Connect with us

Geral

Teatro Castro Mendes recebe a peça Saltimbanco neste domingo, 24

imagem 196

Considerada uma das peças ‘infantis para adultos’ mais importantes da história do teatro brasileiro, Saltimbancos foi a referência buscada pelo Grupo Emcantar para celebrar os seus 25 anos de carreira. E a turnê da peça estará em Campinas, neste domingo, 24 de julho, no Teatro Castro Mendes. A entrada é gratuita e os ingressos serão entregues por ordem de chegada.

Passados 45 anos desde a primeira adaptação da peça Saltimbancos, feita por Chico Buarque e apresentada ao público no Canecão (RJ), em 1977, a realidade e a fábula sobre a exploração dos animais por seus patrões ainda encontram muitos pontos em comum.

Dessa forma, o Grupo Emcantar traz toda a sua experiência de mais de duas décadas de atuação artística, política e social para uma versão, dirigida por Rafael Michalichem, onde os conceitos de solidariedade, justiça e diversidade ganham voz por meio dos famosos personagens do jumento, da gata, do cachorro e da galinha. Juntos, eles decidem se rebelar, ir à cidade e se tornar músicos.

Advertisement

Para a sua peça, o grupo desenvolveu arranjos e interpretações próprias das canções popularmente conhecidas. Uma banda ao vivo embala o quarteto de animais que tem pela frente alguns dos grandes desafios da humanidade: superar as suas diferenças, trabalhar em equipe e, assim, alcançar a tão sonhada liberdade. Mas será que a união da bicharada conseguirá mudar o rumo de suas vidas?

A turnê é apresentada pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e pelo Instituto Algar, viabilizada pelo Programa de Ação Cultural, PROAC ICMS, com a proponente Mirtes Julia de Sousa Ferreira.

Sinopse
Um jumento, uma gata, um cachorro e uma galinha se reúnem contra a exploração de seus patrões. A fábula musical foi traduzida e adaptada para o português por Chico Buarque de Hollanda, da peça teatral dos italianos Sergio Bardotti e Luis Enríquez Bacalov, que por sua vez haviam feito uma adaptação do conto “Os Músicos de Bremen”, dos irmãos Grimm. No Brasil, ela ficou também muito popular a partir de um filme e um musical realizados pelo grupo humorístico Os Trapalhões.

Advertisement

A versão do Grupo Emcantar, dirigida por Rafael Michalichem, apresenta sua releitura divertida e educativa, com arranjos e interpretações próprias e uma banda tocando ao vivo durante toda a apresentação.

Sobre o Emcantar
Nascido em Araguari, em 1996, o Grupo Emcantar se desenvolveu também em Uberlândia. Assim, pavimentou no triângulo mineiro uma trajetória corajosa com sete discos, três DVDs, oito espetáculos, um filme, além de diversos livros, experimentos audiovisuais e milhares de oficinas. Em mais de 25 anos, atingiu meio milhão de pessoas e conquistou nove premiações. O grupo já passou por São Paulo, Brasília, Goiás, Belo Horizonte e muitas outras cidades pelo Brasil, além de terem feito uma visita a Washington D.C., nos Estados Unidos. No palco, os artistas misturam as linguagens da música e do teatro em espetáculos voltados para a infância e para a família.

O braço do grupo, chamado Emcantar Social, soma mais de 10 mil crianças e adolescentes beneficiados em cerca de 100 projetos regulares desenvolvidos em regiões de baixo aparelhamento social e cultural. As ações envolvem linguagens da música, teatro, literatura, audiovisual, além de brincadeiras cantadas da cultura popular, já tendo resultado na publicação de 7 livros, 2 DVDs, 1 CD e mais de 30 espetáculos de autoria coletiva.

Advertisement

Serviço
Peça Saltimbancos
Dia: 24 de julho, domingo
Local: Teatro José de Castro Mendes
Endereço: Rua Conselheiro Gomide, 62 – Vila Industrial
Hora: 19h
Entrada gratuita. Os ingressos serão entregues por ordem de chegada.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare