Connect with us

Geral

Transforma Campinas integra rede nacional de voluntariado

imagem 232

O Transforma Campinas passa a integrar a primeira agência nacional dedicada ao voluntariado e empreendedorismo social: a Transforma Brasil, que foi lançada na noite de terça-feira, 28 de agosto, em São Paulo. O prefeito de Campinas, Jonas Donizette, e a primeira-dama, Sandra Ciocci, participaram do lançamento. 

 

Uma plataforma de incentivo ao voluntariado, o Transforma Campinas faz a ligação entre Organizações Não Governamentais (ONGs) e pessoas que desejam fazer algum trabalho voluntário. A primeira versão da plataforma foi implantada no Recife (PE) em 2015. Um ano depois, em 13 de abril de 2016, foi a vez de Campinas.

Advertisement

 

“Transforma Campinas e agora Transforma Brasil: as pessoas fazem a diferença no lugar onde elas vivem”, ressaltou o prefeito Jonas Donizette sobre a importância do movimento tanto em nível local quanto nacional. O Transforma Campinas conta hoje com 6 mil voluntários cadastrados e 122 entidades associadas, inclusive em cidades da região, como Valinhos e Limeira. 

 

Advertisement

A primeira-dama, Sandra Ciocci, líder do movimento na cidade, explicou a iniciativa. “Todas as entidades do Transforma Campinas foram consultadas e autorizaram a transferência. Elas passam a aparecer em dois lugares – no Transforma Campinas, que não deixa de existir, e agora para todo o Brasil, que passa a ver as necessidades das ONGs de Campinas e dos projetos sociais.”

 

Sandra Ciocci destacou os trabalhos realizados pelo Transforma Campinas, que já ofereceu mais de 3.800 vagas anunciadas de voluntariado em dois anos e quatro meses de existência. 

Advertisement

 

 

 

Advertisement

Engajamento

 

 

Advertisement

A Plataforma Transforma Brasil vai cadastrar as vagas disponíveis nas ONGs de todo o país e ligá-las aos profissionais de diversas áreas que cadastrarem sua disponibilidade para ser voluntários. Ela vai cruzar os dados de quem quer ajudar com quem precisa de ajuda, e promete facilitar a vida dos brasileiros que querem dedicar voluntariamente parte de sua mão de obra, mas não sabem onde.

 

A sede será em São Paulo. Lúcia França, atual primeira-dama do Estado de São Paulo, prestigiou o lançamento. “Vamos estar de mãos dadas e braços estendidos a tudo o que a gente puder fazer para transformar realmente nosso Estado, nosso País e nossos municípios em um lugar melhor para se viver”, disse.

Advertisement

 

A iniciativa do Transforma foi criada pelo empreendedor social Fábio Silva, que, em 2014, foi capacitado pelo Departamento de Estado Americano para desenvolver iniciativas sociais no Brasil. Em 2015, ele implantou em Recife e em três anos, a Transforma Recife já cadastrou cerca de 120 mil voluntários, 400 ONGs e registra mais de um milhão de horas voluntárias trabalhadas na capital pernambucana. 

 

Advertisement

A plataforma também já foi implantada nas cidades de Campinas, Petrópolis (RJ) e Campina Grande (PB). “Transforma Campinas é um case porque foi a primeira cidade depois de Recife de implantar o movimento. A gente tem visto o sucesso dos números da plataforma na cidade através da gestão do prefeito Jonas Donizette e do engajamento da primeira-dama. O que eles têm feito é maravilhoso, a população abraçou a causa, várias ONGs ofertando vagas. Esperamos que Campinas continue sendo esse lugar da solidariedade, das notícias do bem e que continue transformando Campinas e isso invada as outras cidades de São Paulo”, disse Fábio Silva. Mais informações no site http://transformabrasil.com.br

 

 

Advertisement

 

 

 

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare