Connect with us

Geral

Terminal Ouro Verde é palco de intervenção poética: arte valoriza a vida

imagem 161

O Terminal Ouro Verde se transformou em palco para declamação de poesias nesta sexta-feira, 13 de maio. Uma parceria da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) com o Portal do Poeta Brasileiro levou arte e cultura ao espaço, sensibilizando os usuários do transporte público coletivo que passaram pelo local. Doze poetas realizaram a intervenção, recitando e distribuindo poesias e livros aos munícipes.

A ação, que ocorreu no contexto do XVII Encontro de Poetas do Brasil, foi inserida na programação do Maio Amarelo Campinas 2022, movimento em defesa da vida no trânsito, uma vez que as expressões artísticas também promovem a valorização da vida. Na iniciativa, chamada “Fragmentos na Bandeja”, os autores distribuíram fragmentos poéticos para a população.

A arte também será levada para dentro dos ônibus municipais a partir do dia 21 de maio. Diversos poemas da série “Poesia no Ônibus” estão sendo afixados nos veículos.

Advertisement

A ideia é democratizar o acesso à arte, incentivar a leitura e valorizar os poetas”, destaca o presidente da Emdec, Vinicius Riverete. “Estamos fazendo esta divulgação em meio ao Maio Amarelo, que também induz à reflexão”.

A diretora social do Portal do Poeta Brasileiro, Adriane Lima, destacou que “o artista tem que estar onde o povo está. Nosso lema é levar cultura para a população, valorizar os poetas vivos e alegrar o dia das pessoas por meio da arte”.

Realizado entre os dias 12 e 15 de maio, o XVII Encontro de Poetas do Brasil conta com apresentações musicais, intervenções poéticas, contação de história e feira de livros. Participam mais de 60 poetas de todo o país. Em Campinas, os eventos acontecem no Paço Municipal, na Casa Primavera e em bibliotecas da cidade, e contam com o apoio das secretarias municipais de Cultura e Turismo e de Educação.

Advertisement

Maio Amarelo Campinas 2022
O Maio Amarelo, movimento pela preservação da vida no trânsito, entrará na terceira semana com ações educativas previstas na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), para pedestres e ciclistas; e em bares da cidade, sobre os perigos da combinação entre bebidas alcóolicas e direção.

Motociclistas que trabalham com entregas assistirão a palestras do projeto “Anjos de Capacete”. Motoristas do transporte público coletivo municipal terão uma simulação de ponto cego.

Nas redes sociais da Emdec, será lançada a websérie “Sinistros”, parceria com o grupo “O que te assombra?”, apresentando episódios baseados em histórias reais de ocorrências de trânsito.

Advertisement

Veja a programação das atividades presenciais, de 15/05 a 21/05:
Conscientização de ciclistas e pedestres
Data: 16/05 (segunda-feira)
Horário: 17h às 19h
Local: Entrada da Unicamp

Educadores da Emdec passarão orientações de segurança no trânsito a pedestres e ciclistas, em apoio à programação educativa da Prefeitura do Campus; Secretaria de Vigilância do Campus; Liga do Trauma, ligada à disciplina Cirurgia do Trauma; e do Projeto Salvando Vidas, do Comitê Brasileiro das Ligas do Trauma (CoBraLT).

Anjos de Capacete
Data: 17/05 (terça-feira)
Horário: 8h às 12h
Local: Emdec

Advertisement

Projeto do iFood voltado à prevenção de acidentes e capacitação de entregadores em primeiros socorros. Participarão 15 motofretistas, já inscritos pela plataforma do aplicativo. O “Anjos de Capacete” será realizado com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e a Emdec, que oferecerá palestra ministrada por educadores que também são motociclistas.

Blitz educativa
Data: 17/05 (terça-feira)
Horário: 13h às 16h
Local: Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC), na Rua Dr. Delphino Cintra, 63.

Orientações de segurança a motociclistas, com Emdec, SMCC, Guarda Municipal (GM), Liga do Trauma e concessionária AB Colinas. Serão distribuídos materiais a cerca de 100 motociclistas (adesivos refletivos para capacete, antenas corta-pipa, informativos e lâmpadas traseiras para motos que estiverem necessitando). Também será sorteado um capacete. Não é preciso se inscrever antecipadamente.

Advertisement

JBD Morte Zero
Data: 18/05 (quarta-feira)
Horário: 8h30 às 10h30
Local: Avenida John Boyd Dunlop
Ação educativa da campanha JBD: Morte Zero no Trânsito junto a pedestres, motociclistas e motoristas.

Anjos de Capacete
Data: 19/05 (quinta-feira)
Horário: 8h às 12h
Local: Emdec
Segunda turma de motofretistas.
Simulação de ponto cego
Data: 19/05 (quinta-feira)
Horário: A definir
Local: A definir

Orientações de segurança no trânsito para motoristas de ônibus municipais, com simulação de ponto cego realizada pela concessionária CCR AutoBAn, em conjunto com educadores da Emdec.

Advertisement

Conscientização de ciclistas e pedestres
Data: 20/05 (sexta-feira)
Horário: 11h às 14h
Local: Unicamp, em frente ao Restaurante Universitário

Educadores da Emdec passarão orientações de segurança no trânsito a pedestres e ciclistas, em apoio à programação educativa da Prefeitura do Campus, Secretaria de Vigilância do Campus, Liga do Trauma, ligada à disciplina Cirurgia do Trauma, e do Projeto Salvando Vidas do Comitê Brasileiro das Ligas do Trauma (CoBraLT).
Ação em bares
Data: 21/05 (sábado)
Horário: 15h às 19h
Locais: A definir

Orientações de segurança em bares da cidade sobre os perigos da combinação entre bebidas alcoólicas e direção. Esta ação deverá acontecer, também, no início da quarta semana do movimento, dia 22/05 (domingo), das 11h às 15h.
Acesse todas as informações e materiais do Maio Amarelo 2022 em
www.emdec.com.br/maioamarelo.

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare