Connect with us

Geral

Trabalho da Secretaria do Verde de Campinas é destaque em site alemão

imagem 101

O trabalho realizado pela Prefeitura de Campinas e Secretaria Municipal do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável sobre como algumas cidades do mundo protegem e fazem uso de seus recursos naturais ganhou repercussão internacional após ser destaque no site alemão International Climate Initiative (IKI). O IKI é um dos instrumentos mais importantes do Ministério Federal Alemão sobre o Meio Ambiente, Conservação da Natureza e Segurança Nuclear (BMU) para o financiamento internacional da mitigação das mudanças climáticas e da biodiversidade.

 

 

Advertisement

Cidades e regiões em todo o mundo estão percebendo o valor da natureza na vida urbana. Esta série de estudos de caso sobre natureza urbana produzida por “INTERACT-Bio Integrated regional action for Biodiversity” mostra como cidades no Brasil, Índia e Tanzânia estão integrando a natureza em seus processos de planejamento e política, e como as cidades estão protegendo e fazendo uso de seus recursos naturais.

 

 

Advertisement

“É muito importante porque o Ministério do Meio Ambiente da Alemanha participa desta iniciativa internacional pelo clima, em que estão principalmente os governos de países europeus, e este reconhecimento mostra como Campinas está sendo bem-vista e como, hoje, o que estamos fazendo aqui tem repercussão internacional”, afirma o secretário do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Rogério Menezes.

 

 

Advertisement

Do planejamento regional integrado de Campinas aos benefícios ambientais da gestão de resíduos em Moshi, na Tanzânia, e ao planejamento participativo da biodiversidade em Kochi, Índia, esses estudos de caso mostram porque os governos locais e regionais são tão importantes para enfrentar a crise da biodiversidade. O INTERACT-Bio é implementado pelo ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade e apoiado pela International Climate Initiative (IKI).

 

 

Advertisement

Reconecta RMC

 

O programa Reconecta RMC surgiu de uma iniciativa da Prefeitura de Campinas (Plano Municipal do Verde) e tem como enfoque a Proteção Animal (promover condições para manutenção da fauna local e conservação da diversidade genética); a Recuperação de Áreas de Preservação Permanente (recuperação de matas ciliares, proteção, recuperação de nascentes e formação de corredores ecológicos.

Advertisement

 

 

Prevê também o fortalecimento de áreas protegidas existentes e a criação de novas áreas protegidas, mantendo e aprimorando a gestão das unidades de conservação existentes, incentivando a criação de novas áreas de preservação e conservando os remanescentes estratégicos.

Advertisement

 

 

Em 2018, os 20 municípios da Região Metropolitana de Campinas assinaram um termo de cooperação técnica com o objetivo de estabelecer a mútua colaboração para ações de interesse recíproco no âmbito de recuperação e conservação de fauna e flora, especialmente no que se refere à troca de conhecimento técnico e à realização de ações voltadas para este fim.

Advertisement

 

Interact-Bio

 

Advertisement

 

O programa Reconecta RMC tem como parceiro o Projeto Interact-Bio, coordenado e implementado pelo ICLEI e financiado pelo Ministério Federal Alemão do Meio Ambiente, de Proteção da Natureza, da Construção e da Segurança Nuclear (BMUB) por meio da Iniciativa Internacional de Proteção ao Clima (IKI).

 

Advertisement

 

O Interact-Bio tem como objetivo principal promover a integração de ações regionais pela biodiversidade. Essa iniciativa apoia as regiões metropolitanas de três países (Brasil, Índia e Tanzânia), incentivando-as a compreender o potencial da natureza, principalmente em relação ao fornecimento de serviços essenciais para o dia a dia das cidades e, ao mesmo tempo, a melhorarem a conservação da biodiversidade e dos ecossistemas, gerando novas ou melhores oportunidades regionais.

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare