Connect with us

Indaiatuba

Tetracampeã brasileira de BMX, Priscilla Stevaux, leva título nos Jogos Abertos

imagem 123

Foto: Divulgação/RIC-PMI

A tetracampeã brasileira de BMX, Priscilla Stevaux conquistou o 1º lugar na 82ª edição dos Jogos Abertos do Interior, representando Indaiatuba. A competição ocorreu na manhã de quinta-feira (15), na pista do Jardim Botafogo, em São Carlos. “É uma honra muito grande poder participar dos campeonatos de ciclismo BMX, ainda mais sendo mulher, porque é um esporte tipicamente masculino, porém a categoria feminina vem crescendo a cada dia e obtendo ótimos resultados”, falou a atleta de 24 anos.

Priscilla treina de quatro a seis horas por dia e diz que é necessário 100% de esforço. Treinada pelo próprio irmão, Douglas Stevaux Carnaval, técnico da equipe de Indaiatuba, ela disse que sua dedicação é integral ao esporte, mas garante que vale a pena porque o resultado aparece. “Venho de um ano bom, conquistei o tetracampeonato brasileiro na elite e fiquei bastante contente. Meu primeiro título de pan-americano veio na categoria elite também, o que me deixou muito feliz, porque foi um título muito sonhado desde criança. E estar nos Jogos Abertos em São Carlos é tão importante quanto, porque a adrenalina é a mesma e a vontade de vencer também”, ressaltou.

Advertisement

Depois de acompanhar tudo de perto, o técnico e irmão mais velho da campeã disse estar orgulhoso. Além de técnico, Douglas é a grande inspiração da irmã. “É uma responsabilidade muito grande porque quando você se torna o reflexo de uma pessoa, você tem que estar sempre transmitindo bons valores, ter bom caráter, passar energia positiva a todo momento para ela, procurando o melhor pra todos, mas ela é muito dedicada e nos damos muito bem”, revelou Douglas.

A prova

No total 13 atletas do feminino e 31 do masculino participaram da prova de ciclismo BMX nos Jogos Abertos deste ano. Além de Indaiatuba, Santos e São José dos Campos conquistaram pódio na 1ª divisão ao lado de Priscilla. Já no masculino, São José dos Campos levou o primeiro e o terceiro lugar, e Santos ficou com o segundo.

Advertisement

As provas do BMX são disputadas em baterias com oito atletas cada, até se chegar à final. As bicicletas utilizadas pelos competidores possuem rodas com aro 20”, além de uma marcha e um freio. A largada é dada de uma plataforma de cerca de 10 metros de altura e os atletas passam por obstáculos montados na pista até cruzar a linha de chegada.

Em família

Indaiatuba tem outra história interessante na equipe feminina. A atleta Vanessa Maria de Freitas Oliveira, de 33 anos, treina junto com o filho de 14. Tudo por causa de um desafio. “Meu filho começou primeiro inspirado em meu irmão. Um dia fui assistir uma prova e o cobrei dizendo que ele tinha capacidade de ganhar de um determinado piloto. Ele me respondeu assim: ‘Vai você correr, porque não é fácil’. Eu disse: ‘Então tá bom, eu vou’. E já faz dois anos que estou no esporte. No início meu filho ficou chocado e não acreditou que eu fosse treinar mesmo ou que eu iria continuar, mas agora ele me dá a maior força”, relatou Vanessa.

Advertisement

Bicicross

O BMX, conhecido em sua forma mais simples como bicicross, atrai o interesse de adultos e crianças. E trata-se de uma modalidade que pode ter início como um simples programa de lazer e evoluir para as competições. “Certo dia meu pai passou em frente à pista de BMX e estava tendo uma competição. Meu irmão pediu para meu pai parar e gostou tanto do esporte que quis começar. E eu, porque ele começou, quis começar no mesmo dia. E desde então estamos juntos, entramos na Seleção Brasileira quase juntos – ele em 2009 e eu em 2010 – e não nos separamos mais”, contou Priscilla.

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare