Connect with us

Geral

Simulação nos Centros de Imunização treina esquema para vacinação agendada

imagem 169

O Comitê Municipal de enfrentamento da pandemia do novo coronavírus da Prefeitura de Campinas promoveu na manhã desta quarta-feira, dia 27 de janeiro, uma simulação do esquema de vacinação contra a Covid-19 no Centro de Imunização Caic Sudoeste (Zeferino Vaz) na Vila União. Outra simulação ocorre à tarde no Centro de Vivência do Idoso da Lagoa do Taquaral. A vacinação, agendada para profissionais de saúde de algumas categorias, começa amanhã, dia 28.

 

 

Advertisement

A simulação tem o objetivo de orientar os profissionais que atuarão nos centros sobre seu papel e o que fazer nas diversas etapas desde a chegada de quem vai se vacinar até a sua saída. Cerca de 30 trabalhadores estarão em cada local, atuando desde a triagem, passando pelo cadastramento, organização e a aplicação das doses. “A simulação tem ainda o intuito de identificar situações de emergência que podem ocorrer e para os quais os trabalhadores devem estar preparados”, disse Priscilla Brandão Bacci Pegoraro, enfermeira e articuladora da Saúde no Comitê.

 

 

Advertisement

Além das equipes da Secretaria Municipal de Saúde (do Departamento de Vigilância em Saúde, Departamento de Saúde e Samu), Defesa Civil, Guarda Municipal (GM), Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) e CPFL participam. Os Centros de Imunização funcionarão das 8h às 22h e haverá um posto fixo da GM em cada um deles.

 

 

Advertisement

Fluxo

 

Os profissionais de saúde que serão vacinados passarão por uma triagem na porta dos Centros. Haverá medição de temperatura e questionário para verificar se a pessoa não tem sintomas de Covid. Quem estiver sem sintoma, agendado e dentro dos requisitos vai para a sala de espera e dali segue para a sala de cadastramento e posto de vacinação. Pessoas com suspeita de Covid serão encaminhadas para uma unidade de Saúde após avaliação do enfermeiro do Centro de Imunização.

Advertisement

 

 

Os Centros terão sala de emergência e espaços demarcados para saída de ambulâncias, caso seja necessário. Profissionais da Imprensa, como repórteres, cinegrafistas e fotógrafos, também terão um local próprio para ficar e uma entrada exclusiva.

Advertisement

 

 

As demais atividades que envolvem a vacinação também foram verificadas, incluindo coordenação, almoxarifado, sala de vacinas, informática, vigilância privada e transporte público.

Advertisement

 

Vacina só com agendamento

 

Advertisement

Houve também treinamento para resolução de conflitos e orientações sobre quais situações levarão à negativa da vacina, casos como o de pessoas sem agendamento ou que não são o foco desta fase da primeira etapa de vacinação. Nesta fase, as categorias profissionais contempladas são: médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares de enfermagem, cirurgiões dentistas, técnicos de análises clínicas e motoristas de ambulância.

 

 

Advertisement

No dia marcado, é preciso levar documento de identificação com foto e/ou carteira de registro profissional e comprovante de vínculo com estabelecimento de saúde de Campinas, como holerite, carteira de trabalho assinada ou declaração do empregador. Quem trabalhar em outra cidade como profissional de saúde e morar em Campinas, além do comprovante de vínculo empregatício na área, deverá levar comprovante de residência. Somente profissionais da ativa podem se vacinar. 

 

 

Advertisement

Vacina Campinas

 

 

Advertisement

Para se vacinar, os profissionais de saúde deverão fazer um agendamento, que foi liberado ontem, dia 26 de janeiro, pelo site www.vacina.campinas.sp.gov.br. Só será possível agendar enquanto houver doses disponíveis.

 

 

Advertisement

Centros de Imunização

 

Nesta fase inicial da vacinação para os profissionais de saúde são dois Centros de Imunização:

Advertisement

 

– Centro de Vivência do Idoso – Lagoa do Taquaral – Portão 5 (região leste);

 

Advertisement

– Caic Sudoeste (Zeferino Vaz) – Rua José augusto de Mattos, s/nº, Vila União (Região Sudoeste).

 

 

Advertisement

A primeira etapa da vacinação será dividida da seguinte maneira:

 

1º – profissionais de saúde, indígenas e quilombolas – cerca de 63 mil pessoas em campinas;

Advertisement

 

2º – pessoas com 75 anos ou mais – 40.383 pessoas;

 

Advertisement

3º – 70 a 74 anos – 26.309 pessoas;

 

4º – 65 a 69 anos – 33.507 pessoas;

Advertisement

 

5° – 60 a 64 anos – 46.169 pessoas.

 

Advertisement

 

Ainda não há previsão de quando começará a vacinação dos demais públicos da primeira etapa. A definição vai depender da quantidade de vacinas que a cidade receberá.

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare