Connect with us

Geral

Terceiro “Dia D” de vacinação será neste sábado em 63 centros de saúde

imagem 99

Mais de 1.200 profissionais estarão trabalhando no terceiro “Dia D” de vacinação contra a Covid-19 neste sábado, dia 12 de junho, em 63 Centros de Saúde municipais de Campinas, das 9h às 17h. A expectativa da Prefeitura é vacinar 26.880 pessoas, que já fizeram o agendamento.

 

 

Advertisement

Só não participam do Dia D de amanhã os Centros de Saúde Campina Grande, Carlos Gomes, Boa Esperança e Jardim Bassoli. Serão vacinadas nos outros 63 CSs as pessoas dos grupos prioritários já agendadas pelo site vacina.campinas.sp.gov.br previamente.

 

 

Advertisement

A Guarda Municipal de Campinas também será mobilizada para dar o apoio no transporte das doses para as unidades de vacinação.

 

 

Advertisement

Em transmissão ao vivo pelas redes sociais na tarde desta sexta-feira, 11 de junho, o prefeito Dário Saadi parabenizou o “esforço único da Secretaria Municipal de Saúde na vacinação contra a Covid-19, principalmente nestes Dias D”. “Há um esforço imenso para vacinar o maior número de pessoas em Campinas, com agendamento, sem fila, sem tumulto, com organização”, destacou.

 

 

Advertisement

A diretora da Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa), Andréa Von Zuben, reforçou durante a transmissão ao vivo desta sexta-feira que o “Dia D” neste sábado é apenas para atender quem já marcou pelo site. “Não há demanda espontânea. Toda a vacinação é feita por agendamento, para preservar o distanciamento e o horário de atendimento”, explicou. 

 

 

Advertisement

As pessoas devem evitar chegar aos locais onde estão agendadas para tomar a vacina com muita antecedência para não ter fila de espera e não causar aglomeração. Importante levar os documentos solicitados, como o comprovante de agendamento, de residência e de identificação pessoal, e, se for o caso, os laudos e receitas que comprovem comorbidades (doenças preexistentes).

 

 

Advertisement

Grávidas

 

As gestantes também estão incluídas entre os grupos agendados para esta etapa da campanha. A primeira grade de doses da vacina da Pfizer recebida por Campinas já estará disponível para as grávidas, informou Andréa von Zuben. A diretora do Devisa frisou que é muito importante que as gestantes se vacinem. Segundo ela, ao contrário do que ocorreu no ano passado, na fase atual da pandemia os casos de infecção pelo novo coronavírus neste grupo aumentou muito.

Advertisement

 

 

Segundo estimativa da Secretaria Municipal de Saúde, são cerca de 10 mil gestantes para serem vacinadas em Campinas. Cerca de 2,5 mil com comorbidades foram imunizadas e outras 4 mil já estão agendadas para esta fase em andamento.

Advertisement

O prefeito Dário Saadi lembrou que, além da importância da gestante tomar a vacina para se proteger e evitar as consequências sérias da Covid, estudos já mostram que a imunidade passa para os bebês. Ele fez um apelo para que as grávidas que ainda não tomaram a vacina procurem agendar o mais breve possível, pois a vacina é segura e fundamental para evitar mortes.

 

 

Advertisement

 

O primeiro “Dia D” da vacinação contra a Covid-19 em Campinas foi realizado em 22 de maio. Naquela data foram vacinadas 23.612 pessoas, um recorde para um único dia na cidade.

 

Advertisement

Na segunda edição, em 4 de junho, foram imunizadas mais 23.104 pessoas.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare