Connect with us

Geral

Treinamento capacita servidores a combater incêndios em cobertura vegetal

imagem 36

Com o objetivo de capacitar profissionais para prevenir e combater incêndios em cobertura vegetal, a Defesa Civil de Campinas realizou um treinamento com aula teórica e treinamento prático. A iniciativa foi desenvolvida no Parque Ecológico Monsenhor Emílio José Salim nesta terça-feira, dia 3 de maio, com a participação de 35 pessoas, entre agentes de Campinas, Morungaba e Pedreira. O Corpo de Bombeiros e o Centro de Estudos e Pesquisas sobre Desastres da Unicamp (Ceped), forneceram monitores e orientaram os participantes.

Na parte teórica, houve apresentação de equipamentos de proteção individual (EPIs) e de combate direto ao fogo, além de demonstração de manejo dos kits de combate a incêndio, do soprador e da roçadeira. Na instrução prática, os participantes aprenderam como realizar aceiros – desbaste de terreno em volta de áreas vegetadas para evitar propagação do fogo – e combater incêndios usando os equipamentos apresentados.

De acordo com o diretor da Defesa Civil de Campinas, Sidnei Furtado, o evento foi um dos exemplos da integração do Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil da Região de Campinas. “Nosso enfoque foi na área de proteção ambiental”, explicou.

Advertisement

Segundo o comandante das Estações de Bombeiros de Campinas, 1º tenente Bruno Martins, a corporação recebe muitos chamados para esse tipo de ocorrência no período de estiagem. “Com o mato muito seco, qualquer fonte de calor ou fagulha inicia um incêndio, que começa pequeno e se alastra”, apontou.

Martins disse que, por meio da capacitação e de equipamentos próprios para a função, os profissionais podem agir e já fazer o combate de focos de incêndio, caso se deparem com essa situação em vistorias preventivas.

Os profissionais participantes são de Campinas (Defesa Civil e Fundação José Pedro de Oliveira – Mata de Santa Genebra) e de Morungaba e Pedreira, que fazem vizinhança com as Áreas de Proteção Ambiental (Apas) de Campinas, além de agentes do Laboratório Federal de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura.

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare