Connect with us

Geral

‘Sinistros’ conscientiza com relato ilustrado de ocorrências de trânsito

imagem 180

Parceria da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e o grupo “O que te assombra?”, a série “Sinistros” (www.emdec.com.br/SerieSinistros) foi lançada nesta segunda-feira, dia 16 de maio, trazendo relatos de ocorrências de trânsito fatais registradas no município em 2021. O objetivo é orientar sobre segurança viária e conscientizar a população.
O lançamento da série integra a programação do Maio Amarelo Campinas 2022, movimento pela preservação da vida no trânsito. Serão veiculados cinco vídeos no YouTube (https://www.youtube.com/emdecoficial) e nas redes sociais da Emdec (https://www.facebook.com/EmdecOficial, https://www.instagram.com/emdecoficial e https://twitter.com/emdecoficial). Estão previstos outros cinco até o fim do ano. 
Desenvolvidas em estilo draw my life, as peças narram e analisam as causas das fatalidades, com depoimentos dos Agentes da Mobilidade Urbana que realizaram os atendimentos. Os casos foram selecionados entre 144 que resultaram em óbitos no ano passado. O primeiro, veiculado hoje, apresenta uma ocorrência na Avenida John Boyd Dunlop, na região do Cidade Satélite Íris. 
Também em maio, serão publicadas histórias de sinistros fatais na Avenida das Amoreiras x Avenida João Jorge (19/05), Avenida Mário Garnero (21/05), Avenida John Boyd Dunlop, perto da PUC (25/05), e Avenida Francisco Glicério x Rua General Osório (27/05).  
Próximo aos locais, a Emdec também está instalando, a partir desta segunda-feira, laços amarelos com QR Codes que direcionam à página onde poderão ser acessados os vídeos, www.emdec.com.br/SerieSinistros. Basta aproximar o celular para acessá-los. 
Todos os roteiros da série detalham os fatos, exploram fatores de risco e incentivam mudanças de comportamento. A numeração dos casos segue a que foi utilizada pelo Comitê Intersetorial de Análise de Acidentes do Programa
Vida no Trânsito. 
Por que ‘sinistro’? 
Porque “acidente” sugere um evento casual e inevitável, mas acidentes podem ser evitados. “Sinistro” também expressa dano, desastre, sem esta relação com fortuito ou inesperado. Por isso, está sendo gradualmente usada no Brasil a definição “sinistro de trânsito”, não “acidente de trânsito”, já que acidentes são passíveis de prevenção. 
O que te assombra?” 
Segundo material oficial, a iniciativa “O que te assombra?” propõe trazer, à luz da atualidade, histórias que desfilam pelo imaginário popular, atreladas aos seus contextos histórico-sociais.  
Na Série Sinistros, baseada em fatos reais, foram convidados os Agentes da Mobilidade Urbana da Emdec, que em razão de suas ricas experiências cotidianas, têm enorme potencial para se tornarem grandes contadores de histórias, [que] podem ser importantes instrumentos pedagógicos, tanto na formação como na conscientização de usuários dos sistemas de tráfego da cidade. 
Os responsáveis pela iniciativa enfatizam que “oferecer aos ouvintes a oportunidade de se colocarem nas cenas vividas pelos agentes pode contribuir de forma definitiva para que se conscientizem das consequências de comportamentos inapropriados no trânsito”, concluem.
Saiba mais sobre “O que te assombra?” no YouTube (https://youtube.com/c/OQUETEASSOMBRA) e Facebook (https://www.facebook.com/oqueteassombra). 
Maio Amarelo Campinas 2022 
O Maio Amarelo entra na terceira semana com ações educativas previstas na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), para pedestres e ciclistas, e em bares da cidade, sobre os perigos da combinação entre bebidas alcóolicas e direção. 
Motociclistas que trabalham com entregas assistirão a palestras do projeto “Anjos de Capacete”. Motoristas do transporte público coletivo municipal terão uma simulação de ponto cego.   
Veja a programação das atividades presenciais e acesse materiais do Maio Amarelo Campinas 2022 em www.emdec.com.br/maioamarelo.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare