Connect with us

Geral

Sinfônica se apresenta neste sábado e domingo, no Teatro Castro Mendes

imagem 99

A Orquestra Municipal Sinfônica de Campinas, sob a regência do maestro convidado Roberto Sion, realizará o concerto “Encontro das Águas”, neste sábado, 14, às 20h, e no domingo, 15, às 10h, no Teatro Municipal Castro Mendes. As apresentações serão em formato original e jazz sinfônico, com compositores eruditos e populares.
Os ingressos já estão à venda no link:
https://bileto.sympla.com.br/event/73288/d/138396
O concerto “Encontro das Águas” reúne grandes nomes da música de concerto e da canção brasileira em um programa. “Algo original ou raro, penso eu”, diz o maestro e professor Roberto Sion.
O público ouvirá composições de Chico Buarque e Francis Hime, Tom Jobim, Dorival Caymmi, Heitor Villa Lobos, Henrique Oswald, Camargo Guarnieri, Claudio Santoro, Antonio Carlos Jobim e Ronaldo Miranda.
A Orquestra terá como convidados Rafael dos Santos (piano), Leandro Barsalini (bateria) e Daniel Pezim (contrabaixo).
Programa:
Henrique Oswald – Romance para Orquestra de Cordas
Francis Hime/Chico Buarque -Trocando em Miúdos (Arr. Roberto Sion) Camargo Guarnieri – Dança Brasileira
H. Villa Lobos – Prelúdio da Bachianas n.4 (Orquestrado por Roberto Sion)
Dorival Caymmi/Paulo Sergio Pinheiro – Rio Amazonas ( Arr. Roberto Sion )
Roberto Sion- Baile das Cores
Ronaldo Miranda – Episódio Sinfônico
Claudio Santoro – Ponteio
Dorival Caymmi – Suíte Dos Pescadores – (Arr. Sion/Nelson Ayres)
Roberto Sion – Fantasia sobre Frevo de Orfeu (A.C.Jobim/ Vinicius de Moraes)
Maestro Roberto Sion
Além de saxofonista, flautista e clarinetista, o maestro Roberto Sion também é reconhecido pelo seu trabalho de compositor, arranjador, maestro e professor. Ele começou a tocar piano aos 5 anos e aos 14, clarinete e saxofone.
Estudou Solfejo, Harmonia, Canto Coral, Regência e Composição com Damiano Cozzella, no Conservatório Lavignac em Santos.
Aos 25 anos, Sion, formado em Psicologia, decidiu-se pela música. Ele estudou na Berklee School, em Boston, e lá estudou arranjo e improvisação e saxofone com Joseph Viola, Joe Allard, Ryo Noda, Lee Konitz. De volta ao Brasil, Sion estudou flauta com Grace Bush, Antônio Carrasqueira e Keith Underwood (USA), aprofundando seus conhecimentos com Olivier Toni, Almeida Prado, Claudio Stefani, Willy C. Oliveira e Koellreutter.
Roberto Sion viajou várias vezes à Europa, com Vinícius e Toquinho, tendo participado da famosa turnê europeia com Tom Jobim, em 1978. Foi fundador, diretor artístico e maestro titular da Orquestra Jovem Tom Jobim desde sua fundação, em julho de 2001, até 2014. Ele também é compositor e colaborador da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo e doutor em Música pela Unicamp.
Serviço:
Encontro das Águas” – Concerto da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas
Dias: 14 de maio (sábado), às 20h, e 15 de maio (domingo), às 10h
Local: Teatro Municipal Castro Mendes
Rua Conselheiro Gomide, 62 – Vila Industrial, Campinas.
Ingressos: Os ingressos já estão à venda no link:
https://bileto.sympla.com.br/event/73288/d/138396
Regente convidado:
Roberto Sion
Músicos convidados:
Rafael dos Santos – piano
Leandro Barsalini – bateria
Daniel Pezim – contrabaixo
Daniel Ribeiro Campos
Conhecido como “Pezim”, Daniel é natural de Uberaba-MG, atualmente residente em São Paulo, é contrabaixista (acústico e elétrico) graduado pela Escola Superior de Música da Faculdade Cantareira, mestre pela Unicamp.
Atua como freelancer em vários grupos pelos quais é requisitado e foi contrabaixista da banda do cantor Alexandre Pires, integrando o projeto de MPB intitulado “DNA Musical”.
Rafael dos Santos
É pianista, compositor e arranjador, atua regularmente em shows, concertos e na produção de CDs. Foi docente do Departamento de Música da Unicamp de 1981 a 2019 e desde então atua como professor colaborador do Programa de Pós-Graduação do Instituto de Artes. Toca regularmente no Brasil e no exterior com o duo formado em 2011 com o violonista Eduardo Lobo.
Leandro Barsalini
É docente do Departamento de Música do Instituto de Artes da Unicamp, responsável pelas disciplinas Rítmica e Percussão Popular – Bateria. Orienta e desenvolve pesquisas sobre história e linguagens do instrumento bateria no Brasil. Atua artisticamente como percussionista e baterista em diferentes contextos e formações musicais, tendo se apresentando em festivais de música no Brasil, EUA e Europa.
Tocou e ministrou aulas e oficinas na Indiana University/EUA, na Universidad Nacional de Cuyo/Argentina e na Universidad Nacional del Litoral/Argentina, além de festivais percussivos sediados em diferentes estados brasileiros.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare