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Unicamp convida alunos de colégio técnico e ensino médio regular para competição de empreendedorismo

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Depois de desafiar os alunos de graduação e pós-graduação a desenvolverem modelos de negócio para as patentes da universidade, a Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) convida agora estudantes de colégios técnicos e ensino médio regular de todo o Brasil a participarem do Programa Inova Jovem 2017, uma competição de empreendedorismo baseada nas ideias de negócio propostas pelos próprios alunos. As inscrições são gratuitas e seguem até o dia 17 de agosto.

A competição dura quatro meses. O primeiro evento da competição será o Workshop de Inovação, que está agendado para o dia 19 de agosto, a partir das 8h30, na Unicamp. No dia, os estudantes serão capacitados nas metodologias de Design Thinking e Lean Canvas.

“O Programa canaliza toda a energia que os jovens têm para os projetos. Esse é um aproveitamento eficiente desse entusiasmo que eles trazem para a competição. A partir disso, mais do que desenvolver a cultura empreendedora, o programa demonstra a cada etapa que o empreendedorismo é também uma opção de carreira para esses alunos”, avalia o diretor-executivo da Agência de Inovação Inova Unicamp, Newton Frateschi.

Depois dessa etapa, os estudantes devem fazer a primeira entrega do Canvas, que passará pela avaliação de uma banca, responsável por selecionar os 20 melhores projetos. A partir daí as equipes ganham um mentor empresarial, que irá acompanha-los durante a competição, trazendo uma visão de mercado para a equipe. Haverá uma segunda entrega do Canvas, que determinará as seis equipes finalistas da competição desse ano. Todos os aprovados para a final passarão por um treinamento de Pitch. A equipe vencedora ganha até R$ 5 mil (R$ 1 mil para cada integrante) e certificado de participação.

Para se inscrever, as equipes devem ter de três a cinco integrantes, entre 14 e 21 anos, regularmente matriculados em colégios técnicos ou ensino médio regular do Brasil. No formulário, os participantes já devem definir o nome de sua equipe na competição, descrever (em até 200 palavras) sua ideia de negócio e compartilhar o link do YouTube para um vídeo de até dois minutos sobre a ideia de negócio.

Informações adicionais sobre a competição e o regulamento estão disponíveis no site: www.inova.unicamp.br/inovajovem

Anote na agenda!
Etapas do Programa Inova Jovem:
Inscrições: Até 17 de agosto
Workshop de Inovação: 19 de Agosto
Entrega do 1º Canvas: 3 de Setembro
Entrega do 2º Canvas: 8 de Outubro
Treinamento de Pitch Online: 27 de Outubro
Final da Competição: 9 de Novembro

Programa Inova Jovem 2017

O Programa Inova Jovem é uma competição de empreendedorismo, idealizada pela Agência de Inovação Inova Unicamp e destinada aos alunos dos Colégios Técnicos e de Ensino Médio regular de todo o Brasil. Este ano, patrocinam o programa: Embraer, Banco do Brasil, 3M e MATERA Systems. Apoiam o evento Expo Ensino e Liga Empreendedora da Unicamp.

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Papel dos museus no período pós-pandemia será abordado em live gratuita

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“Museus: perdas e recomeços”. Esse é o tema de uma live que será realizada pelo Museu da Cidade na quarta-feira, 22 de setembro, às 19h, pelo’ canal do Youtube ‘Cultura Abraça Campinas’. O tema instiga os museus a refletirem sobre seu papel acolhedor e como instituições de apoio social para os recomeços que teremos que enfrentar na situação (pós) pandêmica. O evento tem apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

 

 

Quem quiser certificado de participação deve se inscrever por e-mail [email protected] Quem desejar apenas assistir, não precisa fazer inscrição.

 

 

O tema foi proposto pela “Primavera dos Museus”, um programa de incentivo à reflexão e visibilidade dos museus nacionais, realizado pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM). Todos os anos, o Museu da Cidade participa do programa e, em 2021, convidou duas profissionais da área de museus no campo educativo: Mila Chiovatto e Jurema Sampaio.

 

 

A palestrante Mila Chiovatto abordará o tema “Educação Museal durante e depois da pandemia: o que aprendemos?”, trazendo suas experiências a partir do Núcleo de Ação Educativa da Pinacoteca de São Paulo e contando como se deu a atuação nesse período de pandemia. A apresentação abrangerá questões como: Quais perdas foram mais sensíveis? E quais aprendizados podemos ter a partir do cenário dado?

 

 

A palestrante Jurema Sampaio falará sobre “Criatividade e Inovação na gestão de espaços de arte/educação”. Ela fará uma análise sobre o aumento da quantidade de espaços que oferecem oportunidades de vivenciar a arte, a adultos e crianças.

 

 

Segundo a palestrante, projetos sociais, museus, galerias, empresas e clubes vêm investindo em criar espaços e proporcionar várias iniciativas na área. Ela acredita que as atividades de Arte/Educação devem se fortalecer em diversos tipos de espaços, além da escola. A proposta é refletir sobre a relação entre a gestão dos espaços de arte/educação e a respeito de quem são os profissionais de ensino de arte, como se preparam e onde atuam.

 

 

Sobre as palestrantes

 

 

Mila Chiovatto é graduada em Educação em Artes pela Faculdade de Comunicação da Universidade Mackenzie, Mestre em Ciências da Comunicação (ECA-USP). Foi professora de História da Arte na Faculdade de Comunicação da Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP). Participou da equipe do Núcleo Educação e coordenou os atendimentos educativos da XXIV Bienal de São Paulo; coordenou as ações educativas das exposições De Picasso a Barceló, em 2001 e Artecidadezonaleste em 2002. Autora do projeto educativo da exposição Vistas do Brasil da Coleção Brasiliana – Fundação Estudar em 2004. Realizou exposições coletivas e individuais de seus trabalhos artísticos incluindo a galeria SESC – Paulista; Mostra SESC Ares e Pensares; Selecionados do Centro Cultural São Paulo; VII Salão da Bahia; Temporada de Projetos Paço das Artes e XXIV Salão de Arte Contemporânea de Ribeirão Preto. Consultora em projetos educativos em museus e em arte, é autora de publicações e materiais para público diverso em artes. Atualmente coordena o Núcleo de Ação Educativa da Pinacoteca do Estado de São Paulo desde 2002 e foi presidente do CECA-ICOM (Comitê de Educação e Ação Cultural do Conselho Internacional de Museus) de 2016 a 2019

 

 

Jurema Sampaio é doutora em Artes pela ECA/USP, Mestre em Artes Visuais pelo IA/UNESP com pesquisa sobre uso de Realidade Virtual por VRML para EaD em Artes Visuais; Especialista em Arte: Ensino e Produção, pela PUC Campinas com pesquisa sobre uso de Tecnologias Digitais para formação continuada de professores de arte. Licenciatura Plena em Artes Plásticas e Curta em Educação Artística, também pela PUC Campinas.

Pesquisadora colaboradora no IA UNICAMP, responsável pelas disciplinas de Elementos de Prática de Pesquisa e Gestão de Espaços de Arte/Educação. Empresária e consultora em User Experience, Criatividade, Inovação e Tecnologia Educacional com atuação em Formação de Professores: Inicial/Continuada e Comunidades Virtuais de Práticas Colaborativas. Editora-chefe da Revista Digital Art& e membro do conselho editorial das Revistas (in)Visibilidades, da Rede Iberoamericana de Educação Artística; e Ijeta, International Journal of Education through Art – IJETA, da International Society for Education through Art – INSEA. Temas e Interesses: Formação de professores de Arte; Criatividade, Inovação, Arte/Educação; Metodologia de Ensino e Pesquisa em Arte; Gestão em Arte/Educação; Educação à Distância em Artes Visuais. 

 

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Gestão e Desenvolvimento de Pessoas promove reuniões sobre eixos temáticos

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A Secretaria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas realizou nesta semana mais uma reunião para discutir os eixos temáticos que vão subsidiar o planejamento de ações voltadas para os servidores municipais. Os grupos que participam dos debates são compostos por servidores da Pasta, de diferentes áreas de atuação.

 

 

Embora os eixos contem com quatro temas, nos próximos meses os grupos vão se concentrar nas discussões sobre recrutamento e seleção de pessoal e qualidade do ambiente do trabalho, focando no teletrabalho.

 

Para a secretária da Pasta, Eliane Jocelaine Pereira, as discussões têm sido muito positivas. “Os servidores estão empenhados em estudar os temas e dar sugestões consistentes. É essencial esse processo participativo, porque as contribuições nascem do público-alvo das propostas”, explicou.
 

 

Com base em estudos técnicos temáticos, os Grupos de Estudos Intersetoriais vão contribuir para a elaboração da nova Política Municipal de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas; Implementação do Regime de Teletrabalho Permanente; e a Implementação das Políticas Afirmativas, que visam a inclusão, proteção, reconhecimento e estímulo dos servidores negros, indígenas, mulheres, pessoas com deficiência e LGBTQI.
 

Eixos debatidos

 

1 – Melhoria dos processos de recrutamento e seleção
Neste eixo, o foco é identificar possibilidades de melhoria nos processos de ingresso no serviço público, de maneira geral e para cargos de liderança. Serão abordados por este eixo: avaliação de perfil dos ingressantes; políticas afirmativas de recrutamento e seleção; cursos de formação para alguns cargos

antes da nomeação dos candidatos.

 

 

“Foi uma discussão muito produtiva, centrada na necessidade de planejamento e regramentos relativos às solicitações feitas pelas áreas para abertura de novos concursos”, disse Fábio Custódio, diretor de Apoio à Gestão e Projetos Integrados.

 

 

Ainda segundo o diretor, o grupo também apontou que é preciso avançar na questão dos prontuários digitais e a realização de remanejamentos de profissionais antes da abertura de novos concursos.

 

2 – Melhoria da qualidade do ambiente de trabalho
Debater experiências que melhorem o ambiente de trabalho dos servidores públicos, proporcionando satisfação com a atividade laboral e atendendo às necessidades individuais e organizacionais.

O grupo optou por priorizar os estudos e discussões sobre o teletrabalho.

 

 

Outros eixos que serão debatidos
 

 

3 – Melhoria dos processos de desenvolvimento humano
Debate focado no tema de formação, desenvolvimento e capacitação de servidores públicos.
 

4 – Melhoria dos processos de desenvolvimento de carreira
Debater como melhorar os processos de desenvolvimento de carreira e evolução funcional dos servidores. O objetivo é aumentar o desempenho do setor público municipal e gerar eficácia na prestação de serviços. Também visa ponderar a possibilidade de adoção de processo de avaliação de competências que contribua para a formação do banco de talentos e formação de banco de gestores.

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Entorno do Largo do Rosário será interditado para visita do governador

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Em função da vinda do governador do Estado, João Doria, ao município, com evento previsto no Centro, a Secretaria de Transportes (Setransp) e a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) realizarão uma operação especial de trânsito e transporte no entorno do Largo do Rosário. A ação será nesta sexta-feira, dia 17 de setembro. 

 

 

A chegada do governador está prevista para 10h30, para divulgação de plano de ações para a retomada econômica no Estado. A ação “Retomada SP” envolve parceria do Estado com a Prefeitura de Campinas e instituições diversas. No Largo do Rosário foram montadas tendas para atendimento à população. 

 

 

Os bloqueios viários serão realizados no período das 9h45 até as 12h. São oito trechos bloqueados para a circulação de veículos; e outros sete trechos fechados para a circulação de pedestres, com triagem feita pela Polícia Militar (PM). 

 

 

Bloqueios de veículos 

 

– Avenida Francisco Glicério x Avenida Benjamin Constant 

– Avenida Dr. Campos Sales x Rua José Paulino 

– Rua General Osório x Rua José Paulino 

– Rua Bernardino de Campos x Rua Barão de Jaguara 

– Rua Bernardino de Campos x Rua José Paulino 

– Rua Barão de Jaguara x Rua Conceição 

– Rua Dr. César Bierrenbach x Rua Dr. Quirino 

– Rua Regente Feijó x Avenida Benjamin Constant 

 

 

Bloqueios de pedestres 

 

– Avenida Francisco Glicério x próximo Rua Conceição 

– Avenida Francisco Glicério x Rua Bernardino de Campos 

– Avenida Dr. Campos Sales x Rua Regente Feijó 

– Rua General Osório x Rua Dr. Quirino 

– Rua General Osório x Rua Regente Feijó 

– Rua Barão de Jaguara x Rua Bernardino de Campos 

– Rua Barão de Jaguara x Rua Dr. César Bierrenbach 

 

 

Transporte público 

 

 

Os bloqueios viários vão alterar a operação do sistema de transporte público coletivo, na região. No eixo da Avenida Francisco Glicério serão impactadas oito linhas: 345; 346; 357; 359; 360; 361; 364; e 367. 

 

 

No eixo da Avenida Campos Sales, 36 linhas: 173; 230; 240; 244; 253; 265; 265.1; 271; 341; 342; 344; 349; 352; 353; 355; 362; 366; 368; 369; 375; 380; 381; 382; 383; 385; 386; 391; 391.1; 392; 395; 397; 397.1; 403; 408; 408.1; e 499. 

 

 

No eixo da Rua General Osório, dez linhas: 249; 260; 317; 331; 332; 345; 346; 348; 359; e 371. 

 

 

Os pontos de parada nos trechos serão desativados. Agentes da Mobilidade Urbana irão operacionalizar e monitorar o trânsito e o transporte público. Em torno de 25 agentes estarão em campo, além da atuação da Divisão de Controle Operacional e de equipes semafóricas. 

 

 

As emergências de trânsito e transporte público, os acionamentos, ou esclarecimentos de dúvidas poderão ser realizados pelo telefone 118, o “Fale Conosco Emdec”, que atende 24h, todos os dias da semana. 

 

 

Dúvidas sobre a operação do sistema de transporte público coletivo de Campinas podem ser esclarecidas pelo aplicativo CittaMobi, disponível para sistemas operacionais Android e iOS. Ele informa, em tempo real, horários das linhas, itinerários, locais de pontos de embarque / desembarque e acessibilidade dos veículos, entre outras funcionalidades. 

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