Connect with us

Geral

Sistema de monitoramento de veículos é ampliado com parcerias de shoppings

imagem 222

O Sistema Inteligente de Monitoramento Veicular de Campinas (Simvecamp), ligado à Central Integrada de Monitoramento de Campinas (Cimcamp), está ganhando acesso às imagens de mais 36 câmeras que estão sendo instaladas nas portarias dos Shoppings Iguatemi e Parque das Bandeiras. A novidade foi anunciada pelo prefeito Jonas Donizette e pelo secretário municipal de Cooperação nos Assuntos de Segurança Pública de Campinas, Luiz Augusto Baggio, na tarde desta quinta-feira, dia 29 de novembro.

Com essa parceria entre a iniciativa privada e o poder público, o Simvecamp, sistema que realiza a leitura de placas de veículos em busca de potenciais envolvidos em crimes, chegará a 130 câmeras. Durante a cerimônia, foram mostradas imagens do projeto-piloto, uma câmera em cada shopping instalada e funcionando. Com as novas câmeras, até o final do ano, Campinas deverá ter mais de 500 aparelhos ligadas à Cimcamp, entre os de monitoramento geral e os inteligentes com leitura veicular.

Na apresentação realizada para convidados, representantes do Legislativo e da Guarda Municipal de Campinas, secretários municipais e imprensa, na Sala Azul do Paço Municipal, o prefeito lembrou que as “três grandes preocupações dos moradores de cidades com mais de 500 mil habitantes são Saúde, Segurança e Mobilidade Urbana”, áreas em que a atual Administração tem investido fortemente. Citou a construção e entrega de novos Centros de Saúde em vários bairros, além do Pronto Socorro Metropolitano e do maior Ambulatório de Especialidades Médicas (AME) do Estado, ambos já com obras adiantadas. Lembrou também a construção do corredor de ônibus BRT, maior obra do setor, que vai impactar positivamente o transporte público de passageiros.

Advertisement

Na área da Segurança, Jonas Donizette destacou que a ampliação do Simvecamp faz parte do “Campinas Bem Segura”, uma ação que reúne várias iniciativas para reduzir os índices de criminalidade. “A finalidade é criar um cinturão de observação e detecção quando algo anormal acontece. Verificar os veículos, com a leitura de placas, é essencial para esse controle. É preciso ter elementos para elucidar as ocorrências”, afirmou, lembrando que os principais acessos à cidade já são monitorados com câmeras inteligentes.
Frisou também a importância da cooperação com a iniciativa privada para realização de projetos como esse realizado com os shoppings, em que o poder público faz a gestão da iniciativa e trabalha os dados em ações de inteligência para prevenir crimes. Lembrou recentes parcerias com a Unicamp e postos de combustíveis em outros pontos de câmeras de monitoramento. Os investimentos financeiros foram realizados integralmente pelas empresas.

Fortaleza digital
O secretário de Cooperação nos Assuntos de Segurança Pública de Campinas, Luiz Augusto Baggio, explica que os pontos de controle com câmeras criam células digitais de imagem para monitorar veículos que podem estar envolvidos em crimes ou mesmo serem produtos de furto e roubo, por exemplo, e ajudam a deixar Campinas mais segura. Em sua apresentação no lançamento da parceria com os centros de compras, Baggio fez uma analogia com as cidades medievais, que na época eram protegidas com muralhas. Hoje, essa barreira é digital, criando pontos de controle que possibilitam rastrear e flagrar criminosos em ação. “Segurança se faz com informação, tecnologia e homens preparados”, afirmou.

Das 36 câmeras que estão sendo incorporadas ao Simvecamp, trinta serão instaladas nas entradas e saídas do Shopping Iguatemi e outras seis nas entradas do shopping Parque das Bandeiras, que em 2019 ganhará outras seis câmeras nos pontos de saída. São todas câmeras com tecnologia inteligente que fazem a leitura das placas de carros identificando se o veículo pode estar envolvido em alguma ação criminosa, a partir de um banco de dados.

Advertisement

Presente ao evento, o gerente geral do Shopping Iguatemi Campinas, Paulo Tilkian Filho, afirmou que a parceria é importante para ampliar a segurança dos clientes e da comunidade. Ele estimou que entre 10 e 15 mil veículos passem por dia pelas portarias do empreendimento e que a parceria com a Prefeitura de Campinas é a primeira deste tipo entre os 18 shoppings centers da rede proprietária do Iguatemi. “Campinas está na vanguarda”, afirmou. Destacou estar feliz de voltar a morar em Campinas após 20 anos fora e constatar que a cidade está mais segura.

O superintendente do Shopping Parque das Bandeiras, André Calheiros de Vasconcelos Catão, disse estar “bem impressionado” com a proposta do Simvecamp e que há interesse em ampliar a parceria com a Administração Municipal em projetos futuros de segurança e acessibilidade, por exemplo. Para ele, há um grande ganho para os clientes e para os morados de bairros dos distritos do Campo Grande e Ouro Verde, região onde está o centro comercial, com a ação de segurança preventiva que permite agir para tirar criminosos das ruas. A estimativa é que cerca de dois mil veículos circulem pelo Parque das Bandeiras por dia.

Simvecamp em ação
Aproveitando a reunião para o lançamento da parceria com os shoppings, o prefeito Jonas Donizette apresentou um balanço dos resultados positivos obtidos pelo Simvecamp, desde a entrada em funcionamento do sistema em setembro de 2015. Até outubro de 2018, já foram registrados 559 casos decorrentes de alarmes no Simvecamp, a partir das informações de monitoramento veicular. Em 2018, a média tem sido de 18 casos por mês.

Advertisement

Como resultado do monitoramento e do trabalho de inteligência da Guarda Municipal de Campinas, 354 veículos foram recuperados/apreendidos em Campinas no período. A média em 2018 tem sido de 12 veículos recuperados por mês, geralmente produtos de furto ou roubo ou envolvidos em ações criminosas. No mesmo período, 64 veículos clones foram apreendidos.

Também neste período de pouco mais de três anos, 182 pessoas foram presas e 290 indiciadas por crimes a partir de abordagens diretamente ligadas à atuação do Simvecamp e da Guarda Municipal. Com os criminosos detidos, foram apreendidas 26 armas, retiradas de circulação.

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare