Connect with us

Sumare

Simulado com múltiplas vítimas mobiliza 180 profissionais em Sumaré

Publicado

em

A “Simulação de Incidente com Múltiplas Vítimas”, realizada na noite da última quarta-feira (26) em Sumaré, mobilizou um total de 180 profissionais das áreas da Saúde e Segurança do município e da região, com o objetivo de oferecer às equipes de urgência e emergência treinamento para que a população seja atendida de forma ágil, integrada e com qualidade.

A simulação foi de um acidente de trânsito envolvendo um caminhão pipa com água potável, um carro de passeio, uma van escolar e pedestres, totalizando 18 vítimas. Além das colisões entre os veículos, o caminhão ainda levou fios de rede de alta tensão, o que gerava risco de explosão ou choque elétrico. Diante disso, o Corpo de Bombeiros Municipal e a CPFL Paulista foram os primeiros a intervir na cena, para que depois as vítimas pudessem receber o atendimento médico. A Polícia Militar, Guarda Municipal, Defesa Civil e agentes de Trânsito atuaram em conjunto no isolamento da área para que as equipes de resgate pudessem atuar com segurança.

As vítimas foram retiradas do local do acidente e levadas para um espaço preparado nas proximidades para realização dos procedimentos de triagem. Os profissionais esticaram lonas pelo chão, nas cores cinza (para vítimas fatais/óbitos), vermelha (pacientes graves, com risco de morte), amarela (gravidade moderada) e verde (ferimentos leves). Desta forma, as equipes organizaram as prioridades e o fluxo dos pacientes que deveriam ser levados às UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) do Macarenko e Matão ou ao Hospital Estadual de Sumaré pelas ambulâncias. Nas três unidades de saúde, os profissionais mantiveram a simulação, atendendo às supostas vítimas, sem comprometer o atendimento dos reais pacientes. Profissionais dos PAs (Pronto Atendimentos) Nações e Maria Antonia participaram do treinamento prestando atendimento no local do acidente.

“Este é mais um importante treinamento aos profissionais da Saúde que atuam na nossa cidade, tanto no atendimento pré-hospitalar como hospitalar. Em casos como o que foi simulado, a organização entre as equipes e a agilidade são imprescindíveis para salvar vidas. Parabéns a todos os envolvidos”, disse o prefeito Luiz Dalben.

As equipes vivenciaram situações de óbito (um), traumatismo craniano, hemorragia, dificuldade respiratória e ferimentos em geral, que podem ser provocados em colisões de trânsito.

“Essa foi uma simulação inédita na nossa cidade, que proporcionou aos profissionais da urgência e emergência um alto grau de realismo. Identificamos algumas falhas durante o processo, mas que não comprometeram a vida das vítimas – o que é mais importante. O objetivo foi atingido, é para isso que servem os treinamentos: para que possamos identificar os erros e aperfeiçoar as técnicas, o atendimento. Caso algum incidente deste porte aconteça, nossas equipes estarão melhor preparadas”, comentou o secretário municipal de Saúde, Rubens Gatti, que acompanhou o evento junto do Diretor de Urgências e Emergências do município, Dr Rodrigo Zanoni, e a coordenadora administrativa, enfermeira Andreza Macelari.

Também estiveram presentes a secretária municipal de Educação, Mirela Cia Medeiros, e alunos da Escola Municipal Dr Leandro Franceschini, já que o “acidente” aconteceu na esquina da unidade escolar.

A simulação contou com três viaturas do Corpo de Bombeiros Municipal e um caminhão-pipa, quatro ambulâncias do SAMU de Sumaré (sendo três de suporte básico e uma avançada), uma viatura do SAMU Regional de Hortolândia, três veículos do Departamento de Transportes da Saúde, três viaturas do Trânsito, duas viaturas da Guarda Municipal de Sumaré, uma viatura da Polícia Militar, uma viatura do Instituto de Criminalística de Americana e também um veículo funerário da Funerária Primavera.

PARTICIPANTES

Da Prefeitura de Sumaré, participaram do simulado colaboradores da Secretaria Municipal de Saúde, SAMU, Secretaria de Mobilidade Urbana e Rural, Secretaria de Educação, Secretaria de Segurança, Corpo de Bombeiros Municipal, Guarda Civil Municipal, Defesa Civil, Secretaria de Comunicação Social, SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho), CAEPS (Centro de Apoio à Educação Permanente em Sumaré) e do Transporte Eletivo de Saúde.

Foram parceiros na realização do evento o Hospital Estadual Sumaré, ISSRV (Instituto Social Saúde Resgate à Vida), SAMU Regional Hortolândia, bombeiros civis voluntários, voluntários da escola Cetseg, CPFL, Polícia Militar, Instituto de Criminalística e as funerárias Primavera e Bom Pastor.

Sumare

Cinco pessoas morrem afogadas no final de semana no litoral paulista. Uma de Sumaré

Publicado

em

Por

Neste domingo (06), três banhistas morreram afogados em Guarujá e dois em Mongaguá, no litoral sul Paulista.

Os afogamentos em Guarujá ocorreram na Praia da Enseada. Todos eram homens, de 24, 27 e 60 anos. Em dois casos as vítimas chegaram a ser retiradas do mar e socorridas, mas não resistiram.

Dentre as vitimas, está um jovem de 24 anos, morador de Sumaré, morreu na tarde de ontem (6) por afogamento na praia da Enseada, no Guarujá.

Três pessoas ainda estão desaparecidas no litoral paulista, sendo dois em Itanhaém e um em Mongaguá. Os desaparecidos eram todos da capital.

Neste final de semana as praias registraram lotação de visitantes. De acordo com a Polícia Militar Rodoviária, só na Baixada Santista mais de 1 milhão de pessoas eram esperadas por conta do feriado.

Continue Lendo

Sumare

CPFL oferece curso gratuito em Sumaré

Publicado

em

Por

cpfl

Moradores da região de Sumaré interessados em aprender um novo ofício já podem se inscrever no Curso de Formação de Eletricistas de Construção de Rede de Distribuição Elétrica da CPFL Serviços. A Escola de Eletricistas, com 32 vagas no total, é gratuita e terá aulas nos períodos diurno e noturno entre setembro e dezembro. A formação é oferecida pelo SENAI ‘Celso Charuri’, de Sumaré, em parceria com a empresa do grupo CPFL Energia.

Para participar do processo seletivo, os candidatos precisam residir nas cidades de Campinas, Americana, Valinhos, Piracicaba e Jaguariúna. Além disso, é necessário ter no mínimo 18 anos, ensino fundamental completo e possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH) de categoria B válida e definitiva. As inscrições podem ser realizadas até o dia 28 de agosto por meio do envio do currículo atualizado para recrutaserviços@cpfl.com.br e com o título “Escola de Eletricista” no assunto do e-mail.

As etapas do processo seletivo serão eliminatórias e os testes ocorrerão entre 31 de agosto e 16 de setembro. Serão aplicados os seguintes exames: teste psicológico, teste em altura (prática), entrevista e avaliação médica. Os locais dos processos seletivos serão informados após avaliação e aprovação das inscrições. Para participar do curso, o candidato precisa ter sido aprovado em todas as etapas do processo seletivo e apresentar cópia do CPF, RG e certificado de conclusão do Ensino Fundamental.

Obedecendo os critérios da Organização Mundial de Saúde, os decretos estaduais e municipais de quarentena e contenção da Covid-19, as aulas iniciais serão em EaD (on-line). Para isso, o aluno deverá ter acesso a computador e internet, por meio de recursos próprios, para as aulas remotas. Havendo a devida liberação, o curso presencial será realizado na cidade de Sumaré e o aluno terá à disposição hospedagem e alimentação no local.

O curso acontecerá online de 21 de setembro a 16 de outubro, durante a semana, das 8h às 18h (turma diurna com 16 alunos) e das 18h30 às 22h30 (turma noturna com 16 alunos). Se houver necessidade da realização de aulas aos sábados, os alunos serão informados previamente. A participação no curso não garante vaga no quadro de colaboradores do Grupo CPFL.

SERVIÇO – Curso gratuito de Formação de Eletricistas

Inscrições: de 17 a 28 de agosto.

Processo Seletivo: de 31 de agosto a 16 de setembro.

Local das Aulas: Inicialmente em formato EaD (online). Em caso de liberação para aulas presenciais, o curso será ministrado no SENAI “Celso Charuri”: Av. Rebouças, 3965 – Centro, Sumaré – SP

Período previsto das aulas: de 21 de setembro a 16 de outubro (online) e 7 de dezembro de 2020 (prática).

Horário previsto do curso: segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 18h (diurno/16 alunos) e das 18h30 às 22h30 (noturno/16 alunos).

Continue Lendo

Sumare

Grave acidente deixa 8 vítimas em Sumaré

Publicado

em

Por

Na noite deste domingo (31), um grave acidente entre dois veículos de passeio deixou oito pessoas feridas, na Avenida Emílio Bôsco, região do bairro Matão, em Sumaré. As vítimas eram adolescentes do sexo masculino e feminino e algumas foram socorridas em estado grave.

As causas do acidente que ainda serão esclarecidas, a suspeita que o carro modelo Gol, tenha colidido frontalmente com o Fiat Pálio, que vinha em sentido contrário. Em decorrência do impacto, a frente do automóvel Gol ficou completamente destruída.

Diversas equipes do Samu e do Corpo de Bombeiros compareceram ao local. No Fiat Pálio havia quatro ocupantes e socorridas de imediato.

Os Bombeiros tiveram muito trabalho para resgatar os cinco ocupantes do Gol, foi necessário serrar a capota para o desencarceramento das vítimas em meio às ferragens.

De acordo com paramédicos, todas as vítimas, foram socorridas com fraturas, contusões, escoriações e cortes. Foram encaminhadas ao UPA Luiz Dalben e Hospital Estadual de Sumaré

A Polícia Militar também foi acionada e ekksteve no local prestando apoio à ocorrência.

Continue Lendo







Populares