Connect with us

Geral

Técnicos discutem plano para combater Gases de Efeito Estufa

imagem 134

 

Com o Inventário de Emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE) e Poluentes Atmosféricos quase concluído, técnicos das secretarias de Meio Ambiente dos 20 municípios da Região Metropolitana reúnem-se em Campinas para dar início à etapa de elaboração do Plano de Ação destinado a mitigar o impacto desses gases na região. O encontro ocorre nestas quinta e sexta-feiras, dias 22 e 23 de novembro, no auditório do 14º andar do Paço Municipal.

 

Advertisement

 

 

Entre os tópicos a serem trabalhados pela equipe técnica estão a identificação das áreas de vulnerabilidade, identificação de grandes focos de emissão (com base nos resultados do inventário), mapeamento de projetos nas cidades, definição de metas e identificação de barreiras e oportunidades.

Advertisement

 

 

 

Advertisement

 

 

Inventário GEE

Advertisement

 

 

 

Advertisement

A ordem de serviço para execução do inventário foi assinada pelo prefeito Jonas Donizette e pelo secretário municipal do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Rogério Menezes, no dia 8 de janeiro de 2018.

 

 

Advertisement

 

 

 

Advertisement

O inventário GEE inclui os 20 municípios da RMC e faz um levantamento da quantidade de gases de efeito estufa emitidos na região e quais os setores mais poluentes.É a partir desses dados que o Plano de Ação irá propor ações específicas para minimizar os efeitos nocivos e melhorar a qualidade do meio ambiente.

 

 

Advertisement

 

 

 

Advertisement

Campinas será o primeiro município do Brasil a fazer um inventário regional. Cidades como São Paulo e as da região do ABC elaboraram esses levantamentos, mas de maneira específica ou abrangendo poucos municípios ao redor, sem levar em conta toda a região metropolitana.

 

 

Advertisement

 

O valor total investido na elaboração do inventário de gases é de cerca de R$ 420 mil, com recursos do Fundo de Meio Ambiente de Campinas (Proamb) . O inventário está sendo realizado pela empresa Waycarbon Soluções Ambientais e Projetos de Carbono Ltda e deve estar concluído até janeiro de 2019.

 

Advertisement

 

 

 

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare