Connect with us

Geral

Sinalização viária da Avenida Francisco Glicério é revitalizada

imagem 195

A sinalização viária horizontal foi totalmente revitalizada em um trecho de 1,5 km da Avenida Francisco Glicério, no Centro. Os trabalhos foram realizados pela Secretaria de Transportes (Setransp) e pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), com o intuito de ampliar a segurança na circulação de pedestres, motociclistas e motoristas.  

 

                                              

Advertisement

 

 

 

Advertisement

As melhorias foram concentradas no trecho entre as vias Orosimbo Maia e Abolição, incluindo os principais cruzamentos da avenida – Barreto Leme, Benjamin Constant, General Osório, Campos Sales, Ferreira Penteado, Dr. Moraes Salles e Aquidabã.  

 

 

Advertisement

 

 

 

Advertisement

Houve reforço das faixas de pedestres e de retenção, da sinalização de parada obrigatória (PARE), dupla amarela / divisão de fluxo, das faixas de balizamento, marcações de área de conflito nos cruzamentos e das indicações de faixas preferenciais de ônibus.  

 

 

Advertisement

 

 

 

Advertisement

“Ampliar a segurança viária em nossa cidade é o nosso compromisso, sobretudo em uma avenida tão importante quanto a Francisco Glicério”, destacou o secretário de Transportes, Vinicius Riverete.  

 

 

Advertisement

 

 

 

Advertisement

O presidente da Emdec, Ayrton Camargo e Silva, explica que “o reforço da sinalização viária é realizado continuamente pela Emdec e prioriza os principais corredores de tráfego, proporcionando a ordenação dos fluxos veiculares e trazendo mais segurança na circulação de todos os atores do trânsito”, disse.  

 

 

Advertisement

 

 

 

Advertisement

Em abril, a Avenida Francisco Glicério sediou a implantação de sistema de detecção de presença com sinal sonoro, que dá mais autonomia aos deslocamentos de pessoas com deficiência visual. O sistema é acionado pelo próprio usuário por meio de uma tag.

 

 

Advertisement

 

 

 

Advertisement

A tecnologia foi implantada em dez pontos da Avenida Francisco Glicério, nos cruzamentos com as vias 13 de Maio, Barreto Leme, Benjamin Constant, Bernardino de Campos, General Osório, Campos Sales, Conceição, Ferreira Penteado, Dr. Moraes Salles e Cônego Cipião. O reforço da sinalização viária contemplou, também, estes cruzamentos.  

 

 

Advertisement

 

 

 

Advertisement

Características da via 

 

 

Advertisement

 

 

 

Advertisement

No total, a Avenida Francisco Glicério conta com 2,3 km de extensão, iniciando na Rua da Abolição, no bairro Ponte Preta, passando por toda a região central até a Avenida Barão de Itapura, no bairro Guanabara.  

 

 

Advertisement

 

 

 

Advertisement

Cinquenta e duas linhas do transporte público coletivo circulam por toda a extensão da Francisco Glicério, transportando, em média, 75 mil passageiros diariamente. A última estimativa realizada pela Setransp / Emdec, em 2019, aponta que cerca de 20 mil veículos/dia transitam pela avenida.  

 

 

Advertisement

 

 

 

Advertisement

Uma das principais avenidas de Campinas, a Francisco Glicério conta com diversos polos geradores de tráfego, incluindo estabelecimentos comerciais e agências bancárias.  

 

 

Advertisement

 

 

 

Advertisement

 

 

 

Advertisement

 

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare