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Trecho da Rua Mac-Hardy com bloqueio viário nesta quinta-feira, dia 4

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Atendendo solicitação da Sanasa, a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) irá bloquear totalmente o tráfego de veículos em trecho da Rua Mac-Hardy, na altura do numeral 274, no Jardim Nossa Senhora Auxiliadora. O fechamento da rua, entre as vias Rodolfo Noronha e Maestro Elias Lobo, será nesta quinta-feira, dia 4 de janeiro, no período das 7h30 até as 17h.

 

 

 

No local ocorre ligação de rede de esgoto. A Emdec programou desvio pelas vias Rodolfo Noronha, Dr. Oswaldo Cruz e Maestro Elias Lobo. Agentes da Mobilidade Urbana acompanham o bloqueio, monitorando o trânsito e orientando os motoristas.

 

 

 

 

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Fiscalização autua dois estabelecimentos em Barão Geraldo nesta sexta, 14

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Fiscais da Coordenadoria de Vigilância Sanitária (CVS), do Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa), em conjunto com a Guarda Municipal e Secretaria de Saúde do Estado, inspecionaram na noite de sexta-feira, 14 de maio, diversos estabelecimentos comerciais no Distrito de Barão Geraldo. A fiscalização envolveu restaurantes, lanchonetes, padarias, drogarias, oficinas mecânicas, lojas de conveniência e postos de combustíveis, a fim de verificar o cumprimento das medidas sanitárias obrigatórias nos decretos municipais vigentes.

 

A ação resultou em duas autuações. Uma loja de conveniência foi autuada por permitir a entrada de clientes sem máscaras de proteção facial e promover aglomeração de pessoas no interior do estabelecimento. Uma oficina mecânica também foi flagrada com mais de cinco funcionários trabalhando sem uso de máscaras. Os estabelecimentos autuados poderão receber multa no valor de R$ 3.030,88.

 

Durante o dia, também foram realizadas ações de fiscalização em dois prontos-socorros de hospitais do munícipio, em atendimento às denúncias recebidas pelo156. Foram verificados os fluxos de pacientes sintomáticos e o local de testagem de pacientes com suspeita de Covid-19. Não houve constatação de irregularidades e os responsáveis foram apenas orientados.

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Emdec reforça frota em 21 linhas do sistema coletivo a partir de 2ª, 17

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A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) promove aumento de frota em 21 linhas do sistema de transporte público coletivo municipal. A medida entra em vigor a partir de segunda-feira, dia 17 de maio. Em uma semana, é a terceira ação de aumento de frota do transporte, realizada pela Emdec. Nos últimos dias 10 e 13 de maio também ocorreram acréscimo de veículos em 12 linhas do transporte coletivo. 

 

 

Desde o início do ano ocorreram 775 ações de ajustes na operação do sistema de transporte coletivo de Campinas, que envolvem aumento de frota, alterações nos horários e nas programações. As ações intensificaram depois do início da operação “Pé na Calçada”, no final de janeiro, que consiste no monitoramento diário da operação, em 13 pontos estratégicos, entre pontos de embarque/desembarque na região central e terminais urbanos, nos horários de pico. As ações buscam acompanhar o aumento de demanda, em função da frequente alternância no volume de passageiros, por conta das fases do Plano São Paulo de enfrentamento da pandemia do coronavírus (Covid-19). 

 

 

 

As linhas com aumento de frota a partir de segunda são: 115; 117; 121; 191; 240; 250; 253; 260; 263; 271; 273; 313; 332; 333; 346; 348; 350; 353; 358; 359; e 375. 

 

 

 

Além disso, a Emdec retoma a operação das linhas 126.1 e 126.2. Com isso, a operação da linha 126 será paralisada. E a Emdec também promove a operação da linha 405 aos sábados e domingo, a partir deste sábado, 15 de maio. 

 

 

 

Confira as linhas já beneficiadas nos últimos dias: 133; 161; 192; 197; 231; 252; 253; 265; 369; 414; 416; e 434. 

 

 

 

Para informações sobre o transporte público, a população conta com o aplicativo “Cittamobi”, disponível para sistemas operacionais Android e iOS. Ele informa, em tempo real, o horário da chegada do ônibus no ponto e itinerários, entre outras funcionalidades. Para esclarecer dúvidas sobre trânsito e transporte, acesse os canais do Fale Conosco Emdec, pelo telefone 118, site (portal.emdec.com.br/faleconosco); ou baixe o aplicativo “Emdec”, disponível para download no Google Play e App Store.

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Campinas é selecionada para rede de cidades comprometidas com trânsito

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Campinas foi selecionada para integrar a Ruas Completas SP, uma rede de cidades paulistas comprometidas com ações para reduzir mortes e lesões no trânsito. Anunciada nesta sexta-feira (14), a iniciativa vai oferecer, nos próximos cinco anos, apoio técnico a projetos, ações e estratégias de segurança viária de 20 cidades no estado de São Paulo.

 

Ao entrar na rede, o município assume o compromisso com o aumento da segurança viária. Para tanto, contará com apoio específico e capacitações oferecidas pelas organizações que lideram a rede – WRI Brasil, Vital Strategies, Frente Nacional de Prefeitos (FNP), Instituto Cordial e Respeito à Vida (Detran-SP).

 

O secretário de Transportes de Campinas, Vinícius Riverete, destaca que “a união de esforços e a troca de experiências entre municípios favorecem a construção de políticas públicas de mobilidade que priorizem o pedestre e o transporte público coletivo”.

 

“A evolução da mobilidade trouxe a necessidade de repensar o sistema viário, com foco no transporte não motorizado, ênfase no pedestre e na visão integral que contempla o urbanismo, a mobilidade, a segurança viária e a educação de trânsito”, destaca o presidente da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), Ayrton Camargo e Silva. Em Campinas, as ações realizadas no contexto desta rede integrarão o projeto batizado de “Se essa rua fosse minha”.

 

A rede é parte da Iniciativa Bloomberg para Segurança Global no Trânsito, que de 2021 a 2025 apoiará ações para a segurança viária no estado de São Paulo. Realizado em reunião do Fórum Paulista de Secretários e Dirigentes Públicos de Mobilidade Urbana, o anúncio ocorre em pleno Maio Amarelo, mês que chama atenção para a urgência de ações pela segurança no trânsito em todo o mundo.

 

Vinte cidades juntas pela segurança viária

 

Campinas integra a rede ao lado de outros centros urbanos médios e grandes. São eles: Araraquara, Bauru, Bebedouro, Campinas, Campos do Jordão, Capão Bonito, Catanduva, Diadema, Francisco Morato, Guarulhos, Jacareí, Jundiaí, Limeira, Piracicaba, Registro, Ribeirão Pires, Ribeirão Preto, Santo André, São José do Rio Preto e São José dos Campos.

 

“São cidades com diferentes perfis, mas com desafios em comum. Ao trabalharem em rede por um mesmo objetivo, podem compartilhar processos e aprendizados e avançar juntas, gerando resultados positivos e influenciando outras cidades no estado de São Paulo e no restante do país”, explica Diogo Lemos, analista sênior de mobilidade ativa do WRI Brasil, organização responsável pela formação e coordenação da rede.

 

As cidades contarão com capacitações e apoio técnico a projetos com base na abordagem de sistemas seguros, que parte da premissa de que lesões e mortes no trânsito são evitáveis – e de que a responsabilidade é compartilhada entre quem utiliza as vias e quem projeta e implementa o espaço viário.

 

“A rede de cidades paulistas chega para fortalecer o sistema viário, com ações práticas e objetivas para que as gestões municipais possam avançar com base em dados e evidências internacionais do que traz resultados efetivos para a segurança no trânsito. A velocidade é o principal fator de risco para ocorrência de sinistros de trânsito, segundo a Organização Mundial de Saúde, e o desenho das vias é uma das formas de se fazer a gestão das velocidades para a segurança”, reforça o diretor executivo da Vital Strategies no Brasil, Pedro de Paula.

 

Desenho seguro e prioridade ao transporte ativo

 

É neste aspecto que a rede Ruas Completas SP vai concentrar sua atuação. O conceito de ruas completas foi criado para mostrar a importância de se projetar as ruas com foco na segurança e no conforto de todas as pessoas, priorizando usuários de modos ativos como caminhada e bicicleta. Entre 2017 e 2020, o WRI Brasil e a Frente Nacional de Prefeitos (FNP) trabalharam com uma rede de ruas completas que envolveu 21 cidades brasileiras e realizou intervenções de ruas completas em nove cidades.

 

Agora, a boa experiência da rede nacional soma novas organizações parceiras, com apoio da Iniciativa Bloomberg para Segurança Global no Trânsito, para trabalhar especificamente com cidades paulistas. Um dos estados mais motorizados do Brasil, São Paulo tem conseguido reduzir as mortes no trânsito de forma progressiva desde 2015, quando deu-se início a um esforço do Governo do Estado de SP, representado hoje pelo programa Respeito à Vida, gerido pelo Detran-SP e dedicado exclusivamente à coordenação de iniciativas voltadas à redução de sinistros e mortes relacionadas ao trânsito. Mas ainda há muitas vidas a serem salvas.

 

“Atualmente, o índice de mortes no estado de São Paulo está em 10,9 mortes por 100 mil habitantes. Compromissos internacionais, como a Declaração de Estocolmo, miram em redução de 50% das mortes e feridos no trânsito ao longo da década. Temos convicção de que o apoio técnico e as trocas que a rede vai proporcionar a estas cidades contribuirão positivamente rumo a este objetivo”, afirma Neto Mascellani, diretor-presidente do Detran-SP.

Além do apoio específico às 20 cidades selecionadas, haverá atividades de capacitação abertas às mais de 300 cidades onde o Respeito à Vida está presente.

 

A seleção das cidades se baseou em critérios como o compromisso com redução de mortes e lesões no trânsito e com a redução das velocidades máximas em vias urbanas, de acordo com as recomendações da Organização Mundial de Saúde. Também foram consideradas a priorização dos modos ativos e coletivos e a disponibilidade de dados para o diagnóstico, entre outros fatores.

 

A Iniciativa Bloomberg para Segurança Global no Trânsito (BIGRS) apoia o Ruas Completas SP como parte de seu compromisso de salvar 600 mil vidas e prevenir 22 milhões de lesões no trânsito de países em desenvolvimento até 2025. “Esta rede, focada em mobilidade e ruas seguras, está alinhada com outras atividades da Iniciativa Bloomberg no estado de São Paulo e em outras cidades do Brasil, voltadas à coleta e análise de dados, fiscalização e comunicação” avalia o coordenador executivo da Iniciativa Bloomberg para Segurança Global no Trânsito no Brasil, Dante Rosado.

 

Sobre as organizações parceiras

 

Frente Nacional de Prefeitos: Fundada em 1989, a Frente Nacional de Prefeitos (FNP) é a única entidade municipalista nacional dirigida exclusivamente por prefeitas e prefeitos em exercício dos seus mandatos. Suprapartidária, tem como foco de atuação os 412 municípios com mais de 80 mil habitantes. Esse recorte abrange 100% das capitais, 61% dos habitantes e 74% do Produto Interno Bruto (PIB) do país.

 

Instituto Cordial: Think and do tank (centro de articulação e pesquisa) independente e apartidário que trabalha com ciência de dados, inteligência territorial e articulação intersetorial para fortalecer redes e basear tomadas de decisão públicas e privadas em dados e evidências.

 

Respeito à Vida: Programa do Governo do Estado de São Paulo, atua como articulador de ações com foco na redução de acidentes de trânsito. Gerido pela Secretaria de Governo por meio do Detran.SP, envolve ainda as secretarias de Comunicação, Educação, Segurança Pública, Saúde, Logística e Transportes, Transportes Metropolitanos, Desenvolvimento Regional, Desenvolvimento Econômico e Direitos da Pessoa com Deficiência.

 

Também é responsável pela gestão do Infosiga SP, que publica mensalmente estatísticas sobre acidentes com vítimas de trânsito nos 645 municípios do Estado de SP. O programa mobiliza a sociedade civil por meio de parcerias com empresas e associações do setor privado, além de entidades do terceiro setor e, em outra frente, promove convênios com municípios para a realização de intervenções de engenharia e ações de educação e fiscalização.

 

Vital Strategies: A Vital Strategies é uma organização global de saúde que acredita que todas as pessoas devem ser protegidas por um forte sistema de saúde pública. Trabalhamos com governos e a sociedade civil em 73 países, incluindo o Brasil, para projetar e implementar estratégias baseadas em evidências que abordam seus problemas de saúde pública mais prementes. Nosso objetivo é ver os governos adotarem intervenções promissoras em escala o mais rápido possível. Para saber mais, visite vitalstrategies.org ou no Twitter siga @VitalStrat.

 

WRI Brasil: Instituto de pesquisa que transforma grandes ideias em ações para promover a proteção do meio ambiente, oportunidades econômicas e bem-estar humano. Atua no desenvolvimento de estudos e implementação de soluções sustentáveis em clima, florestas e cidades. Alia excelência técnica à articulação política e trabalha em parceria com governos, empresas, academia e sociedade civil. O WRI Brasil faz parte do World Resources Institute (WRI), instituição global de pesquisa com atuação em mais de 60 países. Para saber mais, acesse wribrasil.org.br.

 

Iniciativa Bloomberg para Segurança Global no Trânsito: A Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global (BIGRS, na sigla em inglês) trabalha com as principais organizações mundiais de segurança viária para implementar atividades de segurança no trânsito e coordenar com atores governamentais e não governamentais do país. A BIGRS enfatiza a busca por resultados e o uso de mecanismos de monitoramento e avaliação de alta qualidade para avaliar continuamente o progresso. Para mais informações, visite: https://www.bloomberg.org/public-health/improving-road-safety/ (em inglês).

 

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