Simulado de sinistro marca Dia Mundial de Vítimas do Trânsito em Campinas

Quem passou pela praça Arautos da Paz, em Campinas, na manhã deste domingo, 16 de novembro, teve um alerta sobre cuidados que podem salvar vidas no trânsito. A data, que marca o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Trânsito, foi lembrada por uma ação educativa e um simulado de sinistro envolvendo uma motocicleta, realizados pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), da Rede Mário Gatti. Também apoiaram o evento a Prefeitura Municipal, Iniciativa Bloomberg para Segurança Viária Global (BIRGS) e a Vital Strategies.

A simulação de sinistro envolvendo motociclista embriagado e garupa de moto chamou a atenção do público. Danielle Santana, enfermeira, estava trabalhando em um evento que acontecia no local e diz que se assustou com a cena. Ela e os colegas chegaram a correr para fazer o socorro. “A primeira coisa que eu pensei foi que era um acidente de moto, que tem acontecido muito. Por isso esse tipo de treinamento, em um ambiente real, é muito importante para chamar a atenção.”

Duas motolâncias e uma Unidade de Suporte Básico (USB) do Samu entraram em ação diante do cenário de uma vítima fatal e uma que precisava ser socorrida. Agentes da Mobilidade Urbana apoiaram o atendimento. José Luiz Queiroz, enfermeiro do Núcleo de Educação e Urgências da Rede Mário Gatti, destacou a importância de unir educação de trânsito e treinamento. “Aqui a intenção é sensibilizar para o perigo de beber e dirigir, mas nossas equipes podem aproveitar para treinar os procedimentos.”
 

Exit mobile version