Connect with us

Geral

Teatro documentário reconta crime e discute violência e desigualdade

imagem 107 scaled

O Centro Cultural Casarão, em Barão Geraldo, em Campinas, recebe neste domingo, dia 14 de agosto, o espetáculo “Talvez isso não seja totalmente preciso, mas aqui está”, do grupo bauruense “Protótipo Tópico”. A entrada é livre e apresentação também conta com uma oficina gratuita, paralela à apresentação, que tem o objetivo de dividir experiências e proporcionar uma vivência sensorial, sob o viés artístico, nos diferentes aspectos sociais da violência. A classificação indicativa é de 14 anos.

 

Por meio de elementos documentais, o grupo reconta um crime que aterrorizou Bauru, no interior de São Paulo, há cinco décadas, e que ainda reverbera entre seus moradores. Mara Lúcia Vieira, de apenas 9 anos, encontrada no banheiro de uma casa abandonada depois de quatro dias desaparecida, após ter saído para ir à escola. Violentada, estuprada e assassinada. A peça revisita, através de um olhar poético, lembranças e cicatrizes deste crime.  

Advertisement

 

A brutalidade do crime ainda desperta incompreensão e revolta. Não há culpados. Ninguém sabe quem violentou e assassinou a criança.  Mas, sobre a história, pairam boatos e hipóteses que nos revelam enquanto sociedade.  

 

Advertisement

Com direção de Marcelo Soler, da Cia. Teatro Documentário (São Paulo) e preparação de atores de Georgette Fadel, o grupo traz uma inquietante leitura da morte de Mara Lúcia que leva o público a se questionar sobre qual é o espaço, concreto e subjetivo, que a barbárie nos leva. Criado em 2019, o documentário cênico também questiona todas as possibilidades que esta criança poderia ter vivido. 

 

Oficina

Advertisement

 

O grupo também realizará uma oficina gratuita paralela às apresentações, que busca despertar novos olhares para os problemas sociais, dividindo a experiência de um fato que não pode ser esquecido para que não seja reproduzido, e que possibilitam também o despertar de um lado artístico dos participantes. 

 

Advertisement

A oficina “Lugar memória: parâmetros do real que moldam a ficção” se baseia em um crime brutal, tema da peça teatral acima citada, para estudar o discurso artístico. A oficina será às 15 horas na Casa das Árvores, no Centro Cultural Casarão.

 

 

Advertisement

Serviço:

 

Data: domingo, dia 14 de agosto

Advertisement

 

Horário: 15 horas

 

Advertisement

Duração: 60 minutos.

 

Local: Casa das Árvores – Centro Cultural Casarão

Advertisement

 

Endereço: na Rua Maria Ribeiro Sampaio Reginato, Barão Geraldo, Campinas

 

Advertisement

Entrada gratuita

 

Informações: (14) 99669-4133

Advertisement

 

 

Teatro Documentário “Talvez isso não seja totalmente preciso, mas aqui está” 

Advertisement

 

Data: domingo, dia 14 de agosto

Horário: 20 horas

Advertisement

Duração: 60 minutos

Local: Centro Cultural Casarão

Entrada gratuita

Advertisement

Classificação indicativa: 14 anos

Ingressos: podem ser retirados uma hora antes do espetáculo no Teatro.

 

Advertisement

Oficina e apresentação do Grupo Protótipo Tópico

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare