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UPA Campo Grande amplia em quase cem por cento número de atendimentos

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O número de pacientes atendidos na UPA Campo Grande, que desde janeiro passou a ter médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e assistentes sociais fornecidos por entidade sem fins lucrativos, cresceu 97,7% na comparação entre novembro de 2021 e maio deste ano.

Em novembro, antes das mudanças implementadas pela Rede Mário Gatti de Urgência, Emergência e Hospital com a contratação da entidade sem fins lucrativos Associação Beneficente Cisne, a UPA atendeu 5.712 pacientes. Já em maio, 11.296, praticamente o dobro.

Os procedimentos de enfermagem, como a aplicação de medicação, subiram de 7.924 para 10.542, um aumento de 33%; a aferição de pressão arterial cresceu 91,4% (de 4.376 para 8.376), enquanto raio x de tórax cresceu 43%, de 570 para 814 procedimentos. O crescimento ocorreu em função de pacientes com sintomas respiratórios e também com outras queixas, que passaram a buscar a unidade com a melhora na estrutura de atendimento.

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Além das melhorias à população, como o aumento no número de pacientes atendidos, redução do tempo de espera e cobertura de forma contínua das escalas dos profissionais, projetos puderam ser implantados para a melhoria dos processos de trabalho.

Em parceria da Associação Beneficente Cisne com a UniHealth, que faz a gestão de insumos e medicamentos da Rede Mário Gatti, foi implantada a rastreabilidade das medicações do carrinho de parada, dispensação de medicação por paciente para a sala de medicação, e criação e dispensação de kits de cateter venoso central, sonda vesical, intubação orotraqueal, drenagem de tórax e kit parto.

Essas ações de monitoramento e controle trouxeram resultados em termos de organização da unidade, que não conta mais com estoques descentralizados nas salas de medicação e retaguarda, e trouxe redução importante nos custos com medicamentos e materiais utilizados.
As mudanças geraram impactos positivos na assistência, com redução do tempo de preparo, menos manipulação, aumento na biossegurança da equipe e de pacientes. Está em andamento a instalação de uma sala para capacitação e treinamentos que será utilizada pela equipe multidisciplinar, inclusive para treinamentos realizados pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

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