Connect with us

Geral

Síndrome gripal em crianças eleva em 5 vezes procura na Rede Mário Gatti

Publicado

em

As unidades da Rede Mário Gatti de Urgência, Emergência e Hospitalar de Campinas registram aumento consistente no atendimento de crianças com sintomas gripais. As consultas nos hospitais municipais Mário Gatti e Ouro Verde e nas unidades de pronto atendimento já representam 65,6% dos atendimentos pediátricos ocorridos em abril.  

 

De um total de 17.353 crianças que buscaram assistência médica na Rede até ontem, 27 de abril, 11.368 apresentavam síndromes respiratórias. O aumento de atendimentos pediátricos vem sendo observado desde o final do ano, com número de atendimentos cinco vezes maior que o normal para o período e, com isso, antecipando o período de sazonalidade das doenças respiratórias, normalmente iniciado no Outono.

 

Em fevereiro, os hospitais Mário Gatti, Ouro Verde e UPAs atenderam por dia, em média, 278 crianças com síndromes respiratórias; em março, a média diária foi de 407; e em abril, 421. Essa crescente demanda reforça a necessidade dos pais levarem seus filhos para vacinar contra doenças como gripe e covid-19, e também o uso de máscaras nas escolas, medidas eficientes na prevenção de doenças respiratórias agudas graves. 

Publicidade

 

Neste próximo sábado, dia 30 de abril, Campinas realizará o Dia D de vacinação das 8h às 17h, em 35 unidades de saúde, contra gripe, sarampo e covid-19 para grupos contemplados. Crianças de seis meses e menores de 5 anos podem se vacinar contra a gripe e sarampo, e as maiores de cinco anos, contra a covid-19. Mais informações estão no link https://vacina.campinas.sp.gov.br/vacinas/gripe.

 

“Os casos covid-19 reduziram bastante, mas as medidas de prevenção adotadas na pandemia _ como uso de máscara, lavagem das mãos e álcool em gel _, precisam continuar também no enfrentamento das síndromes respiratórias agudas graves”, disse o presidente da Rede Mário Gatti, Sérgio Bisogni.

 

Publicidade

A maioria das crianças internadas tem menos de dois anos de idade e está com bronquiolite, doença provocada pelo vírus sincicial. “O uso de máscaras nas escolas tem que ser mantido. Não pode haver relaxamento enquanto o período de sazonalidade das doenças respiratórias não passar, porque corremos o risco de faltar leitos para atendimento. Crianças sem máscaras nas escolas podem ser infectadas e levar os vírus respiratórios para casa e transmitir para os irmãos menores”, observou Bisogni.

Geral

Medalha da PM reconhece parceria com GM e Defesa Civil em prol da cidade

Publicado

em

Por

A comandante da Guarda Municipal de Campinas, Maria de Lourdes Soares, e o coordenador regional e diretor da Defesa Civil de Campinas, Sidnei Furtado, receberam a medalha do centenário do 8º Batalhão de Polícia Militar do Interior (BPM/I) nesta segunda-feira, dia 8 de agosto, durante celebração do 121º aniversário do regimento.

Os servidores municipais estão entre as 40 personalidades laureadas pelos relevantes serviços ao Estado e à região de Campinas, além de terem contribuído para elevar o nome da corporação.

Para a comandante, Maria de Lourdes Soares, a homenagem se estende à Guarda. “É uma honra para mim pessoalmente, e também para a GM. Temos uma relação estreita com o batalhão e este é um reconhecimento pela parceria e pelos serviços prestados”.

O diretor da Defesa Civil, Sidnei Furtado, também agradeceu a honraria e destacou a colaboração do serviço com o regimento. “Nossa colaboração é muito antiga e se ampliou com as ações de enfrentamentos à pandemia e a outros desastres na região”.

O secretário de Cooperação nos Assuntos de Segurança Pública de Campinas, Christiano Biggi Dias, também participou da cerimônia. Ele e o prefeito de Campinas, Dário Saadi, foram agraciados com a medalha no ano passado.

Publicidade

O aniversário do Batalhão contou com passagem de tropa, desfile de viaturas da polícia, GM, Emdec e Defesa Civil. Também foi descerrado o busto do patrono do 8º BPM/I, o coronel da PM Germano Denisale Ferreira.

Continue Lendo

Geral

Atendimentos da Policlínica 1 passam a ser feitos nas unidades 2 e 3

Publicado

em

Por

Com o objetivo de facilitar o acesso e qualificar a assistência, os atendimentos da Policlínica 1 do Jardim Guanabara passam a funcionar de modo permanente nas Policlínicas 2 e 3, a partir desta segunda-feira, dia 8 de agosto. Essas unidades localizam-se respectivamente no Centro e Parque Itália.
As policlínicas atendem pacientes encaminhados pela rede básica de saúde, por meio de agendamento. Há especialidades como cardiologia, mastologia, urologia, pré-natal de alto risco, nefrologia e ostomia, entre outras. Os serviços oferecem ainda exames de ultrassonografia, mamografia, raio-X odontológico e exames laboratoriais, além de realizarem procedimentos e pequenas cirurgias.
Segundo a diretora de Saúde da Prefeitura de Campinas, Sara Sgobin, a mudança é definitiva e foi realizada para “unificar o atendimento, otimizar a linha de cuidado e a chegada da população”. 

Continue Lendo

Geral

Emdec presta apoio operacional à disputa entre Ponte Preta e Vasco

Publicado

em

Por

A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) realiza uma operação especial de trânsito para o duelo entre a Ponte Preta e o Vasco da Gama, pela 23ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro 2022. A disputa será nesta terça-feira, 9 de agosto, às 20h30, no estádio Moisés Lucarelli.

As ações operacionais da Emdec começam na madrugada, com a reserva de vagas em trechos das ruas Capitão Pedro de Alcântara, Fernando Costa e Cásper Líbero. A partir das 7h, não será permitido estacionar nestes pontos.

Os bloqueios viários no entorno do estádio começam às 18h30. Serão nove pontos de bloqueios totais, nos acessos para a Rua Casper Líbero pelas vias Afonso Pena, Frei José de Monte Carmelo, Salvador Caruso e Fernando Costa. Também haverá interdições nos cruzamentos da Rua Capitão Pedro de Alcântara com as vias Professor Luís Cerqueira Monteiro e Afonso Pena; e da Rua Fernando Costa com a Rua Thomaz Ortale.

Em outros seis pontos com bloqueios totais, o acesso local será permitido, nos cruzamentos da Avenida Monte Castelo com as vias Afonso Pena, Dom Lino Deodato Rodrigues de Carvalho, Frei José de Monte Carmelo e Fernando Costa; e, também, nos cruzamentos da Rua Proença com as vias Dr. Quirino e Luzitana.

No total, oito agentes da Mobilidade Urbana atuam na operação, além de operadores da Divisão de Controle Operacional e equipes semafóricas. A previsão é de que a operação seja encerrada até 23h30.

Publicidade

Para esclarecer dúvidas sobre trânsito e transporte, acesse os canais do Fale Conosco Emdec, pelo telefone 118, site (portal.emdec.com.br/faleconosco); ou pelo aplicativo “Emdec”, disponível para download no Google Play e App Store. Para chamadas realizadas a partir de outra cidade ou DDD, o telefone é (19) 3731-2910.

Continue Lendo

Populares