacionadas ao assunto, cuidados com a doença, entre outros.

Geral

Região de Campinas é reclassificada e volta para fase laranja do Plano SP

Publicado

em

Por

O Governo do Estado reclassificou, nesta sexta-feira, dia 26 de fevereiro, a região de Campinas no Plano São Paulo. Com isso, a cidade volta para a Fase Laranja, em que shoppings, galerias, comércio e serviços em geral podem funcionar 8 horas por dia, entre 6h e 20h, com capacidade de 40%. A reclassificação vale a partir da próxima segunda-feira, 1º de março.

 

Nesta fase, os restaurantes e similares poderão funcionar das 6h às 20h, com 40% de ocupação. Neste momento, não haverá as 2 horas de tolerância. Já os bares não podem ter atendimento presencial, sendo permitida apenas retirada ou serviços de delivery. Demais atividades que gerem aglomeração continuam proibidas

 

A reclassificação também altera o funcionamento das escolas da rede privada. Na Fase Amarela, a capacidade em salas de aula era de 70%; na Laranja, cai para 35%. As atividades presenciais no ensino superior estão proibidas, com exceção dos cursos da área de saúde, que podem funcionar com capacidade de 100%.

 

O secretário de Justiça, Petter Panutto, explicou que na próxima segunda-feira, dia 1º, será publicado um decreto revogando a Fase Vermelha noturna na cidade. “Nós vamos revogar o decreto, porque na Fase Laranja os estabelecimentos só podem funcionar até as 20h”, disse.

 

Os serviços essenciais continuam autorizados a funcionar normalmente, entre eles farmácias, mercados, padarias, açougues, postos de combustíveis, lavanderias, meios de transporte coletivo; transportadoras, oficinas de veículos, hotéis, pousadas e outros serviços de hotelaria e pet shops.

 

Confira como ficam os serviços na Fase Laranja do Plano São Paulo:

SHOPPINGS E GALERIAS

Horário reduzido (8h) – entre 6h e 20h

Capacidade: 40%

Praças de alimentação – funcionamento de acordo com a categoria do estabelecimento.

 

COMÉRCIO

Horário reduzido (8h) – entre 6h e 20h

Capacidade: 40%

 

COMÉRCIO VAREJISTA DE MERCADORIAS: LOJAS DE CONVENIÊNCIA

VENDA DE BEBIDAS ALCOÓLICAS

Entre 6h e 20h

 

SERVIÇOS

Horário reduzido (8h) – entre 6h e 20h

Capacidade: 40%

 

CONSUMO LOCAL: RESTAURANTES E SIMILARES

Horário reduzido (8h) – entre 6h e 20h

Capacidade: 40%

 

CONSUMO LOCAL: BARES

Atividade não permitida

 

CLUBES

Horário reduzido (8h) – entre 6h e 20h

Capacidade: 40%, sem atividades coletivas

Piscinas: fechadas para recreação; abertas apenas para treinos em raias individuais.

 

PARQUES PÚBLICOS

Horário reduzido (8h) – entre 6h e 20h

Capacidade: 40%

 

SALÕES DE BELEZA E BARBEARIAS

Horário reduzido (8h) – entre 6h e 20h

Capacidade: 40%

 

ACADEMIAS DE ESPORTES DE TODAS AS MODALIDADES E CENTROS DE GINÁSTICA

Horário reduzido (8h) – entre 6h e 20h

Capacidade: 40%

 

EVENTOS, CONVENÇÕES E ATIVIDADES CULTURAIS

Horário reduzido (8h) – entre 6h e 20h

Capacidade: 40%

 

DEMAIS ATIVIDADES QUE GERAM AGLOMERAÇÃO

Não são permitidas

Continue Lendo

Geral

Sanasa faz reparo na Avenida Norte-Sul2

Publicado

em

Por

A Sanasa informa que nesta sexta-feira, 26 de fevereiro, os técnicos estão executando um reparo emergencial na Avenida José de Souza Campos (Norte-Sul), na altura do número 1.000, sentido Cambuí-Taquaral, devido ao rompimento da Subadutora Zona Sul Taquaral.
Por este motivo, o fornecimento de água foi suspenso para os seguintes bairros: Nova Campinas, Chácara da Barra, Alto da Barra, Cambuí, Novo Cambuí, Flamboyant, Jardim Carlos Gomes, Jardim Planalto, Jardim Columbia, Jardim Lúmen Christ, Vila Stanislau e Jardim Bom Retiro.
Os registros foram fechados às 11h10 e a previsão é que o fornecimento seja normalizado a partir das 22h.

Continue Lendo

Geral

Saúde abre vacinação para maiores de 80 anos. Agendamento começa amanhã

Publicado

em

Por

A nova etapa da vacinação contra a Covid-19 em Campinas, agora para pessoas com mais de 80 anos de idade, tem início na próxima segunda-feira, 1º de março. O agendamento para este grupo começa neste sábado, dia 27 de fevereiro, a partir das 9h, no site www.vacina.campinas.sp.gov.br . O anúncio partiu do prefeito Dário Saadi, durante transmissão ao vivo pelas redes sociais, na tarde desta sexta-feira, dia 26.
O município recebeu ontem 13.650 doses da vacina da Astrazeneca/Oxford. A previsão é aplicar a primeira dose em aproximadamente 12 mil pessoas com idades entre 80 e 84 anos. O agendamento deve ser feito prioritariamente pelo site. Quem não tiver essa possibilidade, pode ligar para o telefone 160 que, no entanto, não funciona aos finais de semana, mas estará disponível a partir de segunda-feira.
O prefeito reforçou que a quantidade de vacinas recebida nesta semana é suficiente para vacinar esse grupo de idosos. Ele também destacou que “o ritmo da vacinação está indo muito bem em Campinas”. “Tenho passado frequentemente nos centros de imunização para acompanhar, pessoalmente, o trabalho da equipe de vacinação. Por isso, aproveito para agradecer o empenho de todos que estão se dedicando firmemente para vacinar a população da cidade de Campinas”, afirmou.
Para vacinar os idosos com idade entre 80 e 84 anos, serão abertos dois centros de imunização. Um deles na Casa da Criança Paralítica, que fica na Rua Pedro Domingos Vitali, 160, no Parque Itália, e outro no Clube Círculo Militar, localizado na Avenida Getúlio Vargas, 200, no Jardim Chapadão.
Os postos irão funcionar, nos dias úteis, das 8h às 22h, e aos finais de semana, das 8h às 18h. Para ser imunizada, a pessoa precisa agendar previamente e, no dia e horário agendados, comparecer ao local apresentando documento com foto e comprovante de endereço.
Os outros dois locais de imunização – Centro de Vivência do Idoso e o Caic Zeferino Vaz – continuam aplicando a 2ª dose para os profissionais de saúde e para pessoas acima de 85 anos. As vagas remanescentes destes locais serão disponibilizadas para aplicação da 1ª dose para o grupo de idosos a partir de 80 anos.
A diretora do Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa), Andrea Von Zuben explicou que o município manterá o mesmo esquema de vacinação que, além de estar sendo bem sucedido, tem sido elogiado. “Campinas está sendo elogiada pela organização e por ser uma das cidades com maior velocidade de aplicação de vacinas. Por isso, reforço que não adianta ir até os postos de vacinação sem agendamento. Só serão vacinados os idosos que agendaram horário”, detalhou.
A diretora lembrou ainda que a partir de segunda-feira, o município vai  ampliar bastante a capacidade vacinal, com a abertura de mais dois centros de imunização. Também haverá alteração no site de agendamento.
Vamos ampliar de dois para quatro os postos de vacinação. Isso vai aumentar muito a nossa capacidade de atendimento. No site, que estará liberado para agendamento a partir das 9h deste sábado, haverá a opção de vacinação no carro para idosos com mobilidade reduzida”. No entanto, a diretora destacou que “essa opção pode demorar mais porque apenas o centro de imunização da Casa da Criança Paralítica estará disponível para atender em sistema drive thru”.
Centros de Imunização
Centro de Vivência do Idoso
Endereço: Avenida Dr. Heitor Penteado, s/n – Portão 5 da Lagoa do Taquaral
Emef Caic Zeferino Vaz
Endereço: Rua José Augusto de Mattos, s/n – Parque Residencial Vila União
Casa da Criança Paralítica
Endereço: Rua Pedro Domingos Vitali, 160 – Parque Itália
Clube Círculo Militar
Endereço: Avenida Getúlio Vargas, 200 – Jardim Chapadão

Continue Lendo









<





Populares