Connect with us

Indaiatuba

Terceira Mostra de Artes Cênicas apresenta quatro peças gratuitas para o final de semana

Publicado

em

Foto: Eliandro Figueira – RIC/PMI

A 3ª Mostra de Artes Cênicas apresenta quatro peças teatrais de sábado (18) até terça-feira (21). Todos espetáculos são gratuitos. A Mostra, que é produzida pela Secretaria de Cultura, começou no dia 3 e segue até 26 de novembro. As 15 apresentações serão alocadas na Sala Acrísio de Camargo (Ciaei), no Novo Centro Cultural Morada do Sol (Piano), em ruas ou praças do município. As apresentações são de grupos estudantis e de rua sediados em Indaiatuba, selecionados e/ou convidados, nos seguintes formatos: Mostra Estudantil; Mostra de Grupos de Indaiatuba e Mostra de Espetáculos adultos e para crianças. Confira a programação abaixo.

Também estão sendo realizados workshops gratuitos para agregar ao Projeto de Mostra de Artes Cênicas. As inscrições devem ser realizadas pelo e-mail cultura@indaiatuba.sp.gov.br com as seguintes informações: nome do workshop; nome completo do aluno; data de nascimento / idade; endereço completo; e-mail; cpf e se participa de algum grupo artístico, colocar o nome. No dia do workshop todos os inscritos deverão se apresentar munidos do documento de identidade com foto. Confira a programação abaixo.

Programação das Peças e Workshops:

Dia 18: GESTOS DE EQUILÍBRIO

Coletivo Fleuma

Direção: Marcus Mazieri

Autor: Marcus Mazieri

Horário: 20h

Local: Novo Centro Cultural do Jardim Morada do Sol

Classificação etária: Livre

Gesto: movimento do corpo, voluntário ou involuntário, que revela estado psicológico; expressão singular que se mostra em alguém ou em um semblante; maneira do humano de se manifestar; ação. ‘Gestos de equilíbrio’ é a exploração de um artista, através do seu complexo corpo-mente, do conceito de equilíbrio. Este estaria no movimento ou na imobilidade? Na horizontal ou no vertical? No interior ou no exterior? Na resposta ou na pergunta? Poderia o gesto revelar um estado além?

Dia 19: AS AVENTURAS DO VAQUEIRO BENEDITO

Grupo: Mamulengo Vagamundo

Direção: Antonio Augusto de Albuquerque Leitão

Roteiro: Antonio Augusto de Albuquerque Leitão

Horário: 16h

Local: Saguão da Sala Acrísio de Camargo

Classificação etária: Livre

Conta as aventuras de um boiadeiro nordestino e sua esposa que está grávida. Todos os personagens da peça são bonecos que relembram a cultura nordestina. Benedito, Margarida e o boi estrela fogem da fazenda do Capitão João Redondo. Chegando à cidade buscam abrigo entre a população. O capitão os persegue e a todos que se colocam no caminho. A criança nasce entre lutas e celebrações.

• 18 e 19 de novembro

Workshop: A Poesia do Ator (teórico – prática) com os Geraldos

Idade: a partir de 16 anos

Horário: das 9h às 13h – pausa para almoço – das14hs às 18h

O intuito da oficina, de conteúdo teórico-prático, é investigar alguns princípios da formação e do oficio do ator a partir de um cruzamento com tópicos da filosofia clássica. Da anatomia e cinesiologia do caminhar até as propriedades da imaginação e intuição, pretende-se experimentar o cruzamento entre pensamento e ação, numa perspectiva de continuidade e integração entre formação e oficio do ator.

Dia 19: TRIBOBÓ CITY

Cia Teatral Valeu a Pena

Direção: Bbeth Forini

Texto: Maria Clara Machado

Roteiro:Bbeth Forini

Horário: 17h

Local: Sala Acrísio de Camargo

Classificação etária: Livre

A pacata Tribobó City está em festa. O prefeito acaba de anunciar a construção da tão sonhada estrada de ferro, mas uma misteriosa gangue de pistoleiros descobre ouro nas terras de Tribobó e essa valiosa descoberta vai mudar os rumos da cidade. Tudo isso com muito bom humor e muita música.

Dia 21: BASTIDORES EM CENA

Grupo Enrolados

Direção: Junior Grotto

Roteiro: Junior Grotto

Horário: 20h

Local: Sala Acrísio de Camargo

Classificação etária: Livre

Cansado das reclamações e atrasos dos integrantes de um grupo teatral, o diretor decide escalar os atores de acordo com o comprometimento dos mesmos, o que gera muito atrito e confusão entre eles após verem os personagens de cada um em Romeu e Julieta. Com improvisos, brigas e muita risada, cenas descontraídas seguem até que várias reviravoltas no enredo irão dividir o grupo entre os que querem e não querem se apresentar.

• 25 e 26 de novembro

Workshop – Direção e Dramaturgia- Princípios do encenar com os Geraldos

Idade: a partir de 16 anos

Horário: das 9h às 13h – pausa para almoço – das14hs às 18h

Nesta oficina, trabalharemos com as noções gerais de direção e dramaturgia, bem como apresentaremos referências da evolução no tempo desses dois pilares da criação cênica. A partir desse estudo teórico -prático, faremos uma análise dos procedimentos de construções espetaculares ao longo da história do teatro, procurando compreender possíveis diálogos entre a busca pela linguagem da encenação e as diferentes formas de abordagem da dramaturgia.

Dia 25: DELÍRIO

Grupo Em Conflito

Direção: Lukas Menddes

Autor: Victor Braz

Horário: 20h

Local: Novo Centro Cultural do Jardim Morada do Sol

Classificação etária: 14 anos

Uma loucura na praça mostra as confusões na vida de João Carrapato, um falso mendigo que no decorrer da trama desperta o preconceito social da parte de todos os outros personagens. No final da peça revela-se que João Carrapato é considerado o terceiro homem mais rico do planeta.

Dia 26: A BRUXINHA QUE ERA BOA

Grupo de Teatro da Secretaria de Cultura

Direção: Gerê Canova

Autor: Maria Clara Machado

Horário: 16h

Local: Novo Centro Cultural do Jardim Morada do Sol

Classificação etária: Livre

A peça conta a história da bruxinha Ângela, uma bruxinha diferente, que estuda na Escola de Maldades da Floresta: ela sempre se atrapalha ao tentar fazer maldades, ao contrário de suas colegas da Escola. Todas querem ganhar a fabulosa vassourinha a jato, prêmio para a bruxa mais malvada.

Dia 26: O ELIXIR

Cia Divas e Primos

Direção: Henrique Steve

Autor: Henrique Steve

Horário: 19h

Local: Sala Acrísio de Camargo

Classificação etária: 12 anos

A comédia escrita e dirigida por Henrique Steve gira em torno das trapaças criadas pela personagem Dadá excêntrica e trambiqueira, que deseja ganhar dinheiro fácil com a fórmula de um elixir fajuto de uma cigana que promete mudar a personalidade das pessoas.

• 27 de novembro a 03 de dezembro

Workshop – O Palhaço Aprendiz: Uma Investigação da comicidade e o Objeto com Rodrigo Costa (Palhaço Bonanza)

Idade: mínimo 15 anos

Horário: das 18h30 às 23h

Uma Investigação da Comicidade e o Objeto irá apresentar aos participantes a máscara do palhaço buscando trabalhar seu potencial criativo. O trabalho inclui exercícios que visam despertar a presença, expressividade e comicidade do palhaço. Por meio de uma proposta prática os participantes irão investigar sua comicidade pessoal e a criação do palhaço a partir do trabalho com o objeto. Serão abordados exercícios técnicos do trabalho do ator e princípios elementares do teatro como o jogo e a improvisação. Voltado para aqueles que buscam uma experiência pelo o viés da comicidade, a oficina possibilita um ambiente de descobertas do universo criativo do palhaço.

Rodrigo Costa é ator, palhaço e professor de teatro, bacharel em Interpretação Teatral pela Universidade Estadual de Londrina em 2009. Como palhaço vem apresentando, desde 2009, o espetáculo “Seu Bonanza”, passando por Festivais e Mostras de Teatro e Circo. Atualmente integra como ator a Nossa Trupe Teatral e vem dando continuidade à sua pesquisa sobre na linguagem do palhaço, estudando o processo de formação do palhaço contemporâneo.

Indaiatuba

Funssol fecha parceria com empresa para receber mais de uma tonelada de tecido

Publicado

em

Por

Foto: Divulgação RIC/PMI

A Prefeitura de Indaiatuba por meio do Fundo Social de Solidariedade, o Funssol, foi até a cidade de Americana na Região Metropolitana de Campinas (RMC) fechar uma parceria com uma empresa que se comprometeu em doar mais de uma tonelada de tecidos para os projetos sociais de Indaiatuba.

A Presidente do Funssol, Maria das Graças, acompanhada pela artista plástica, Juliana Kataguiri, foram recebidas pelo presidente da empresa Macias Têxtil, Roberto Macias. A parceria foi fechada para que a cidade receba 15 sacos de 80 quilos de tecido, destinados aos projetos de geração de renda do Fundo Social de Solidariedade.

A empresa, 100% brasileira, é uma das maiores e mais tradicionais empresas têxteis voltadas à produção de tecidos de nylon (poliamida), poliéster ou mistos destes fios. Fundada em 1945, como Tecelagem Jacyra, mudou a razão social para Tecelagem Macias, dando continuidade a uma história de sucesso em produzir tecidos, com o compromisso de manter a mesma excelência em atendimento, qualidade e produtos diferenciados, com os mesmos profissionais e com a mesma vontade de fazer sempre o melhor.

O material deve ser recebido pela Prefeitura em breve, armazenado, higienizado por segurança, e distribuído aos projetos sociais de geração de renda, como o curso de corte e costura, patchwork e os novos projetos que o Funssol receberá em 2021.

Continue Lendo

Indaiatuba

PARQUE DAS FRUTAS E PRAÇA TRÊS MARIAS GANHARÃO ESPAÇOS PET

Publicado

em

Por

Foto: Foto: Alyne Cervo RIC/PMI

A Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente trabalha na implantação de duas unidades do Espaço Pet, localizadas no Parque das Frutas, que fica no Parque São Lourenço, e na Praça Três Marias, no bairro Cidade Nova. A previsão de entrega das obras é para a segunda quinzena de fevereiro.

O Espaço Pet, que tem cerca de 450 m² de área cercada, é dividido em lugares para animais de porte pequeno e grande. No local, as pessoas vão poder levar seus animais de estimação para se divertirem com segurança e ainda contar com a estrutura de bancos, lixeiras com sacos higiênicos e bebedouro para os pets.

Além disso, o lugar terá placas informativas com as regras de utilização da área para que permaneça preservada e que todos possam desfrutar de um ambiente aconchegante. Vale lembrar, que na cidade já temos um Espaço Pet situado no Jardim Pau Preto, na Praça Acrísio de Camargo.

Continue Lendo

Indaiatuba

Indaiatuba recebe 2.840 doses da vacina contra a Covid-19 e inicia vacinação na cidade

Publicado

em

Por

Foto: Eliandro Figueira RIC/PMI

A Prefeitura de Indaiatuba recebeu na tarde de hoje (21) do Governo do Estado de São Paulo a vacina Coronavac de imunização contra a Covid-19. O primeiro lote da vacina contém 2.840 doses e serão utilizadas para a vacinação dos profissionais de saúde que estão no combate ao Novo Coronavírus na linha de frente no Haoc (Hospital Augusto de Oliveira Camargo), Hospital Santa Ignês, Hospital Vera Cruz e UPA (Unidade de Pronto Atendimento).

A primeira profissional de saúde a receber a vacina contra a Covid-19 foi a técnica de enfermagem Vanessa Aparecida Cunha, 41 anos, que atua na UTI Covid desde sua instalação em março de 2020 e trabalha no Haoc (Hospital Augusto de Oliveira Camargo) há 20 anos. A dose foi aplicada em cerimônia na recepção do novo prédio do Haoc, com a presença da imprensa.

Quem fez a aplicação da vacina foi o Dr. Luiz Finotti, que trabalha na UTI Covid-19 do Haoc e no dia 21 de julho de 2020 foi internado com Covid-19, na UTI, onde ficou 20 dias intubado, respirando com ajuda de aparelhos. Graças ao empenho da equipe assistente, Dr. Finotti sobreviveu e recebeu alta hospitalar após 40 dias de batalha, no dia 31 de agosto. A técnica de enfermagem Vanessa, cuidou do Dr. Finotti durante toda sua passagem na UTI.

O prefeito de Indaiatuba, Nilson Gaspar (MDB) ressaltou a importância desde momento para a história da cidade. “Hoje é um dia histórico de muita alegria estamos lutando contra essa doença já faz 10 meses e nesse período quantos desafios já enfrentamos? Quantas pessoas já adoeceram e infelizmente quantos indaiatubanos faleceram? Foram 216 até agora, inclusive meu pai. É um momento difícil para todos, mas a vacina chegou e isso é a esperança. A esperança aqui em Indaiatuba começa pela Vanessa, que é uma profissional admirada por todos aqui na nossa cidade, linha de frente, lutando e dando conforto para os pacientes que passam por atendimento no Hospital e nos próximos dias vamos continuar vacinando os profissionais de saúde e conforme as vacinas chegarem vamos vacinar toda nossa população”, relata Gaspar.

O médico e diretor da média e alta complexidade da Secretaria de Saúde, Dr. Luiz Finotti, falou sobre sua experiência com a doença. “Tenho muito que agradecer a todos os profissionais de saúde que desde março estão lutando pelas vidas, é muito difícil ter e ver a doença na sua forma mais grave como médico e como paciente. A Vanessa foi um exemplo para mim com toda sua alegria e positividade e em nome de todos os profissionais que cuidaram, não só de mim, mas de todos os pacientes, quero homenagear e agradecer todo esse cuidado”, comenta Dr. Finotti. Após a vacinação no Haoc a equipe seguiu para vacinar profissionais de saúde do Hospital Santa Ignês.

VACINAÇÃO

Nesta primeira fase a vacinação será realizada pelos profissionais da Secretaria de Saúde in loco nos hospitais descritos acima, para receber a dose o profissional precisa estar cadastrado no “Minha Vacina”, plataforma disponível na página inicial do site da Prefeitura de Indaiatuba www.indaiatuba.sp.gov.br.

Por enquanto não haverá vacinação nos três grandes polos divulgados anteriormente: Centro Esportivo do Trabalhador, o Complexo Esportivo Morada do Sol e o Complexo Esportivo Campo Bonito. Os locais serão ativados conforme o município receber mais doses do imunizante. O estoque municipal de seringas é de 253 mil unidades e o de agulhas é de 589.100 unidades.

CADASTRO

O cadastro na plataforma “Minha Vacina” disponível no site da Administração Municipal ou através do link https://www.indaiatuba.sp.gov.br/saude/minha-vacina/ deve ser realizado por todos os profissionais de saúde que atuam na linha de frente, idosos e profissionais de institutos de longa permanência (cuidadores de idosos) e pessoas com mais de 60 anos. Aqueles que não tem acesso à internet podem efetuar o cadastro no Ponto Cidadão ou no Terminal Rodoviário “Maurílio Gonçalves Pinto”.

Logo que o município receber mais doses do imunizante, todas as pessoas devidamente cadastradas serão informadas via WhatsApp, e-mail e canais de comunicação da Prefeitura, sobre a data de imunização para cada um dos grupos. Até terça-feira (19) foram cadastradas 24.295 pessoas sendo: 5.019 trabalhadores da saúde; 17.919 idosos e 1.357 pessoas acamadas.

Dúvidas com relação ao Plano Municipal de Vacinação podem ser sanadas pelas redes sociais oficiais da Prefeitura (Faceboook: Prefeitura de Indaiatuba / Instagram: @prefeituradeindaiatuba), pelos WhatsApps da Prefeitura (19) 99773-4701 ou da Secretaria de Saúde (19) 99779-3856 ou também no site www.indaiatuba.sp.gov.br.

Continue Lendo









<





Populares